Recommended Posts

Publicado

Eu tenho um grave problema no meu aquario de 260L que é o seguinte: o Ph do meu aqurio deche dos 7.0 ao 5.5 em dois dias e esta sempre assim. O que posso fazer para manter o Ph no meu aquario?

O meu aquario tem uma pedra xisto e um tronco e plantas apenas isso. do tronco acho que não é porque dantes estava sempre bome agora é isto porquQuem me pode ajudar nisto?

Obrigado a todos

Publicado:

naysel

Eu dou comida congelada e eles comem tudo. n tenho o aquario com mtos peixes, não esta subnotado. a peixes k me morrem la mas se n os veijo os outros comem-no todo

e tenho areão normal.

Publicado:

Luis Piu

Materia filtrantes tenho ceramica, uma cena propria para tirar a amornia, nitritos e nitratos, esponja de carvão, tenho uma materia filtrate melhor do que o carvão n sei o nome e lã de vidro.

Publicado:
Luis Piu

Materia filtrantes tenho  uma cena propria para tirar a amornia, nitritos e nitratos,  tenho uma materia filtrate melhor do que o carvão n sei o nome e .

ve la se nao e uma dessas materias que te faz descer o ph.

por vezes sao boas para umas coisas e mas para outras .

exprimenta tirar uma de cada vez se o Ph continuar a descer podes sempre colocar uma conchinha nao muito grande no filtro vais ver que o Ph sobe.

Publicado:

Luis Piu

Ja fiz isso tudo e n é do filtro nem das materias filtrantes.estou desconfiado k seija de uma pedra de xisto k me deram pode ser de agua salgada e eu n sei e k esteija a mudar o Ph o que axas disso?

O que axas k seija?

Publicado:

Já tentás-te usar um buffer para manteres o ph a 7 (ou outros valores que queiras), talvez ajude a manter o ph (plantas em decomposição não tens ? e turfa no substrato também não, se tiveres pode ser uma destas coisas, em relação á pedra acho díficil, mas experimenta tirá-la do aquario e coloca umas gotas de vinagra em cima da pedra, se reagir (fizer espuma) a pedra não serve, de resto não te sei dizer.

Abraço.

Publicado:

Ricardo Leão

Por acaso tenho plantas k estão estragadas mas axo k n é disso porque antes n tinha assim, mas o Ph dexia-me na mesma. Mas vou ver da pedra.

Obrigado pelos conselhos

Publicado:

boas

bem n me parece que seja do xisto e ainda para mais se fosse de agua salgada so te ajudava a subir o ph. a agua da torneita que eu ponho tb tem um ph de 7.4 e no dia seguinte vai para os 6.0 isso acontece pk eu tenho a duresa da agua mt baixa, o que me parece que teras que fazer e uma muda de agua para subir um pouco o ph e acrescentar um buffer que te suba um pouco a dureza para conseguires manter o ph perto dos 7.

abraços

abraços

Publicado:

Olá.

bem n me parece que seja do xisto e ainda para mais se fosse de agua salgada so te ajudava a subir o ph. a agua da torneita que eu ponho também (palavra corrigida) tem um ph de 7.4 e no dia seguinte vai para os 6.0 isso acontece pk eu tenho a duresa da agua muito (palavra corrigida) baixa, o que me parece que teras que fazer e uma muda de agua para subir um pouco o ph e acrescentar um buffer que te suba um pouco a dureza para conseguires manter o ph perto dos 7.

Aleluia que alguém notou que se fosse calcário subiria o pH... ;)

Concordo plenamente contigo five pra one, mas eu queria perguntar ao Pedro fixe, que tipo de fauna é que ele mantem no aquário dele. É que se ele tiver um tipo adequado, nem vale a pena tentar alterar o pH. Mantem-no assim (igual ao meu) e tem um pH muito bom para peixes Sul Americanos. Além do mais, que quanto mais baixo for o pH, mais baixa será também a concentração de NH3 (está na forma protonada, NH4+) que é muito tóxica.

