Recommended Posts

Publicado

Boas!

Comprei um aquário, fiz ciclagem: PH7.2 e amónia 0, nitritos e nitratos também nulos.

Comprei peixes no sábado passado: 3 guppys (1 macho e 2 femeas), 3 danios zebra 2 limpa fundos e 2 limpa vidros.

O guppy macho parecia estar bem até ontem reparar que tinha uma mancha vermelha na barriga. Não liguei porque estava ativo e comia muito bem.

Hoje de manhã quando olhei para ele reparei que as escamas estavam esbranquiçadas, como se estivessem queimadas e que ele estava ou sempre muito próximo do topo ou escondido no tronco do aquário, mas continuava a comer bem.

A parte branca das escamas alastrou muito rapidamente até chegar às barbatanas e ele comecou a paralisar.

Dentro de uma hora morreu.

Tentei encontrar em vários sites o que seria mas não encontrei nada com estas características.

Será que o peixe já veio infetado? Será que foi do stress?

Relativamente aos outros peixes, até ver estão todos bem. Algum tipo de cuidado que deva ter agora com o aqua?

Obrigada!

PS: Deixo aqui 2 fotos do meu guppy já doente :(

http://imageshack.us/photo/my-images/577/img0088da.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/266/img0090qb.jpg/

Publicado:

Olá Nuno, obrigada pela resposta.

Tenho uma Vallisneria no aqua que por sinal cresceu bastante mas estava a pensar comprar mais uma.

Publicado:

Tens plantas se não tens mete de preferência egerias ou lemma o peixe já devia vir doente mas o choque ada mudança acelelerou

Qual ou quais as razões para ela meter plantas no aquario?

Publicado: (editado)

As plantas vao limpar o aquario mais rapidamente pq ela meteu muitos peixes de uma so vez para alem disso deve fazer tpa de 20% varias vezes por semana eu gosto de fazer pequenas tpas. mas por experiencia o aqua com plantas é mais saudavel

Editado por Nuno Pereirinha
Publicado:

Filipa, para te ajudarem melhor, convem meteres o setup do aquario completo.

Deves fazer as TPA´s como o Nuno referiu, mal não vai fazer, cuidado apenas com as temperaturas.

És capaz de ter introduzido muitos peixes de uma só vez e isso pode comprometer o ciclo. Tambem depende da litragem do aqua.

Não vás a correr comprar plantas. Estuda e vê as plantas que se adequam ao teu aquario e que gostas. Não te vão limpar o aquario, muito menos rapidamente.

As plantas de cresimento rapido até que ajudam um pouco, mas as TPA´s ajudam muito mais.

Publicado:

Depende muito do tamanho do aquário se tens substrato fértil iluminação, as plantas que eu usei são de crescimento rápido pq são as que mais rápido actuam vê este site http://www.tropica.com/en/home.aspx e se puderes saca este livro http://www.amazon.com/gp/product/0967377366/ref=olp_product_details?ie=UTF8&me=&seller

Publicado:

Obrigada a todos pelas dicas!

O meu aquário tem 50 litros e tenho feito TPA de semana a semana.

Acabou de morrer outro com o mesmo problema. Já tenho o aqua contaminado.

Mais uma vez obrigada por todas as dicas e ajuda

PS: Comprei os meus peixes na Happy Pets Forum Almada. Já tiveram experiência com esta loja?

Publicado: (editado)

Se tiveres amoxiciclina 500 ou amoxiciclina + AC clavulamico mete um comprimido ou umas gotas de azul de metileno. E vai fazendo pequenas tpas mas frequentes se tiveres uma brita passa a agua das tpas por la antes de meteres no aqua. Vê se as barbatanas dos peixes estão abertas ou fechadas e qual o pH. Podes ter uma situação de contaminacao bacteriana, um qualquer contaminante na agua, ou um pico de amónia

tenta estabilizar isso mete a tempo nos 27 C ou mais mas verifica que todos os teu peixes suportam.

diz como correu e não compressão mais peixes por uns tempos

Editado por Nuno Pereirinha
Publicado:

Amoxicilina não tenho porque sou alérgica à peninsilina e derivados.

Vou então fazer tpa mais frequentes com a Brita (isso já tenho).

O azul de metileno compra-se em farmácias normais certo?

Publicado:

Sim mas tens de ver a dose eu no meu já meti ciprofloxacina e não mata nem peixes nem camarões mas também aqui no fórum falam muito bem do essa e do bactkopur mas nunca usei.

Publicado:

Pela foto nao se vê muito bem, mas além de ser melhor colocares algum "remédio" ... Podes tirar com pinça as "escamas". Quando tive isso c os guppys além de colocar na agua um produto para tirar o vírus, tirei todas pegando no peixinho e tirando com pinça. Ainda lá andam... :) já passou 1 ano..

Publicado:

Boas.

Em relação ao peixe que morreu, muito provavelmente já devia vir doente.

Antes de ouvires os bitaites do pessoal e as berlaitadas do setup e tal... ESQUECE ISSO TUDO e pensa por ti própria.

