Recommended Posts

Publicado

olas.

Bem sei que este tema já foi debatido (quase) até a exaustão, mas gostava de saber a vossa opinião no seguinte:

Com as temperaturas a começarem a aumentar de vido ao aproximamento da primavera e consequentemete do verão, tambem os nossos aquarios começam a registar valores não muito satisfatórios.

Assim e como montei um sistema de trocas parcias de agua semi-automatico, estou a pensar fazer uma troca diaria pequena (qualquer coisa na ordem dos 40-50 lts) mais ou menos 1 hora antes de as luzes se apagarem.

Assim a temperatura descia 1 ou 2 graus, que como durante o verão mantenho os termostatos desligados, sempre atrasava subida durante o periodo de mais calor do dia.

A julgar pelo ano passado que o meu aquario atingia 29 graus, com esta solução iria só ate os 27(que é o valor que mantenho durante o resto do ano.

Agora, sera que vai funcionar?

sera que me esta a escapar alguma coisa??

Uma vez que essas tpas terao que ser feitas com agua directamete da rede publica (pois so assim sera realmete fria) não estarei a adicionar demasiado cloro?

Vou deixar aqui o setup para que melhor me possam ajudar.

Obrigado

montagem: Março/04 - Re-montagem Fevereiro/05

-Dimensões:120*60*60-432 lts

-iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts

-alimentação: 4* automatica

-fertilização:8 * tmg automatica

-injecção automatica de co2, com controle digital de ph

-aquecimento:2* 300watts + 1* 150 watts.

-filtragem:1* eheim 2217 (so a fazer filtragem mecanica)+ 1* eheim 2226(so a fazer filtragem bologica)+ sump 60*30*30 completamente cheia com materias filtrantes biologicas( caudal 1200 lts/h-eheim 1250)

-substrato: areao de rio 2/3 mm+areia de silica 1 mm+ areao biologico 2/3mm(tudo misturado)

PARAMETROS:

ph 6.9

kh:3

gh: 12

po4/fosfatos: 0,1mg/l

no3/nitratos: 20mg/l

no2/nitritos: 0mg/l

fe/ferro: 0,4mg/l

temperatura:27 graus.

Flora:

Vesicularia dubyana

3* Microsorum pteropus

5*cladophora aegagropila

1*aponogeton ulvaceus

1*echinodorus rose

3*echinodorus palaefolius var. latifolius

3* bacopa monnieri

30*bacopa caroliiana

18* anubias barteri var. nana

3*crinum thaianum

4*echinodorus bleheri(paiculatus)

2* echinodorus oriental

1*alternanthera reineckii roseafolia

1*nynphea lotus zenkeri

Fauna:

10* rasbora arlequim

65*tetra cardinal

1*labeo bi-color

2*botia palhaço

3*botia striatum

15*corydora paleatus

12*corydora albina

1* pteropylium altum

8*caracol maçã

2* camarao madeira

15* caridina japonica

8* raposas voadoras

4* guppy

2* killyes panchax

Manuntenção:

tpa a 30% semanal

Publicado:
A julgar pelo ano passado que o meu aquario atingia 29 graus
Nada de muito preocupante, se for por poucos dias. As plantas é que se recentem um pouco mais. Quanto aos peixes, desde que a oxigenação seja aumentada não há problemas.

iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts

ora aí está uma fonte de calor que não é nada pequena. Porque não colocar umas ventoinhas de baixa voltagem (tipo as dos PC) para dissipar o calor dessas lâmpadas?

Creio que assim conseguias os 27º de uma forma estável, sem ter de estar a mudar água todos os dias

Cumprimentos,

Paulo Duarte

• 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!