Primeiro aquário - o que escolher?


Recommended Posts

Acho que para iniciar um aquário de agua quente com 60cm já te safas bem ...

 

Agora quanto ao terráquio , não percebo nada disso . Não sei se pode haver alguma substância nociva para os peixes :)

 

Quando te referes a um aquário de 60 cm, isso dá quanto em lts +-?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando te referes a um aquário de 60 cm, isso dá quanto em lts +-?

o volume final vai depender das outras dimensões mas normalmente estamos a falar de 50 a 60 e poucos litros que é o minimo aconselhavel para um principiante pois já é mais facil de estabilizar que um de 20litros, mas se poderes ter um de 80litros melhor ainda porque o normal no hobby é comecarmos por um pequeno e mais cedo ou mais tarde queremos um maior,

 

mas sinceramente seguia o conselho que te deram e começava com um betta e uma tartarugueira e explorava a coisa para ver se realmente goastava e se tinha tempo e disposição para continuar com aquarios, é frequente ver pessoas começar com grande intusiasmo e depois aprecebem-se que afinal não têm tempo ou vontade de fazer as devidas manutenções e desistem depois de fazerem um grande investimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o volume final vai depender das outras dimensões mas normalmente estamos a falar de 50 a 60 e poucos litros que é o minimo aconselhavel para um principiante pois já é mais facil de estabilizar que um de 20litros, mas se poderes ter um de 80litros melhor ainda porque o normal no hobby é comecarmos por um pequeno e mais cedo ou mais tarde queremos um maior,

 

mas sinceramente seguia o conselho que te deram e começava com um betta e uma tartarugueira e explorava a coisa para ver se realmente goastava e se tinha tempo e disposição para continuar com aquarios, é frequente ver pessoas começar com grande intusiasmo e depois aprecebem-se que afinal não têm tempo ou vontade de fazer as devidas manutenções e desistem depois de fazerem um grande investimento

 

Sim. Se calhar vou mesmo fazer isso. Porque não posso dizer que tenha muito tempo para estar de volta de um aquário, já para não falar do investimento que é, nestes dias difíceis que correm, em que não quero estar a deitar dinheiro à rua! Quanto a gostar, acho difícil isso não acontecer, porque gosto de tudo o que esteja ligado a animais.

 

Portanto, em príncipio, começo com o aquário de 20lt. O "Bettinho" é o último a ser comprado, por isso, para já devo comprar o quê?

 

Filtro? Aquecedor? Lâmpada? Como ponho isso td na dita tartarugueira? Sabem dizer-me onde devo comprar? Nas lojas de animais são um bocadinho aldrabões!

 

Há alguém aqui de Loures que me aconselhe uma loja?

 

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Se calhar vou mesmo fazer isso. Porque não posso dizer que tenha muito tempo para estar de volta de um aquário, já para não falar do investimento que é, nestes dias difíceis que correm, em que não quero estar a deitar dinheiro à rua! Quanto a gostar, acho difícil isso não acontecer, porque gosto de tudo o que esteja ligado a animais.

 

Portanto, em príncipio, começo com o aquário de 20lt. O "Bettinho" é o último a ser comprado, por isso, para já devo comprar o quê?

 

Filtro? Aquecedor? Lâmpada? Como ponho isso td na dita tartarugueira? Sabem dizer-me onde devo comprar? Nas lojas de animais são um bocadinho aldrabões!

 

Há alguém aqui de Loures que me aconselhe uma loja?

 

 

Podes colocar a tartarugueira com um pouco de areão ha tua escolha e um termostacto de 25w, por veses encontram se uns filtro de esponja a ar que são bastante bons para colocar num aquario de betta. (eu mantenho os meus em cubos de vodafone, sem areão, com musgo e plantas flutuantes com um filtro de esponja e um termostaacto de 25w) 2/3 dedos de tpa todos os dias e eles estão com umas cores e uma actividade brutáis =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres novo, vais ser dinheiro deitado á rua brevemente... vai ai aos classificados e mete um anuncio no procura-se.