Primeiro, o setup do aquário não interessa para absolutamente nada no teu caso específico. Certamente que as plantas não mataram o guppy nem são elas que vão salvar outrs. certamente que não foi excesso de luz nem falta dela.

O típico comentário do "mete o setup!!!" é absolutamente despropositado neste caso.

No que se refere à minha opinião:

Uma vez que outros peixes têm o mesmo problema, aposto muito provavelmente numa causa infecciosa.

Como tal... tens várias acções que podes fazer.

Aumentas progressivamente a temperatura do aquário até 27-28ªC.

O azul de metileno costuma efectivamente resultar em algumas doenças, noutras não, mas não faz mal aos peixes.

As trocas de água não te vão ajudar em absolutamente nada, muito pelo contrário. Vão stressar o peixe e aumentar a susceptibilidade do mesmo.

O uso de antibioticos seria efectivamente aconselhável, mas de preferência na forma líquida. Uma ciprofloxacina, ou um ácido claviculado + amoxicilina podem ser eficazes na medida em que são de largo espectro. Mas se utilizares isso, prepara-te para reciclares todo o aquário, uma vez que as tuas bactérias do filtro também vão morrer, ou ser enormemente dizimadas. Nessa situação, MUITA TPA para impedir acumulação de amónia e nitritos.

Vê se a restante fauna aguenta uma elevação dos níveis de salinidade. Muitas vezes, um aumento da salinidade é suficiente para eliminar certas doenças.

poderás estar também na presença de um fungo, o que não creio, pois normalmente tem uma progressão bem mais lenta.

P.S. essa de agarrar um guppy e tirar-te as escamas com uma pinça é de rir. LOOOL. Mas atenção... o mérito para quem o faz.

Na possibilidade dessa possível bactéria ou fungo ou seja o que for te infectar os outros peixes e os matar, podes começar a pensar em esvaziar e ferver todo o aquário. Mas esta situação catastrófica é pouco provável, não te preocupes.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado:

Este lucky strike deve ter algo contra mim... conseguiste mencionar 3 vezes que o pedido do setup é treta.

Cada um ajuda como pode e no que pode, tu por acaso sabes a razão porque foi pedido o setup? Se calhar sabes... deves ser vidente.

Ficavas pela tua opinião que tinha ficado bem.

Se vens para ajudar quem precisa, força! O forum agradece! Agora se vens numa de sabichão e arranjar confusões, esquece, tens forums melhores para isso.

Desde já peço desculpa a todos pelo off-topic.

Publicado:

Este lucky strike deve ter algo contra mim... conseguiste mencionar 3 vezes que o pedido do setup é treta.

Cada um ajuda como pode e no que pode, tu por acaso sabes a razão porque foi pedido o setup? Se calhar sabes... deves ser vidente.

Ficavas pela tua opinião que tinha ficado bem.

Se vens para ajudar quem precisa, força! O forum agradece! Agora se vens numa de sabichão e arranjar confusões, esquece, tens forums melhores para isso.

Desde já peço desculpa a todos pelo off-topic.

Em primeiro lugar não te quis ofender. Se te ofendi peço desculpa antes de dizer o que quer que seja.

Mas agora diz-me honestamente, em que medida achas que o setup pode por ou não um guppy doente? Achas que a iluminação, CO2, filtragem, litragem do aquário, dimensões e flora podia condicionar a doença do guppy?

Quanto muito, seria a fauna o mais importante e isso já tinha sido referido no tópico de abertura.

Eu até entendo que o setup é INDISPENSÁVEL quando se trate de problemas de algas ou certos problemas comportamentais dos peixes.... agora numa doença daquele tipo, não ajuda em nada.

Imagina Testun... tens os teus peixes todos a morrer (suponhamos!!!) e chegas aqui todo preocupado:

Queres antes de mais que te ajudem com acções concretas e objectivas, ou que te respondam ás perguntas com mais perguntas?

Agora não penses que é algo contra ti.

Em todos os tópicos há um user a pedir o setup. ás vezes justifica-se, outras vezes não.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado:

Tu não achas necessario, ok!

Eu e mais utilizadores podemos achar necessario retirar alguma informação de um setup. Algum problema?

Desnecessario é este tipo de posts. Se quiseres continuar a debater este assunto comigo, fa-lo por MP sff.

Uma vez mais, desculpem-me pelo off-topic.

Publicado:

Sem qualquer tipo de ofensa também pergunto onde esta a piada no que eu disse?

Além de me ter sido aconselhado para o tipo de bactéria que os meus tinham, resultou perfeitamente. Usei a pinça, retirei o que estava a mais e sarou na perfeição.

Ainda hoje tenho guppys desses e foi há mais de um ano.

Lembra-te que em tudo estamos sempre a aprender e na vida aquática, o que para ti e uma solução, para outros nao. E vice versa.

Publicado:

Isto e complicado eu gosto de plantas pq o que a Diane walstad diz me faz todo o sentido. Mas já usei antibioticos,os guppys são paus de dois bicos por um lado são resistentes mas tem o defeito deterem uma seleção contra natural que os torna susceptíveis a muitas doenças. A verdade é que os peixes não foram feitos para viver em aquários.