Recommended Posts

Publicado

Bom dia, este é o meu primeiro tópico, mas já andei a procura pelo forum e nao encontrei nada que me esclarecesse...

Já li em vários tópicos que se deveria usar a regra de 1watt/Litro... Mas também já li que uma potência superior não fazia mal, os únicos defeitos seriam o tamanho, o preço e possivelmente a variação de temperatura para cerca de um grau acima do esperado, estou em erro?

Ora a minha duvida e: visto que estou a montar o meu 3o aqua e este com cerca de 20L, já tendo um termostato de 100W parado faz sentido investir num termostato mais fraco?

Obrigado

Publicado:

Acho que a única coisa que acontece com um termostato desses num aquário de 20L é que aquece num abrir e fechar de olhos. Mas não sei se é problema...

Mete o termostato lá uns dias, sem peixes, e vai regulando a temperatura e controlando... Vê se a temperatura se mantem, e a temperatura que diz no termostato não é exactamente a que está na água.. Metes um termometro, vais vendo a temperatura ao longo do dia, e vais regulando até à temperatura normal que queres.

Eu no meu aquário de 30L tenho um termostato de 25W, no aquário de 120L já tenho um termostato de 200W. (O indicado seria 150 mas enfim :P).

Mas espera pela resposta de algum membro mais experiente :)

Publicado:

Obrigado. Sim vou "experimenta.lo" nos proximos tempos. Se a temperatura for quase constante no redor do aqua, a variaçao de temperatura "repentina" causada pelo termostato não será assim tao significativa qUE possa causar danos aos peixes certo?

Publicado:

Amigo,

Não faz mal nenhum teres um termostato com potência superior à necessária. Não tens mais desperdício de energia, assim que atingir a temperatura regulada, ele desliga. É claro que se tiveres um de 300W, ele quase está sempre desligado....só tiveres um de 100W ele liga mais vezes.

O de 100W dá perfeitamente para o teu aquário, não precisas gastar dinheiro noutro.

Tens é de regulá-lo e no início vai controlando a temperatura pelo termómetro até afinares a temperatura desejada.

Bom trabalho.

Publicado:

Exacto.

Basta fazer como o potav disse ;)

Regulas a temperatura no termostato e vais controlando no termometro até ficar à temperatura desejada.

Quando sente a água à temperatura programada, desliga.

Não há problema nenhum ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!