 

Filtro mochila ou interno 100 L /h

Termoestato 25W

Luminaria, deve ser facil arranjares uma PL da boyu de ums 18W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Podes colocar a tartarugueira com um pouco de areão ha tua escolha e um termostacto de 25w, por veses encontram se uns filtro de esponja a ar que são bastante bons para colocar num aquario de betta. (eu mantenho os meus em cubos de vodafone, sem areão, com musgo e plantas flutuantes com um filtro de esponja e um termostaacto de 25w) 2/3 dedos de tpa todos os dias e eles estão com umas cores e uma actividade brutáis =)

e sem luz? É que os meus vão ficar no hall. Tenho medo que lhes faça mal ficar no escuro tanto tempo!

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres novo, vais ser dinheiro deitado á rua brevemente... vai ai aos classificados e mete um anuncio no procura-se.

 

Filtro mochila ou interno 100 L /h

Termoestato 25W

Luminaria, deve ser facil arranjares uma PL da boyu de ums 18W.

Uma mini pl de 18 w é demais, os bettas preferem areas semi iluminadas, as mini pls da boyu mais pequenas de 9w serve e sobra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e sem luz? É que os meus vão ficar no hall. Tenho medo que lhes faça mal ficar no escuro tanto tempo!

não tens problemas =) os bettas no seu estado selvagem vivem em arrozais com 1 palmo de altura completamente atafulhados de plantas =) eles preferem areas de sombra mas alguma luz devem ter.

 

Se o teu hall tiver alguma luz natural não tens problemas, se não, uma mini pl da boyo de 9w chega e sobra para veres o peixe, aconselho é colocares algumas plantas flutuantes para fazer areas de sombra.

 

Alem disso os bettas gostam muito de saltar!

Se puderes colocar uma especie de tampa era melhor =)

(posivelmente se fores a uma loja da vodafone e pedires 2 tampas dos cubos deves te safar bem =)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, parece que esse peixinho foi mesmo feito para viver no hall desta iniciante na matéria!
Vou ver os preços, para me começar já a assustar. E é preciso comprar testes? E fazer a ciclagem e isso tudo que eu tenho lido aqui?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes para já não precisas, tens é de ter a noção que não podes fazer mudanças muito bruscas nos parametros da agua!
No que toca a fazer a ciclagem é relativo... normalmente os bettas são utilizados como peixes starter devido ha sua resistencia, mas se puderes colocar um filtro pequeno a ar, sem muita movimentação de agua era o ideal. (o betta é um peixe que prefere aguas calmas).

MAS TENS de fazer tpas muito frequentes, nos meus cubos de 5 litros faço tpa de meio litro/ litro por dia para evitar picos.

Plantas como musgo e flutuantes é estremamente aconselhado =)

Se precisares de mais dicas sobre bettas está ha vontade para me deixar PM =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que já tens a tua decisão tomada, mas mesmo assim vou dar-te a minha opinião ;)

 

Eu também sou iniciante, comecei há +- 1 mês com um aqua de 60lt que comprei, um kit com tudo (mas o filtro não vale a luz que gasta lol) para já o meu aqua só tem 3 corydoras e umas plantinhas mas acredita que é muito viciante. Quando chego a casa, vou sempre direita ao aqua e lá fico mais de 15m só a olhar as cory, ver se as plantinhas estão bem, ver como está a agua, o filtro...

Já começo a pensar que devia ter comprado um bem maior.... mas para já vou ter de ficar pelo de 60lt pois os €€€ não abundam...

 

Estou mortinha por poder colocar mais variedades de peixes embora não possa colocar muitos e quanto maior o aqua melhores condições tens para mais variedade de peixes.

 

Vais ver que assim que colocares que montares o teu aqua vais querer fazer um upgrade, vais querer colocar mais plantas, vais ver que este hobby é mesmo viciante ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, mais uma vez!

 

Hoje estive em duas lojas de animais para ir comprar o filtro, o aquecedor e a lampada para o meu aqua de 20l para depois colocar o Betta. Fiquei um bocadinho desanimada quando percebi que ia gastar uns 50 € para pôr aquele aquário a funcionar e achei que em breve me ia arrepender.

 

Eu e o meu marido estivemos na conversa com os rapazes da loja e estive a ver um Aqua Juwel de +-60 lt que já vem com luz, filtro e aquecedor. Agora fiquei com o bichinho de comprar esse maior, mas como não percebo nada do assunto, gostava que me dessem uma opinião.

