tonifer Publicado Março 15, 2013 Publicado Março 15, 2013 Boa noite. Tenho lido alguns tópicos sobre a quantidade de Co2 recomendável para determinadas plantas, sendo certo que uns falam em bolhas por segundo, outros em mg/l, como é o caso da Tropica (CO2: 6-14 mg par litre) Agradeço alguma dica. O meu aqua tem 120 litros, da aquatlantis. Tem muita variedade de plantas fáceis e muitos peixinhos (guppys, mollys, espadas, platys, um botia, vários Red). Temperatura média de 26º. Obrigado
Cisco Publicado: Março 17, 2013 Publicado: Março 17, 2013 Sendo eu um novato nestas andanças independentemente da quantidade de gotas e mg tem de se ter sempre atenção á fauna ou seja se esta andar á supreficie existe demasiado Co2 isto se se tiver fauna se não se tiver fauna existem muitos outros modos de se ver como tabelas e equipamentos para...
gmmartins Publicado: Março 18, 2013 Publicado: Março 18, 2013 As bolhas não são uma medição do CO2. São uma medida de... bolhas.... Se for uma bolha grande é uma coisa... se for pequena é outra. Acho que dá para perceber que não é nada rigoroso. Usa apenas como indicação. Para o teu aquário deverias ter pelo menos 3bps. ppm (partes por milhão) já te indica a concentração de CO2. De uma forma geral, 30 ppm será indicado para a grande maioria das plantas e não afecta a fauna. ppm = mg/L Gustavo Martins My nano Litopótamus
Lucky strike Publicado: Março 26, 2013 Publicado: Março 26, 2013 Basicamente o GM disse tudo. Pedindo antecipadamente desculpa pelo off topic... Nunca compreendi essa situação dos peixes a arfar à superfície por excesso de CO2... mesmo com concentrações de 50ppm's.... ou muito próximo disso. E passo a explicar a razão. Primeiro porque um excesso de CO2 não acarreta necessariamente uma diminuição do O2. São 2 gases diferentes. Normalmente quando há uma boa agitação/circulação da água, os peixes não sofrem com problemas de "respirar à superfície". Mas mais importante do que isso... Acho extremamente difícil obterem-se num aquário, concentrações de CO2 >50ppm's. Visto que grande parte do pessoal utiliza os difusores de cerâmica, a partir de 4 bps a difusão é muito comprometida. E por exemplo, eu fiz a experiência de aumentar (num 96L brutos) o CO2 de 4 para 7 bps e simplesmente a concentração de CO2 praticamente não variou. Isto porque o difusor atinge o máximo ás 4 bps e mais do que isso é estar a mandar CO2 pó galheiro. www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
gmmartins Publicado: Abril 9, 2013 Publicado: Abril 9, 2013 Tem tudo a ver com a relação entre O2 e CO2. Se a pressão parcial de CO2 for superior à pressão parcial de O2 é impossível haver trocas gasosas (nas branquias). A consequência é lógica. Em teoria até podíamos ter 100 ppm de CO2 se tivermos uma pressão parcial de O2 suficientemente alta para compensar. Gustavo Martins My nano Litopótamus
Lucky strike Publicado: Abril 9, 2013 Publicado: Abril 9, 2013 Aqui está ele... a minha televisão dos dias hoje. O meu muro das lementações. A meu rectângulo das alegrias e das frustrações. Preciso de me desprender de toda a eleocharis (que já me cansa) e sonho ter um fundo de cuba. A macandra está provisoriamente plantada em primeiro plano para apanhar luz. A arcuata foi dada porque estava na loja a apodrecer, mas conto que recupere. Nem uma semana tem. Preciso de um fundo foil preto, o qual melhorará a estética do aquário em muito. O objectivo é fazer uma parede traseira de rotalla rotundifolia Deiam opiniões. www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Lucky strike Publicado: Abril 9, 2013 Publicado: Abril 9, 2013 Ups... enganei-me completamente no post onde devia postar as imagens. MER** www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Recommended Posts