Recommended Posts

Publicado (editado)
Boas

Nunca coloquei plantas num aquário, e agora comprei um aquario 100x40x30cm e hoje ao ir decorar, pensei que só plantas artificiais e objectos no fundo, dava um ar muito "despido" ao aquario... Entao pensei em colocar algumas plantas, assim sempre enche mais o aquario.

As minhas duvidas sao as seguintes... Posso colocar algum tipo de planta sem solo fertelizante? Se sim, quais?

As plantas não podem crescer demasiado? Inclusive crescerem para fora do aquário? Se sim, Que se faz nesses casos? Basta cortar as pontas?

Obrigado

Cumps
Editado por Nirk
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas Rodrigues,

antes de mais, qualquer planta agradece solo fértil =) mas sim há plantas que se aguentam apenas com substrato inerte e sem co2, mas nunca ficam assim no ponto =) mas uma boa iluminação terás que ter. Agora depende do que queres colocar, eu por exemplo tenho um aquário de 360L, 120c*50l*60a, e tenho uma fraca iluminação, mas vou colocar co2 caseiro e vou utilizar substrato fértil e depois inerte, e depois irei fazer fertilizações, e isto tudo só para ter plantas de muito fácil manutenção, tipo anúbias, musgo java, fox tail etc..

Se és mais amante de adereços artificiais põe as plantas de lado, ou então perde umas boas horas a pesquisar sobre elas e as suas condições de sobrevivência e desenvolvimento e faz um plantado =) já tens um bom aquário para isso =)

Abraço

Publicado:

Podes usar à vontade Anubias, Fetos de java, musgo de java e provavelmente algumas Cryptocorines... Não precisas de grandes coisas (luz ou fertilização).

E não te preocupes que até crescerem para fora de água levam uns anos... e quando acontecer podas com a tesoura. :)

Boas Rodrigues,

antes de mais, qualquer planta agradece solo fértil =) mas sim há plantas que se aguentam apenas com substrato inerte e sem co2, mas nunca ficam assim no ponto =) mas uma boa iluminação terás que ter. Agora depende do que queres colocar, eu por exemplo tenho um aquário de 360L, 120c*50l*60a, e tenho uma fraca iluminação, mas vou colocar co2 caseiro e vou utilizar substrato fértil e depois inerte, e depois irei fazer fertilizações, e isto tudo só para ter plantas de muito fácil manutenção, tipo anúbias, musgo java, fox tail etc..

Se és mais amante de adereços artificiais põe as plantas de lado, ou então perde umas boas horas a pesquisar sobre elas e as suas condições de sobrevivência e desenvolvimento e faz um plantado =) já tens um bom aquário para isso =)

Abraço

Keep it simple. Não me parece que a situação seja para ter um high-tech... Nem toda a gente quer ter um plantado...

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Boas martins, eu não disse para ele complicar mas pronto =)

E também disse que poderia ter anúbias, musgos e plantas desse género, depois apenas formulei a resposta de modo a perceber que para outro tipo de plantas seria melhor pesquisar, o que se acontecer, quase de certeza que ele irá fazer um plantado, visto que queremos sempre mais =)

Mas pronto, i will keep it simple =)

Publicado:

Boas Rodrigues,

Abraço

Boas e já agora vais colocar Co2 Caseiro nesse aqua de 360L para que?mais vale nao meteres até porque as plantas que te referes nem necessitam de Co2 praticamente. Nem acredito que com Co2 caseiro iras alguma vez ter Co2 suficiente para um 360L.

Cumprimentos

Tiago Cadete

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Publicado:

Boas amigo

Boas e já agora vais colocar Co2 Caseiro nesse aqua de 360L para que?mais vale nao meteres até porque as plantas que te referes nem necessitam de Co2 praticamente. Nem acredito que com Co2 caseiro iras alguma vez ter Co2 suficiente para um 360L.

Cumprimentos

Boas, sim são plantas que não são exigentes, mas também terei mais, e o Co2 caseiro pode não ser suficiente, é verdade, mas mal não deve fazer, e em principio será duas botijas de alumínio com torneira de segurança, sempre devem de ajudar. Obrigado pelo reparo =) cumprimentos