Recommended Posts

Publicado

Boas,

Ontem passei a minha tarde a arranjar o aquário dos meus sobrinhos.

O objetivo era fazer algo prático que não desse muito trabalho.

Set up:

Aquário 60x30x30cm- 54l

Aquecimento- 50W aquapor

Filtragem Biobox 2 + filtro interno 300l/h

Iluminação 18w T8 acho eu

Hardscape:

BARCO! :shock4: , foi o meu sobrinho que quis eu apenas dei a ideia... :sorry:

Troncos redmoor

Planta artificial

Areia Amazónica.

Fauna:

1 Plati

1 Espada

1 casal de Gupys

2 Néons

6 Rásboras

3 Rosáceos

3 Tetras que não me recordo o nome

1 Coridora Metae

1 Molinésia Balão

Eu sei que são muitos.

Fotos:

CIMG5702_zps97b5e80a.jpg

CIMG5703_zpsf09d5f72.jpg

CIMG5704_zps52bebbb4.jpg

CIMG5710_zps5d20df1c.jpg

CIMG5711_zpsf1704fbe.jpg

CIMG5718_zps1aae7de9.jpg

CIMG5719_zpsa20fa8bc.jpg

CIMG5731_zps76bd29b3.jpg

Cumps.

Publicado:

Foi encher de agua e espetar lá logo os peixes? O filtro estava ciclado?

Esta engraçado mas o barco parece.me grande de mais

Sent from my GT-P1000 using Tapatalk 2

Publicado:

ola boa noite sinceramente eu sou da mesma opinião, o aqua com esse barco torna-se muito artificial e nada de natural, mas isto sao gostos e gostos nao se discutem.

Publicado:

Foi encher de agua e espetar lá logo os peixes? O filtro estava ciclado? Esta engraçado mas o barco parece.me grande de mais Sent from my GT-P1000 using Tapatalk 2

Boas,

1/2 foi de repouso, 1/2 tratada com Prime. Peixes estiveram a tarde toda em banho de azul de metileno antes de irem para o aquário. Levou todo mídias novas :shock4: com bactérias...

O barco sempre tive a ideia de o fazer, mas nunca tive a oportunidade. Dei a ideia e gozaram então levei e acabaram por gostar...

O barco é oco por dentro, enchi os flutuadores com pedras e tirei o estabilizador em esferovite. E a água circula lá dentro. Não há pontos mortos.

Cumps.

Publicado:

ola boa noite sinceramente eu sou da mesma opinião, o aqua com esse barco torna-se muito artificial e nada de natural, mas isto sao gostos e gostos nao se discutem.

Boas,

Eu só tive a curiosidade de ver como ficava, as crianças gostaram ficou. Também gosto mais de aquários naturais, que se assemelhem aos habitats da fauna que neles coloco. Mas como não lido com eles todos os dias não há stress...

O meu cunhado "quem toma conta do aquário" queria algo simples pois é ele que toma conta do aquário. Dai estar todo simples e acessível.

Cumps.

Publicado:

Boas

Às vezes a simplicidade confunde-me...

Não concordas que poderias utilizar a vida desses peixes para algo proveitoso?

Não entendas mal isto que estou a tentar dizer.

Não sou vegetariano, nem quero vir para aqui com falsos puritanismos da treta, para eu comer morrem muitos animais, para eu me vestir morrem mais uns quantos, e no meu dia-a-dia causo a morte directa e indirecta de mais uns poucos. Imbecil seria pensar o contrário.

Não quero sequer fazer a figura triste daqueles que atribuem 'valores' às diferentes vidas.

Apenas questiono para que serve um aqua nesses preparos...

Não concordas que isso está a milímetros do, criar cães de 'raça perigosa' por exemplo?

Num aqua podem-se observar relações simbióticas, parasíticas, de protocooperação, enfim um micro-ecossistema que alberga em cada caso um milagre que é o da vida, não achas maquiavélico e redutor utilizar algo com esse poder contido, para algo tão primitivo e sem nexo?