Se a água é da torneira, e tem um poder tampão, relativamente fraco, talvez seja um bocado preocupante. Espero que seja algo que tenhas no aquário. Não tens turfa? Nem adicionaste qualquer tipo de fertilizante sólido ao teu aquário?

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
peixes k me morrem la mas se n os veijo os outros comem-no todo  

E o areão? Costumas aspirá-lo? quase que apostava que o problema está numa carga de nitritos muito acima do desejável...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Paulo Duarte

Raramente aspiro o aquario.

Mas n tenho amornia nem nitratos nem nitritos.

Agora como explicas isso?

Publicado:
Raramente aspiro o aquario.  

Mas n tenho amornia nem nitratos nem nitritos.  

Agora como explicas isso?

:lol: Até parece que é um desafio. Ganhamos uma bicicleta se acertarmos? :D

Sinceramente, era mais fácil ajudarmos se colocasses o setup completo do aquário, senão são tiros no escuro atrás de tiros no escuro para tu refutares. Não me parece a melhor forma de chegarmos à raiz do problema.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Vlad

O setup do aquario esta todo no topico de ajuda que eu fiz. Mais abaixo nas respostas estão as minhas materias filtrantes, e esta la tudo. Por acaso ja leste tudo?

Publicado:

Sim, já li tudo e não vejo o setup. Vejo bocados espalhados de informação. Menos confrontação e mais humildade ficavam-te bem.

Boa sorte para o teu aquário.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Olá,

O que o vlad quer dizer em relação ao setup è juntares toda a informação(tipo litragem;filtragem;matérias filtrantes;iluminação;aquecimento;fauna e flora e mais toda e qualquer informação que aches relevante) e já agora e isto sou eu que digo tentares ser o mais preciso possivel já que

.....uma cena propria para tirar a amornia, nitritos e nitratos....
e
.....  tenho uma materia filtrate melhor do que o carvão n sei o nome......

não ajuda grande coisa para te puderem ajudar.

Espero que não leves a mal o que te estou a dizer pois é apenas uma sugestão construtiva para que seja mais fácil para todos e para que o forum seja usado para o que foi criado que é troca de ideias e experiências de modo a todos sairem beneficiados e não para se estar a "desconversar".

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

Vlad

Mas o setup k eu tenho xega perfeitamente para o k me esta a deçer o Ph não axas?

E obrigado pelo conselho

Publicado:

TAZ

É assim como queres que eu saiba os nomes se eu não sei? axo que a materia k eudisse nem sei o nome é uma resina ou que é.

O que interesa as lampadas com o Ph?

Eu axo que o que puz no post é o suficiente para saber daonde vem o problema do Ph.

Publicado:

que tal uma pesquisa para ficares a saber o nome das especies presentes?! pode ajudar

tenta sifonar o areão, limpar os detritos todos, limpar as plantas em decomposição, umalimpeza do filtro, e depois vê o resultado.

o ph variar com a pedra de xisto? duvido imenso

agora pode ser picos de nitritos, mas se dizes que não, mas mesmo assim faz o que te aconselhei

tenta informar-te na loja onde compras-te as matérias filtrantes, se elas alteram o ph, e mais tarde posta o setup todo para o pessoal poder ajudar

PS: já agora tens fertilização com Co2?

Publicado:

Olá.

É assim como queres que eu saiba os nomes se eu não sei? acho (palavra corrigida) que a materia k eudisse nem sei o nome é uma resina ou que é.

O que interesa as lampadas com o Ph?  

Eu acho (palavra corrigida) que o que puz no post é o suficiente para saber daonde vem o problema do Ph.

Primeiro de tudo, queria dizer que não acho a tua atitude a mais correcta, mas pronto. Acho que estás a ser um bocado agressivo... pelo menos é o que eu acho.

