Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Estou a pensar construir uma bateria de ventoinhas iguais as dos pc´s para o arrefecimento de um dos meus aquas.

estava a pensar em qualquer coisa como 5 ou 6 ventoinhas, mas nao sei nada, nada mesmo, nem o tipo de ventoinhas, tipo de corrente, quais os componentes electronicos, onde vou aplicar as ventoinhas, nada nada.

O que eu estava apensar era mais ou menos isto:

O------O-----O------O------O-------O

(os O sao as ventoinhas)

Por isso se alguem tiver um esquema para este projecto eu agradecia imenso.

Publicado:

Vais ter uma evaporaçãozinha de agua....

Transformador regulavel de 3-12V, ventoinhas de 12V dos mais variados tamanhos...desde 120mm ás nromais de 80mm das caixas de pc ás de 30-40mm das fontes de pc...todas elas são iguais e o que tens a fazer é liga-las todas em paralelo ao transformador e regulara intensidade delas com o transformador.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

ola just_me.

Desde já obrigado, mas confesso que sou um pleno ignorante na materia, da para "trocares isso por miudos" Just??

Umdesenho por exemplo ajudava imenso.

Obrigado pela paciencia

Publicado:

oix!

penso que seis ventoinhas é um exagero, escusas degastar tanto dinheiro, monta 2 e se não resultar vais aumentando.

precisas de um transformador (para passar a corrente de 220volts para 12 volts), e depois é só liga-las.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

olas, até que 6 ventoinhas parecem muito, nao fosse o aquario em questão ter 432 litros.

Publicado:

boas vitorhugof

para que queres as ventoinhas especificamente?

é para arrefecer o que? o sistema de iluminação? o ar à superficie da água? explica-te um pouco melhor se puderes e talvez te possamos ajudar mais! :lol:

p.s.: ja agora mete ai o setup do teu aqua... quanto mais informações deres melhor é a qualidade da ajuda que recebes!

Abraço

Gonçalo

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Publicado:

...bem...compras um transformador de 1.5 a 12V regulavel, são baratinhos e dão para fazer mais umas coisinhas.

O unico problema das 6 ventoinhas é que provavelmente ja vais ter de comprar transformadores que deem 1A á saida...que saem mais caros!

tipicamente uma ventoinha de pc consome 0.10-0.15A a 12V por isso 4 aguentam-se num transformador de 500mA.

Pegas no transformador e identificas qual o positivo, ligas ai de uma maneira qualquer os cabos vermelhos da ventoinha (normalmente os positivos sao vermelhos pelo menos nas ventoinhas de pc) e ligas os pretos ao negativo(again the same story), se a ventoinha tiver tres fios provavelmente o outro é amarelo....ignoras simplesmente.

depois de teres feito as ligações...podes meter mais fio, soldando ou com aquelas junções de eletricista em plastico com parafusos (depende de quao bonito o queres, podes ligar. Agora basta regular a voltagem no transformador para regulares a velocidade da ventoinha.

Algumas ventoinhas nao ligam com 1.5V outras nem 3V....mas ainda te restam umas quantas velocidades....assim podes controlar a velocidade e portanto a evaporação/arrefecimento e mais importante...o barulho :lol:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

o problema disso nao ter termostato...é que provavelmente vais acabar a gastar electricidade a arrefecer com as ventoinhas e a aquecer com o termostato...

sinceramente nao sei se precisas de 4 ventoinhas...mas sempre é melhor (em termos de barulho) 4 ventoinhas a metade da potencia que 2 a toda a potência.

Publicado:

Olas.

Desde já obrigado pelas preciosas ajudas.

Quanto ao setup aqui fica:

montagem: Março/04 - Re-montagem Fevereiro/05

-Dimensões:120*60*60-432 lts

-iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts

-(dentro de alguns dias) 12* 30 watts tubulares

-alimentação: 4* automatica

-fertilização:8 * tmg automatica

-injecção automatica de co2, com controle digital de ph

-aquecimento:2* 300watts + 1* 150 watts.

-filtragem:1* eheim 2217 (so a fazer filtragem mecanica)+ 1* eheim 2226(so a fazer filtragem bologica)+ sump 60*30*30 completamente cheia com materias filtrantes biologicas( caudal 1200 lts/h-eheim 1250)

-substrato: areao de rio 2/3 mm+areia de silica 1 mm+ areao biologico 2/3mm(tudo misturado)

PARAMETROS:

ph 6.9

kh:3

gh: 12

po4/fosfatos: 0,1mg/l

no3/nitratos: 20mg/l

no2/nitritos: 0mg/l

fe/ferro: 0,4mg/l

temperatura:27 graus.

Flora:

Vesicularia dubyana

3* Microsorum pteropus

5*cladophora aegagropila

1*aponogeton ulvaceus

1*echinodorus rose

3*echinodorus palaefolius var. latifolius

3* bacopa monnieri

30*bacopa caroliiana

18* anubias barteri var. nana

3*crinum thaianum

4*echinodorus bleheri(paiculatus)

2* echinodorus oriental

1*alternanthera reineckii roseafolia

1*nynphea lotus zenkeri

Fauna:

10* rasbora arlequim

65*tetra cardinal

1*labeo bi-color

2*botia palhaço

3*botia striatum

15*corydora paleatus

12*corydora albina

1* pteropylium altum

8*caracol maçã

2* camarao madeira

15* caridina japonica

8* raposas voadoras

4* guppy

2* killyes panchax

Manuntenção:

tpa era 30% semanal, no entanto e devido a obras de melhoramento nas minhas instalações vais começar a ser automática 10% dia sim dia não.

Quanto ao numero de cooler´s estava a pensar no seguinte: 2 a arrefecer a iluminaria, 3 virados de contra a agua (a fazer movimento superfical) e 2 paralelos à linha de agua a fim de tirar calor da superficie.

Quanto à alimentação, eu tenho aqui por casa uma fonte de alimentação que reduz de 220V para 12 V muito bem rectificada e de 12 amperes acham que serve?

Tambem tenho um termostato para ligar a esta bateria de coolers, para que não se de o fenomeno de arrefecerem em demasiado, é um igual a este(já que este esta para vender num leilão aqui no forum)

Pic_3703_10.jpg

No que diz respeito à fixaçao dos coolers estava apensar em algum ipo de base tipo régua ou outra que puesse direcioar os cooles para onde eu queira.

Esperoque tenha ajudad a me ajudarem.

Abraços

Publicado:

a fonte serve e sobra!!!

só que os coolers a arrefecer as HQI deviam estar sempre ligados e nao a ligar e a desligar...por isso compras um transformador só para esses e fazes ligar o transformador quando as HQI ligarem.

Os outros podes comandar com esse termostato penso eu....esse é um que depois tem á saida uma ou mais tomadas electricas, certo?

metes o transformador ligado a essa tomada com termostato e ele liga as ventoinhas...nao sei é se esse termostato nao funciona apenas para "frio", ou seja...liga quando a temperatura desce de um certo ponto. se for assim nao dá! Se ligar uma saida quando desce de um ponto e ligar a outra quando sobe acima de outro ponto...ai podes usar.

Essa fonte é boa demais para isso :lol: compras um transformador por 2 euros...que te permite regular tambem a intensidade das ventoinhas :oops: acredita, vais agradecer quando lhes puderes baixar o power :?:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!