Recommended Posts

Publicado

Boas tenho um aqua de (52cm C x26cm L x 28cm A) e quero fazer um plantado, mas estou a precisar de ideias para o layout..

Eu já tinha uma montagem feita mas os peixes morreram e o que ficou foi só 1 anúbia bateri var nana, musgo de java e uma pequena bola de musgo. O aqua tinha 6 neons tetra.
A água tem os seguintes parâmetros:
ph: 6,4 (tenho duas conchas para manter o ph, senão seria por volta dos 6,0)
Gh: 3
no3: 0
no2: 0
temperatura: 26ºC
co2/L: 38 (excesso)
há dois meses meti dois troncos tratados (carvalho) e o Gh disparou para 6 mas o ph não se mexeu.. o que me deu o co2/L: 76 (excesso).
Tenho algumas dúvidas:
1- Eu pensei em fazer um tapete.. o que acham? Glossos ou Eleocharis Parvula?
2- Pensei em pôr uma planta alta, a elódea ou Vallisnéria Nana ou Pogostemon Erectus?
3- Mesmo com o excesso de Co2 devo injectar mais? Se o fizer será co2 caseiro
4- Como ainda sou iniciante, podiam dar-me algumas ideias para o layout?
5- O substrato fértil que vou usar é terra preta + humus e a camada inerte pensei em areia de filtro de piscina, o que acham?
Bruno :)
Publicado:

Primeiro, que iluminação tens no aquário, da iluminação que tens depende as plantas que podes ter. CO2, luz e nutrientes têm que estar equilibrados na proporção certa, se não estiverem tens problemas, ou as planta não te crescem ou te crescem algas.

Tenta perceber porque morreram os peixes, tinhas o ciclo feito?

CO2 caseiro tem o problema de que é difícil regular a quantidade.

Areia não é um bom substracto para um plantado, podes ter plantas em areia, mas são plantas tipo egeria, anubias, microsorum, ceratophylum, valisnérias, e essas não precisam nem de substracto fértil nem de Co2...

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:
A iluminação é uma lãmpada económica de 30W.

Eu comecei a usar Sera Florena 1 vez por semana mas apareceram as "algas marron" e deixei de usar, as algas acalmaram mas nunca desapareceram na totalidade. Mesmo com algas a anúbia conseguiu crescer e deu 4 folhas novas sem nenhuma folha morrer, é uma planta bastante resistente :)

Os peixes alguns morreram com a doença do neon e outros saltavam fora do aqua :s O ciclo estava feito porque o aqua já tem quase 2 anos.

O que achas que devo usar como substracto?

Desde já obrigado :)
Publicado:

Mas os neons estiveram lá durante esses dois anos?

Acho que primeiro deves pensar o que queres, com essa luz não vale a pena pensares em plantas muito exigentes, ou seja, plantas de tapete e assim acho difícil. Mas tens quase cerca de 0,8 watt por litro, o que não é mau e dá-te para bastantes plantas.

Substacto depende... eu no teu lugar usava areão de rio médio, se fosse colocar muitas plantas talvez usasse substracto fértil por baixo. Acho que o mais importante é decidires primeiro que plantas queres, lembra-te que não é um aquário muito grande, isso limita-te quanto às plantas que podes escolher em termos do tamanho que elas atingem, a quantidade/qualidade de luz que tens também te limita. Pesquisa primeiro plantas que te interessam e as necessidades delas. Só em função disso faz sentido pensares em coisas como CO2 e fertilizantes.

Este site é uma óptima referência: http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:
Sim estiveram lá esse tempo todo :)

Eu já pensei em por uma lâmpada de 40W mas para a anubia não será demais?

Eu vou remontar o aquario, por isso vou alterar o filtro e secalhar por a lampada de 40W. Tenho de comprar um aquecedor mais pequeno porque o que tenho é muito comprido e é verde, não gosto muito.

Eu adorava ter uma planta para formar tapete, será que a Eleocharis Parvula aguenta?

Eu estive a ver as plantas de cuidado fácil e gostei de algumas:

-Echinodorus quadricostatus

-Hottonia palustris

-Eleocharis Parvula

-Egeria Densa

Achas que estas se iam adaptar bem no aqua?

Eu gostei da ideia do areão de rio, o substrato fértil pensei em humus + terra preta.
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!