Só porque o anibal tweeta e facebuka lá do palácio em vez de comunicar, não quer dizer que está certo 'imediatizar' as coisas.

Decerto que conseguias, e o que é mais importante elucidavas essas crianças, para a fragilidade da vida no nosso planeta, se em vez de tweetares uma aqua, fizessem em conjunto uma bela composição.

Não leves a mal este desabafo, é só porque me custa ver coisas destas.

Abraço

Publicado:

Boas, estou de acordo com o babykhan, acho que um aquário pode ser uma oportunidade para aprender, e para dar a conhecer aos mais novos muitas coisas que eles não aprendem no dia-a-dia...acima de tudo criar o gosto pela natureza e o respeito pelos animais.

Aqui não falta informação para conseguir bem mais de 5 placas de vidro com água...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Publicado:

Boas

Às vezes a simplicidade confunde-me...

Não concordas que poderias utilizar a vida desses peixes para algo proveitoso?

Não entendas mal isto que estou a tentar dizer.

Não sou vegetariano, nem quero vir para aqui com falsos puritanismos da treta, para eu comer morrem muitos animais, para eu me vestir morrem mais uns quantos, e no meu dia-a-dia causo a morte directa e indirecta de mais uns poucos. Imbecil seria pensar o contrário.

Não quero sequer fazer a figura triste daqueles que atribuem 'valores' às diferentes vidas.

Apenas questiono para que serve um aqua nesses preparos...

Não concordas que isso está a milímetros do, criar cães de 'raça perigosa' por exemplo?

Num aqua podem-se observar relações simbióticas, parasíticas, de protocooperação, enfim um micro-ecossistema que alberga em cada caso um milagre que é o da vida, não achas maquiavélico e redutor utilizar algo com esse poder contido, para algo tão primitivo e sem nexo?

Só porque o anibal tweeta e facebuka lá do palácio em vez de comunicar, não quer dizer que está certo 'imediatizar' as coisas.

Decerto que conseguias, e o que é mais importante elucidavas essas crianças, para a fragilidade da vida no nosso planeta, se em vez de tweetares uma aqua, fizessem em conjunto uma bela composição.

Não leves a mal este desabafo, é só porque me custa ver coisas destas.

Abraço

Boas, estou de acordo com o babykhan, acho que um aquário pode ser uma oportunidade para aprender, e para dar a conhecer aos mais novos muitas coisas que eles não aprendem no dia-a-dia...acima de tudo criar o gosto pela natureza e o respeito pelos animais.

Aqui não falta informação para conseguir bem mais de 5 placas de vidro com água...

Boas,

Entendo tudo o que disseram e também partilho o ponto de vista. Mas o aquário não é meu. Eu apenas tornei minimamente possível a ideia.

Não é o primeiro aquário que monto. E como já disse anteriormente gosto deles o mais semelhante à natureza! Este foi montado com o propósito de ser simples e prático, nada de elaborado. Mas que ao mesmo tempo desse para os peixes terem uma vida saudável.

O barco.... é só uma decoração como muitas outras do género. Se visse que não era viável não tinha deixado assim montado.

Os peixes deram-se bem com o espaço, os cardumes formaram-se, pois como estavam antes não se viam uns aos outros e andavam cada um por si.

E os "donos do aquário" gostaram. Quando vêm a minha casa logo apreciam os plantados e afins.

Cumps.

Publicado:

Compreendo e não era para pôr em causa a tua experiência.

Pelos menos da minha parte, acho que com esse brinquedo lá dentro passa a ideia de que se pode pôr qualquer coisa dentro do aquário (como as garrafas de cerveja vazias que vi num dos aquários no Sealife aqui no Porto... :ohmy:)...

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Publicado:

Pelos menos da minha parte, acho que com esse brinquedo lá dentro passa a ideia de que se pode pôr qualquer coisa dentro do aquário (como as garrafas de cerveja vazias que vi num dos aquários no Sealife aqui no Porto... :ohmy:)...

Cumprimentos.

com a poluição dos mares e rios que se constata atualmente os peixes já se sentem em casa com garrafas de cerveja no seu habitat

Carlos Marques

Publicado:

Cumprimentos.

