Limeiras Publicado Março 16, 2013 Publicado Março 16, 2013 Boa tarde, Alguém aqui do fórum já ouviu falar de camarões selvagens encontrados nos rios Tejo eZêzere? De que espécie se trata? São autóctones? Ou foram introduzidos? O que se passa é que há alguns anos atras, eu tentei criar um aquário de biótopoe queria fazê-lo de tal forma que fosse uma réplica do ambiente natural do rioZêzere. Ora isso levou-me a ter que fazer muita pesquisa no terreno, sobre tudono Zêzere, Nabão e Tejo. Nestes rios, encontrei muitos peixes interessantes para aquariofilia, mas tambémmuitas espécies de plantas e crustáceos. Alguns eu consegui identificar, atravésde livros e na internet, mas outros nunca consegui saber qualquer informação,entre eles, uma espécie de camarões que encontrei em grande numero e os quaisse deram muito bem no aquário. É sobre estes que mais me tenho concentrado, porque não encontro, em lado nenhum,informações sobre esta espécie. Devo também acrescentar que, infelizmente, tive que abandonar o projeto e todos osanimais foram devolvidos ao meio ambiente. Mas a duvida mantem-se. Será que alguém me pode ajudar? Agradeço a vossa disponibilidade. Limeiras Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Stevens Publicado: Março 16, 2013 Publicado: Março 16, 2013 Boa tarde, penso que os camarões que referes sejam os camarões ibéricos, chamam-se Atyaephyra desmaresti. Aqui na zona do Tejo, Zezere e Nabão, costuma apanhar-se no verão. Pela pesquisa que fiz, dizem que esta espécie está presente no norte de africa e no sul da Europa, concluindo que se trata de uma espécie não introduzida, fazendo desta uma espécie autoctona. Na natureza iniciam a reprodução em Maio e penso que passam por estado larvar, sendo por isso talvez um pouco dificil de reproduzir em aquário. Espero ter ajudado Cumprimentos Emanuel Esteves Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Limeiras Publicado: Março 16, 2013 Autor Publicado: Março 16, 2013 Caro Emanuel Esteves, Muito obrigado pela rápida resposta. Parece tratar-se desta espécie. Não sei porque nunca apareceram nas pesquisas que fizna net. Mas agora sim, já aparece mais informação. Mas não deixa de ser curioso que os livros da especialidade não façam referencia a esta espécie, mesmo sendo autóctones. O meu muito obrigado, Limeiras Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Stevens Publicado: Março 17, 2013 Publicado: Março 17, 2013 Boa noite, penso que para os livros talvez por ser uma espécie autoctone tenha pouco interesse. O nome correto na pesquisa já ajuda bastante Cumprimentos Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Limeiras Publicado: Março 17, 2013 Autor Publicado: Março 17, 2013 Bom dia, Eu referia-me aos livros sobre a fauna e flora dos rios, lagos, etc. Em nenhum dos que tenho falam da existência de camarões, apesar de fazerem referência aos crustáceos de água-doce. Daí achar estranho. Sei que esta para ser editado, se é que já foi, um livro, português, de autores portugueses, sobre a fauna e flora dos nossos cursos de agua. Vou tentar estar atento a esse assunto, pois gostaria de adquiri um exemplar Um abraço, Limeias Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Stevens Publicado: Março 17, 2013 Publicado: Março 17, 2013 Boa tarde, POis mas alguns dos curstaceos que temos nas nossas linhas de água foram introduzidas, por exemplo temos um tipo de ameijoa que foi cá introduzido, Mas isto é como a grande parte dos peixes que temos, não são autoctones. Agora temos duas grandes ameaças para o econssistema (lucio-perca e siluro), este ultimo come tudo o que lhe couber na boca, isso vai fazer com que algumas espécies que temos acabe por desaparecer. Cumprimentos Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Stevens Publicado: Março 17, 2013 Publicado: Março 17, 2013 Por exemplo a Corbicula fluminea, é uma espécia considerada invasora e existe em grandes quantidades no Rio Tejo. Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
liliana7. Publicado: Março 20, 2013 Publicado: Março 20, 2013 Bom dia, Peço desculpa pela minha ignorância e de me estar a "meter na conversa", mas essas espécies de camarões e de ameijoas que apanham nos rios colocam-nos na água quente ou têm aquários de água fria? Porque ja li algures aqui alguma coisa que me deu a entender que metiam os camarões de rio junto de outras espécies que ja tinham em casa... __________________________________________________________________________________________________________________________ Cumprimentos, Liliana
Limeiras Publicado: Março 20, 2013 Autor Publicado: Março 20, 2013 Boas, Eu tive os meus camarões de rio em aquarios de agua-fria e de agua-quente e em ambos deram-se muito bem. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Stevens Publicado: Março 21, 2013 Publicado: Março 21, 2013 Bom dia, as espécies que apanhamos nos nossos rios, são de agua fria, no entanto suportam temperaturas "quentes". Cumprimentos Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Recommended Posts