Nélio Ferreira Publicado Março 7, 2013 Publicado Março 7, 2013 Olá. Eu sou novo nesta área e tenho um aquário de 54L de água doce. Gostaria que me ajudassem relativamente ao funcionamento dos produtos para o aquário. Neste momento estou a usar muitos produtos para tratamento da água, como por exemplo para o ph, para as plantas naturais,para clarear a água, para o verdete da água, para as águas pesadas e brutas e outro para acalmar os peixes. A minha questão é, será que é necessário utilizar estes produtos sempre que mudo parte da água? Ou será que é necessário usar todos estes produtos? Gostava mesmo que me ajudassem. Obrigado Citar
Sabuguense Publicado: Março 7, 2013 Publicado: Março 7, 2013 Olá. Eu sou novo nesta área e tenho um aquário de 54L de água doce. Gostaria que me ajudassem relativamente ao funcionamento dos produtos para o aquário. Neste momento estou a usar muitos produtos para tratamento da água, como por exemplo para o ph, para as plantas naturais,para clarear a água, para o verdete da água, para as águas pesadas e brutas e outro para acalmar os peixes. A minha questão é, será que é necessário utilizar estes produtos sempre que mudo parte da água? Ou será que é necessário usar todos estes produtos? Gostava mesmo que me ajudassem. Obrigado Boas Nélio, não ponhas tantos quimicos no aquario tenta sempre encontrar alternativas naturais, por exemplo: PH se queres baixar usas turfa no filtro ou folhas de amendoeira, se queres levantar usas pedras cálcarias ou conchas, clarear a agua com o tempo ela clareia sósinha o verdete se fizeres TPAs regulares a água não ganha verdete água pesada e bruta, sinceramente não faço ideia o que seja acalmar os peixes, se não poseres tantos quimicos na água e lhes deres condições adequadas eles vão andar calminhos lá na vidinha deles os unicos produto que aconselho a por são: fertilizantes para as plantas mas moderadamente neutralizadores de metais pesados e cloro e/ou cloraminas para tratar a água das tpas e medicamentos em caso de doença mas apenas aos animais afectados e em aquario hospital em suma, há varios meios para atingir um mesmo fim e ante de te pores a deitar quimicos no aquario estuda se não há uma alternativa natural ou se é mesmo necessario faze-lo cumprimentos Citar
Axebitten Publicado: Março 8, 2013 Publicado: Março 8, 2013 (editado) Boas. Possuo vários aquários, um deles também de 54lt e vou responder à tua questão referindo o que uso dos produtos descritos, que presumo sejam compostos quimicos: - Regulador de PH - Não (manter um ph estável é imperativo, um regulador quimico vai criar flutuações e fazer mais mal do que bem) - Para as plantas naturais - Não (embora seja opcional dependendo das plantas, e se tens ou não uma base de substrato fértil no aquário) - Para clarear a água - Não (Usa-se filtros para isso) - Para o verdete da água - Não (existem muitas causas possíveis para o verdete ou surtos de algas, entre excesso de luz, nutrientes, etc. Deve-se perceber o que causa o problema e evitar adicionar coisas à água. Muitas algas acabam inclusive por desaparecer por si mesmas) - Para as águas pesadas e brutas - Não (é como o PH) - Outro para acalmar os peixes - Não (Peixes calmos conseguem-se com pouco stock, e com stock bem estudado, pouco barulho, água com qualidade, aquários bem plantados, esconderijos, etc.) Espero ter sido algo esclarecedor. Uma ultima coisa, anti-cloro é porreiro mas consegue-se a evaporação do cloro ao deixar água de repouso de um dia para o outro com as tampas abertas. Algo que considero quase obrigatório são plantas. Elas ajudam o aquário de imensas formas, e muitas delas dão zero trabalho a manter. Editado Março 8, 2013 por Axebitten Citar Cumprimentos João Vaz. Infografia de camarões em construção Área de Feedback
Nélio Ferreira Publicado: Março 8, 2013 Autor Publicado: Março 8, 2013 Muito obrigado pela as vossa ajuda, também achava produtos a mais, mas como não sabia, enfim... Só mais uma questão ouvi falar no azul metileno, só se deve usar em peixes quando estão doentes ou serve também para outras coisas? cumprimentos Nélio Ferreira Citar
dg12 Publicado: Março 8, 2013 Publicado: Março 8, 2013 Viva conterrâneo! Eu sou apologista de ser tudo 'ao naturele'... Nada de produtos/químicos... Apenas em caso extremo de doença é que posso eventualmente usar algum produto de tratamento, mas mesmo assim é raro. Na natureza não há produtos... Por exemplo se quiseres baixar o pH, usas pinhas de amieiro e até serve de alimento para camarões/caracóis! Também se usa o azul de metileno para criação, para evitar que ovos funguem. cumps, David Citar
Recommended Posts