Não era esse o objectivo mas entendo a tua conclusão.

Cumps.

Publicado:

O unico reparo que faço ao barco, é que existem barcos decorativos para a aquariofilia que ficariam bem melhor.

Quanto a fauna, para mim é demasiada mistura.

De resto se forem dadas boas condições aos peixes, nada a apontar.

Se o objectivo era a simplicidade, então está bem! Mais vale ganhar gosto aos poucos do que chegar ali e fazer uma coisa menos simples e as pessoas desistirem logo a partida como acontece muitas vezes.

Não concordo nada com o babykhan : "não achas maquiavélico e redutor utilizar algo com esse poder contido, para algo tão primitivo e sem nexo?"

Será mais primitivo do que manter um casal de discus a viver num cubo de 50cm, as vezes até de 40cm, sem nada para alem dos vidros e um cone?

Publicado: (editado)

também defendo o look natural e acho completamente ridiculo a malta afundar navios de guerra e aviões da 2ºguerra e todas essas tretas artificais,

mas neste caso estamos a falar de um membro consciente que fez uma intervenção num aquario, que não tinha as melhores condições para a sua população melhorando assim a vida desses animais dignificando-os, é errado fazer isto, será justo criticar este membro por este gesto de boa vontade?

agora a maior questão que se levanta é, estamos a falar de um aquário destinado a cativar a atenção de crianças e no universo imaginário das crianças tudo é possivel e diga-se em abono da verdade era bem possivel ver um barco desse no fundo de um rio, por isso digamos que a imaginação da criança não divaga da realidade,

além disso talvez se o tio não cede-se á vontade dos meninos talvez estes nunca viriam a identificarem-se com o aquário e nunca teriam qualquer interesse nele, eu faria o mesmo,

tenho uma pequenina que quando crescer mais um pouco também quero que tenha interesse no hobby e se ela quiser um barco no aquario dela eu ponho, se quizer uma pequena sereia também ponho, até ponho aquela horrivel cabeça de leão que deita bolhas de ar pela boca se lhe fizer a vontade.

Editado por Sabuguense
Publicado:

O

Será mais primitivo do que manter um casal de discus a viver num cubo de 50cm, as vezes até de 40cm, sem nada para alem dos vidros e um cone?

Claro que não.

Aí já é o egoísmo e o desrespeito puro e simples.

É ver padrões de € nos flancos dos pobres animais. É selvajaria.

O que me incomodou neste aqua foi a ausência de plantas, a decoração aberrante, a quantidade elevada de peixes por litro e o possível desencanto, que os donos terão, se ou quando, eles começarem a morrer.

Não ouso ser educador, nem espero que alguém leve a sério a quase totalidade do que por aqui escrevo. Isso está reservado a quem tenha esse dom, porque falar é fácil, ensinar já é muito mais complicado.

O comentário que fiz, fi-lo com base numa visão kantiana, pensei que tivesse ficado claro, mas como é evidente não.

O respeito para com os animais é fundamental, pelo menos é assim que penso, estaria a faltar ao respeito a mim mesmo, sempre que desrespeitasse outro ser vivo.

Foi apenas e só o que pretendi dizer. Não tenho competências para educar uma criança, acho meritório alguém ter essa capacidade, mas não reconheço em mim essa vocação.

Por sentir 'facilitismo' na opção, barco de plástico de cores garridas e uma imitação de uma planta com dois paus ao fundo, reagi comentando e criticando de uma forma que tentei fosse construtiva.

Eu 'sou do tempo' de se colocar uma batata ou um feijão, num copo com algodão e água e observar o seu crescimento. Sei que é algo assaz parvo, para se fazer com um copo e um tubérculo, as hortaliças merecem melhor destino, mas como experiência educativa tem o seu valor.

Continuo sem perceber rigorosamente nada de agricultura (antes que apareça alguém a pedir uma avaliação), mas não são mito urbano aquelas crianças que não sabem de onde vêem os ovos, ou que pensam que há peixe-barrinha-panada e outros tantos exemplos.

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!