Se por ventura algum dos users daqui do fórum te pede para colocares todos e quaisquer parâmetros do teu aquário, por alguma razão há-de ser. Se reparares, nos primeiros posts, cada user basicamente perguntava-te uma coisa diferente. Se pusesses tudo o que te lembras sobre o teu aquário, talvez se fizesse um click na cabeça de um de nós e te soubesse responder o porquê do pH baixar assim.

Ao invês, temos que andar todos a perguntar "aos bochechos" se usas isto ou aquilo, ou como é que fazes isto e aquilo...

Já mediste os fosfatos no teu aquário? Se por ventura tiveres, não sei como, introduzido ácido fosfórico/fosfato no teu aquário, ele vai tamponizar o pH a valores ácidos. E não vai interferir (pelo menos a um nível perceptível pelos nossos testes) na amónia/nitritos/nitratos. Mas se tivesses um nível de fosfatos ligeiramente alto, deverias ter algas no aquário.

PS: já agora tens fertilização com Co2?

O CO2, não baixa o pH a menos que 6.35. É o valor do pKa1 do ácido carbónico. Se quiseres podes experimentar bombear CO2 dentro dum copo de água destilada, para a concentração de CO2 ser o maior possível. Espera umas 3-4 horas, ou o tempo que quiseres (por acaso bastam uns quantos minutos). Depois mede o pH. Vai andar por volta de 6.4-6.5.

De resto não me ocorre mais nada. Já estou como o resto da malta. Sem mais informações, é andarmos a "falar pó ar", até que um de nós acerte...

Até parece que é um desafio. Ganhamos uma bicicleta se acertarmos?

Com condições assim, concordo plenamente contigo Vlad...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Bom Dia,

Se queres ser ajudado, tens que ajudar e não responder com tanta agressividade já que todas as perguntas e sugestões que te fizeram foi para permitir ajudar-te a resolver o teu problema.

Se não sabes o nome de uma ou outra coisa tentas pesquisar para tentar descobrir, se não descobrires respondes só que realmente não sabes e não atacas as pessoas que te estão a tentar ajudar.

É assim como queres que eu saiba os nomes se eu não sei? acho (palavra corrigida) que a materia k eudisse nem sei o nome é uma resina ou que é.  

Eu acho (palavra corrigida) que o que puz no post é o suficiente para saber daonde vem o problema do Ph

Se a informação que colocas-te no post fosse suficiente de certeza que alguém já teria dado com o problema já que (aqui eu não me incluo já que ando apenas á umas semanas aqui no forum apesar de ter aquarios á varios anos)são todos muito experientes.

Só um conselho humildade nunca fez mal a ninguem.

Espero que consigas resolver o teu problema

Boa sorte

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

Resumindo:

Os peixes morrem no aquário e não são retirados (são comidos...), as plantas têm folhas a apodrecer, o areão não é aspirado.

Que idade terá esse teste de nitritos?

Eu dou comida congelada e eles comem tudo. n tenho o aquario com mtos peixes

a comida congelada é lavada antes de ser introduzida no aquário? (a água que vem com a artémia costuma estar bastante suja e é uma fonte de fosfatos bastate jeitosa...).

O que é consideras ser poucos peixes? Já sabemos que o aquário tem 260 litros. Mas o nº de seres que lá estão não sabemos. Também não sabemos qual o filtro que tens a funcionar ( se chega ou não para a carga biológica que tens).

Como vês, falta muita informação para poder identificar a causa dessa descida abrupta do ph.

No entanto, continuo a apostar num desequilibrio biológico nesse aquário pois a descida do ph é enorme

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

ivanpantz

Obg pela tuas susgestões. olha o meu aquario tem muitas algas o que quer dizer isso dos forfatos?

Publicado:

Agora pergunto a todos vóz k me ajudaram e estão-me ajudar. pk que o meu Ph deçe assim tanto?

do filtro e materias filtrantes n é porque dantes estava tudo bem só passado algum tempo e k começou a deçer o Ph pk?

Ha e n tenho Co2 no meu aquario

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!