Eu sei que foi o que quase todos me aconselharam logo de início, mas agora que estou inclinada para aí vêm outros receios. Quero avançar para a compra com uma ideia do que preciso realmente, para não fazer asneira.

 

Neste momento as minhas dúvidas maiores são:

 

Será que este aquário tem um aquecedor, lampada e filtro razoável?

 

Para além disto, o que preciso comprar de inicio? Substrato, decoração interior (pedras, troncos, plantas), termómetro, camaroeiro. O rapaz falou-me nos produtos: Bactérias, anti cloro, Teste de ph?

 

Já estive a ler sobre o ciclo do azoto, mas acho que ainda não percebi muito bem como se faz. De qualquer maneira, antes disso tenho de me preocupar em comprar o material.

 

E depois,quanto à fauna (que tambem nao é para já), estive a ver os platys, os guppys, neons e as corys e fiquei inclinada para esses. Mas tambem acho que nem olhei para todos. Tenho de ver se os posso juntar tendo em conta o ph, não é?

 

Eu estou a ser um bocado chata com tantas dúvidas, mas gostava mesmo de fazer as coisas como deve ser, e parece-me mais fiável procurar ajuda aqui, em que todos se juntam pelo gosto que têm pela aquariofilia, do que na loja de animais, em que por vezes a formação que eles têm é muito basica e insuficiente para fazer com que as coisas resultem e não saia asneira!

 

Desde já um obrigado pela vossa paciência

 

:)

Editado por Andreia Caetano

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz do kit da jewl deve ser suficiente para plantas de baixa manutenção, não deves precisar de muito mais.
Bactérias, anti cloro não precisas, bacterias ciclas bem o aquario anti cloro deizas repousar a agua durante 2 dias (co os garrafoes abertos para o cloro poder ser libertado).
Camaroeiro dá jeito, termometro é essencial, teste de ph é super util e no meu ponto de vista essencial, nem que seja só uma vez para perceberes a tua agua.
Se o filtro da jewl for uma biobox, (uma caixa preta grande) não é dos meus preferidos já que ocupa muito espaço na coluna de agua mas faz o seu trabalho.
Em relação ao termostacto se for de 75w é o ideal, a marca é mais ou menos indifrente...

Substracto e decoração podes comprar a teu gosto, ha substractos mais caros outros mais baratos, eu aconselho areão escuro, ha deles muito bons com preços pastante rasoaveil, mas tambem podes optar por um bom substracto como jbl manado que é bastante bonito e não é muito caro comparado com outro de marcas mais caras.
Decoração aconselho sempre ser natural, como pedras ou troncos, (evita os seixos rolados).
Podes tanto comprar como encontrar por ai, (apesar que pode se tornar dificil para os lados de lisboa), comprados é sempre melhor porque já veem tratados, basta frever e colocar no aquario, troncos apanhados ha todo um processo de tratamento que envolve raspar e frever varias vezes e deixar de molho algumas semanas.

Podes colocar tambem plantas naturais de baixa manutenção, como anubias, fetos de java, musgo de java ou outras do genero.

E não estas a ser chata, estamos aqui para ajudar =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, mais uma vez!

 

Hoje estive em duas lojas de animais para ir comprar o filtro, o aquecedor e a lampada para o meu aqua de 20l para depois colocar o Betta. Fiquei um bocadinho desanimada quando percebi que ia gastar uns 50 € para pôr aquele aquário a funcionar e achei que em breve me ia arrepender.

 

Eu e o meu marido estivemos na conversa com os rapazes da loja e estive a ver um Aqua Juwel de +-60 lt que já vem com luz, filtro e aquecedor. Agora fiquei com o bichinho de comprar esse maior, mas como não percebo nada do assunto, gostava que me dessem uma opinião.

Eu sei que foi o que quase todos me aconselharam logo de início, mas agora que estou inclinada para aí vêm outros receios. Quero avançar para a compra com uma ideia do que preciso realmente, para não fazer asneira.

 

Neste momento as minhas dúvidas maiores são:

 

Será que este aquário tem um aquecedor, lampada e filtro razoável?

