Visitante Publicado Abril 1, 2005 Publicado Abril 1, 2005 Boa noite. Estou a pensar construir uma bateria de ventoinhas iguais as dos pc´s para o arrefecimento de um dos meus aquas. estava a pensar em qualquer coisa como 5 ou 6 ventoinhas, mas nao sei nada, nada mesmo, nem o tipo de ventoinhas, tipo de corrente, quais os componentes electronicos, onde vou aplicar as ventoinhas, nada nada. O que eu estava apensar era mais ou menos isto: O------O-----O------O------O-------O (os O sao as ventoinhas) Por isso se alguem tiver um esquema para este projecto eu agradecia imenso. Citar
Just_me Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 Vais ter uma evaporaçãozinha de agua.... Transformador regulavel de 3-12V, ventoinhas de 12V dos mais variados tamanhos...desde 120mm ás nromais de 80mm das caixas de pc ás de 30-40mm das fontes de pc...todas elas são iguais e o que tens a fazer é liga-las todas em paralelo ao transformador e regulara intensidade delas com o transformador. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
vitorhugof Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 ola just_me. Desde já obrigado, mas confesso que sou um pleno ignorante na materia, da para "trocares isso por miudos" Just?? Umdesenho por exemplo ajudava imenso. Obrigado pela paciencia Citar
hotrodder Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 oix! penso que seis ventoinhas é um exagero, escusas degastar tanto dinheiro, monta 2 e se não resultar vais aumentando. precisas de um transformador (para passar a corrente de 220volts para 12 volts), e depois é só liga-las. abraço Citar A Água está cada vez mais Viva!
vitorhugof Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 olas, até que 6 ventoinhas parecem muito, nao fosse o aquario em questão ter 432 litros. Citar
[_SkAzI_] Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 boas vitorhugof para que queres as ventoinhas especificamente? é para arrefecer o que? o sistema de iluminação? o ar à superficie da água? explica-te um pouco melhor se puderes e talvez te possamos ajudar mais! p.s.: ja agora mete ai o setup do teu aqua... quanto mais informações deres melhor é a qualidade da ajuda que recebes! Abraço Citar Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Just_me Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 ...bem...compras um transformador de 1.5 a 12V regulavel, são baratinhos e dão para fazer mais umas coisinhas. O unico problema das 6 ventoinhas é que provavelmente ja vais ter de comprar transformadores que deem 1A á saida...que saem mais caros! tipicamente uma ventoinha de pc consome 0.10-0.15A a 12V por isso 4 aguentam-se num transformador de 500mA. Pegas no transformador e identificas qual o positivo, ligas ai de uma maneira qualquer os cabos vermelhos da ventoinha (normalmente os positivos sao vermelhos pelo menos nas ventoinhas de pc) e ligas os pretos ao negativo(again the same story), se a ventoinha tiver tres fios provavelmente o outro é amarelo....ignoras simplesmente. depois de teres feito as ligações...podes meter mais fio, soldando ou com aquelas junções de eletricista em plastico com parafusos (depende de quao bonito o queres, podes ligar. Agora basta regular a voltagem no transformador para regulares a velocidade da ventoinha. Algumas ventoinhas nao ligam com 1.5V outras nem 3V....mas ainda te restam umas quantas velocidades....assim podes controlar a velocidade e portanto a evaporação/arrefecimento e mais importante...o barulho Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Just_me Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 o problema disso nao ter termostato...é que provavelmente vais acabar a gastar electricidade a arrefecer com as ventoinhas e a aquecer com o termostato... sinceramente nao sei se precisas de 4 ventoinhas...mas sempre é melhor (em termos de barulho) 4 ventoinhas a metade da potencia que 2 a toda a potência. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
vitorhugof Publicado: Abril 5, 2005 Publicado: Abril 5, 2005 Olas. Desde já obrigado pelas preciosas ajudas. Quanto ao setup aqui fica: montagem: Março/04 - Re-montagem Fevereiro/05 -Dimensões:120*60*60-432 lts -iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts -(dentro de alguns dias) 12* 30 watts tubulares -alimentação: 4* automatica -fertilização:8 * tmg automatica -injecção automatica de co2, com controle digital de ph -aquecimento:2* 300watts + 1* 150 watts. -filtragem:1* eheim 2217 (so a fazer filtragem mecanica)+ 1* eheim 2226(so a fazer filtragem bologica)+ sump 60*30*30 completamente cheia com materias filtrantes biologicas( caudal 1200 lts/h-eheim 1250) -substrato: areao de rio 2/3 mm+areia de silica 1 mm+ areao biologico 2/3mm(tudo misturado) PARAMETROS: ph 6.9 kh:3 gh: 12 po4/fosfatos: 0,1mg/l no3/nitratos: 20mg/l no2/nitritos: 0mg/l fe/ferro: 0,4mg/l temperatura:27 graus. Flora: Vesicularia dubyana 3* Microsorum pteropus 5*cladophora aegagropila 1*aponogeton ulvaceus 1*echinodorus rose 3*echinodorus palaefolius var. latifolius 3* bacopa monnieri 30*bacopa caroliiana 18* anubias barteri var. nana 3*crinum thaianum 4*echinodorus bleheri(paiculatus) 2* echinodorus oriental 1*alternanthera reineckii roseafolia 1*nynphea lotus zenkeri Fauna: 10* rasbora arlequim 65*tetra cardinal 1*labeo bi-color 2*botia palhaço 3*botia striatum 15*corydora paleatus 12*corydora albina 1* pteropylium altum 8*caracol maçã 2* camarao madeira 15* caridina japonica 8* raposas voadoras 4* guppy 2* killyes panchax Manuntenção: tpa era 30% semanal, no entanto e devido a obras de melhoramento nas minhas instalações vais começar a ser automática 10% dia sim dia não. Quanto ao numero de cooler´s estava a pensar no seguinte: 2 a arrefecer a iluminaria, 3 virados de contra a agua (a fazer movimento superfical) e 2 paralelos à linha de agua a fim de tirar calor da superficie. Quanto à alimentação, eu tenho aqui por casa uma fonte de alimentação que reduz de 220V para 12 V muito bem rectificada e de 12 amperes acham que serve? Tambem tenho um termostato para ligar a esta bateria de coolers, para que não se de o fenomeno de arrefecerem em demasiado, é um igual a este(já que este esta para vender num leilão aqui no forum) No que diz respeito à fixaçao dos coolers estava apensar em algum ipo de base tipo régua ou outra que puesse direcioar os cooles para onde eu queira. Esperoque tenha ajudad a me ajudarem. Abraços Citar
Just_me Publicado: Abril 5, 2005 Publicado: Abril 5, 2005 a fonte serve e sobra!!! só que os coolers a arrefecer as HQI deviam estar sempre ligados e nao a ligar e a desligar...por isso compras um transformador só para esses e fazes ligar o transformador quando as HQI ligarem. Os outros podes comandar com esse termostato penso eu....esse é um que depois tem á saida uma ou mais tomadas electricas, certo? metes o transformador ligado a essa tomada com termostato e ele liga as ventoinhas...nao sei é se esse termostato nao funciona apenas para "frio", ou seja...liga quando a temperatura desce de um certo ponto. se for assim nao dá! Se ligar uma saida quando desce de um ponto e ligar a outra quando sobe acima de outro ponto...ai podes usar. Essa fonte é boa demais para isso compras um transformador por 2 euros...que te permite regular tambem a intensidade das ventoinhas acredita, vais agradecer quando lhes puderes baixar o power Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts