Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aqua de 100*30*40 com 4 Escalares Zebra , 2 Sae, um grupo de 9 Rasboras Harlequin , peixe faca , corydoras , ancistrus e um grupo de 5 Ramirezis (ainda muito pequenos).

Desde que tenho os Escalares mal os consegui ver eles estão sempre escondidos atrás da plantas e quase so os vejo quando meto comida tirando isso é muito raro eles sairem do esconderijo, este comportamento sempre foi assim até antes de meter os Ramirezis.

Este fim de semana adicionei os 5 Ramirezis ao aquario durante os 2 primeiros dias andavam pelo aqua sem problemas por vezes até junto das Rasboras a nadar dum lado para o outro sem qualquer problema, depois dum dia para o outro deixei de os ver por completo mais uma vez so os vejo quando meto comida tirando isso nem os vejo.

Isto é um comportamento normal destas 2 especies? Será que algum dos outros peixes estão a stressa-los ? Alguma ideia do que posso fazer para tentar alterar o comportamente? Algum peixe que deva retirar?

Cumps,

Miguel

Publicado:

Hummm... que-me parecer que tens peixes demais e demasiado grandes para o aquário: Os SAE crescem bastante, a faca cresce bastante, os escalares gostam de aquários altos.

Tens muitos peixes territoriais: eu nunca consegui ter escalares e ramirezis juntos com sucesso, apesar do meu aquário ser 120x50x60. Os ramirezis acabavam sempre por stressar e morrer. Acabei por retirar os escalares e já consigo ter 1 casal de ramirezis sem problemas.

Mas nada disto tem a ver com o teu problema. Poderia dizer que é falta de confiança dos peixes por teres um aquário demasiado vazio... mas como dizes que se escondem atrás das plantas, também não deve ser disso.

O único peixe que poderá estar a stressar essa malta é mesmo a faca que é um carnívoro... mas sem mais informação é difícil de dizer com certeza.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado:

Boas,

Obrigado eu sei que eles vao crescer muito ja estou a pensar em dar os peixes a alguem com um aquario maior pelo menos para ficar com o Faca e os SAE.

Achas que o Faca é que está a causar este comportamento dos outros peixes? Eu tnh uma moonlight e vejo o faca dum lado para o outro sem chatear nenhum dos outros peixes, claro que só o vejo durante uma parte da noite, mas a verdade é que durante o dia nem o vejo que ele está smp enfiado no sitio dele.

O aquario tem, a meu ver, muito esconderijo e vegetação e por acaso ontem a noite reparei que os Ramirezis tão mais a vontade e ja andam pela frente do aqua mais vezes, o comportamento dos Escalares é que continuo a achar estranho mas como não sei qual é o comportamento "normal" n sei se me devo preocupar.

Cumps

Publicado:

Boas,

Na minha opinião, há de facto alguma coisa que não bate certo para os Escalares andarem escondidos o tempo todo..

O meu aqua é recente (Agosto do ano passado), 300 Litros, e tenho 6 Escalares, um grupo de 14 Bêbados, Corys Bronze e Sterbai, um Pleco, Casal de Gouramis, Casal de Colisas, 2 Botias Palhaço, um Faca e um Comedor de Algas Chinês.

Claro que não os meti todos ao mesmo tempo no aquário, mas nunca tive problemas de confrontos sérios entre eles. Os Escalares andam pelo aquário todo e super desinibidos, o Faca já cresceu até aos cerca de 15 cm e não faz mal a ninguém, nem ninguém foge dele.

O que reparo no meu aquário é que todas as espécies têm as suas áreas bem definidas e têm esconderijos só para eles..excepto os Escalares e os Bêbados que andam por todo o lado.

Se calhar o problema no teu aquário será falta de "esconderijos" ou vegetação para reduzir o stress de algumas espécies.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Entretanto o comportamento mudou acho que era mesmo uma questão de tempo, sem duvida que o faca tem que ter um esconderijo so para ele, ele só sai a noite de resto passa o tempo todo dentro do do esconderijo.

Obrigado pelas ajuda felizmente já está tudo melhor!

Cumps