bruno92 Publicado Março 16, 2013 Publicado Março 16, 2013 Boas tenho um aqua de (52cm C x26cm L x 28cm A) e quero fazer um plantado, mas estou a precisar de ideias para o layout.. Eu já tinha uma montagem feita mas os peixes morreram e o que ficou foi só 1 anúbia bateri var nana, musgo de java e uma pequena bola de musgo. O aqua tinha 6 neons tetra. A água tem os seguintes parâmetros: ph: 6,4 (tenho duas conchas para manter o ph, senão seria por volta dos 6,0) Gh: 3 no3: 0 no2: 0 temperatura: 26ºC co2/L: 38 (excesso) há dois meses meti dois troncos tratados (carvalho) e o Gh disparou para 6 mas o ph não se mexeu.. o que me deu o co2/L: 76 (excesso). Tenho algumas dúvidas: 1- Eu pensei em fazer um tapete.. o que acham? Glossos ou Eleocharis Parvula? 2- Pensei em pôr uma planta alta, a elódea ou Vallisnéria Nana ou Pogostemon Erectus? 3- Mesmo com o excesso de Co2 devo injectar mais? Se o fizer será co2 caseiro 4- Como ainda sou iniciante, podiam dar-me algumas ideias para o layout? 5- O substrato fértil que vou usar é terra preta + humus e a camada inerte pensei em areia de filtro de piscina, o que acham? Bruno Citar
David de Jesus Publicado: Março 17, 2013 Publicado: Março 17, 2013 Primeiro, que iluminação tens no aquário, da iluminação que tens depende as plantas que podes ter. CO2, luz e nutrientes têm que estar equilibrados na proporção certa, se não estiverem tens problemas, ou as planta não te crescem ou te crescem algas. Tenta perceber porque morreram os peixes, tinhas o ciclo feito? CO2 caseiro tem o problema de que é difícil regular a quantidade. Areia não é um bom substracto para um plantado, podes ter plantas em areia, mas são plantas tipo egeria, anubias, microsorum, ceratophylum, valisnérias, e essas não precisam nem de substracto fértil nem de Co2... Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
bruno92 Publicado: Março 17, 2013 Autor Publicado: Março 17, 2013 A iluminação é uma lãmpada económica de 30W. Eu comecei a usar Sera Florena 1 vez por semana mas apareceram as "algas marron" e deixei de usar, as algas acalmaram mas nunca desapareceram na totalidade. Mesmo com algas a anúbia conseguiu crescer e deu 4 folhas novas sem nenhuma folha morrer, é uma planta bastante resistente Os peixes alguns morreram com a doença do neon e outros saltavam fora do aqua :s O ciclo estava feito porque o aqua já tem quase 2 anos. O que achas que devo usar como substracto? Desde já obrigado Citar
David de Jesus Publicado: Março 17, 2013 Publicado: Março 17, 2013 Mas os neons estiveram lá durante esses dois anos? Acho que primeiro deves pensar o que queres, com essa luz não vale a pena pensares em plantas muito exigentes, ou seja, plantas de tapete e assim acho difícil. Mas tens quase cerca de 0,8 watt por litro, o que não é mau e dá-te para bastantes plantas. Substacto depende... eu no teu lugar usava areão de rio médio, se fosse colocar muitas plantas talvez usasse substracto fértil por baixo. Acho que o mais importante é decidires primeiro que plantas queres, lembra-te que não é um aquário muito grande, isso limita-te quanto às plantas que podes escolher em termos do tamanho que elas atingem, a quantidade/qualidade de luz que tens também te limita. Pesquisa primeiro plantas que te interessam e as necessidades delas. Só em função disso faz sentido pensares em coisas como CO2 e fertilizantes. Este site é uma óptima referência: http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
bruno92 Publicado: Março 18, 2013 Autor Publicado: Março 18, 2013 Sim estiveram lá esse tempo todo Eu já pensei em por uma lâmpada de 40W mas para a anubia não será demais? Eu vou remontar o aquario, por isso vou alterar o filtro e secalhar por a lampada de 40W. Tenho de comprar um aquecedor mais pequeno porque o que tenho é muito comprido e é verde, não gosto muito. Eu adorava ter uma planta para formar tapete, será que a Eleocharis Parvula aguenta? Eu estive a ver as plantas de cuidado fácil e gostei de algumas: -Echinodorus quadricostatus -Hottonia palustris -Eleocharis Parvula -Egeria Densa Achas que estas se iam adaptar bem no aqua? Eu gostei da ideia do areão de rio, o substrato fértil pensei em humus + terra preta. Citar
Recommended Posts