 

Para além disto, o que preciso comprar de inicio? Substrato, decoração interior (pedras, troncos, plantas), termómetro, camaroeiro. O rapaz falou-me nos produtos: Bactérias, anti cloro, Teste de ph?

 

Já estive a ler sobre o ciclo do azoto, mas acho que ainda não percebi muito bem como se faz. De qualquer maneira, antes disso tenho de me preocupar em comprar o material.

 

E depois,quanto à fauna (que tambem nao é para já), estive a ver os platys, os guppys, neons e as corys e fiquei inclinada para esses. Mas tambem acho que nem olhei para todos. Tenho de ver se os posso juntar tendo em conta o ph, não é?

 

Eu estou a ser um bocado chata com tantas dúvidas, mas gostava mesmo de fazer as coisas como deve ser, e parece-me mais fiável procurar ajuda aqui, em que todos se juntam pelo gosto que têm pela aquariofilia, do que na loja de animais, em que por vezes a formação que eles têm é muito basica e insuficiente para fazer com que as coisas resultem e não saia asneira!

 

Desde já um obrigado pela vossa paciência

 

:)

 

Andreia vou voltar a referir o que já disse anteriormente, com metade do valor da loja, ficas mais bem servida aqui nos classificados ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pela informação que dá o site apenas podemos disser que é giro e que já é um bom aquario para começar somente pelo aspecto de ter 54litros de capacidade e a iluminação que já dá uma margem de manobra

 

agora fica por saber a qualidade dos orgãos vitais desse áquario (filtro e termostato),

 

dei uma vista de olhos ao site da marca e não me agradou muito pelo tipo de filtro e o caudal do mesmo 280lh que acho fraquinho,

mas a verdade é que dá para começar contudo mais cedo ou mais vais querer melhorar e ter de investir mais e com cento e tal euros já compravas algo melhor nos classificados se mais investientos

 

 

edit: entretanto editas-te o post, o segundo apesar de ter mais altura e mais 9litros tem menos luz e um tipo de lampada inferior o que te limita em relação as plantas,

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Sabuguense, entretanto editei.

 

Coloquei o link do site da marca, e acrescentei o outro aqua que vi, que é maior. Por acaso reparei logo, que apesar do aqua ser mais alto, a luz tem menos 5 watt. Não entendo como fazem isto.

 

Falei agora com a loja onde os vi, têm um aqua (só o vidro da Boyu) de 60 a 70 lt por 66 €, mas já percebi que a iluminação depois é caríssma!

 

Ainda não percebi a diferença entre T8 e PL5. Isto quer dizer alguma coisa?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim comprar as peças em separado numa loja fica muito caro apesar de ficar melhor servido,

 

T8 é um tipo de lampada florescente que quase de certesa tens umas no teto da cozinha provavelmente de 36w, é um tipo de lampada já velhinha o que quer dizer que já surgiram tipos melhores e mais eficientes como é o caso das pll ou essa pl5 que equivalem a uma luz florescente dobrada ao meio logo consegues ter mais potência no mesmo espaço de uma t8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Sabuguense, entretanto editei.

 

Coloquei o link do site da marca, e acrescentei o outro aqua que vi, que é maior. Por acaso reparei logo, que apesar do aqua ser mais alto, a luz tem menos 5 watt. Não entendo como fazem isto.

 

Falei agora com a loja onde os vi, têm um aqua (só o vidro da Boyu) de 60 a 70 lt por 66 €, mas já percebi que a iluminação depois é caríssma!

 

Ainda não percebi a diferença entre T8 e PL5. Isto quer dizer alguma coisa?

Andreia le isto ;)

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Já estou quase quase a ter o meu aquário :dance: e quero desde já agradecer a todos os conselhos que me deram. É sempre bom ter algum apoio, principalmente no início!

 

Espero daqui a uns tempos poder dar também o meu contributo para ajudar alguém a dar os primeiros passos neste hobbie apaixonante. Tenho lido imenso sobre tudo aqui no fórum, e surgem-me sempre mais dúvidas e vontade de saber mais coisas.

 

Bem, mas como disse, ainda estou no início e isso quer dizer que ainda vou precisar muuuuuuuuuito da vossa ajuda. biggrin.png' alt=':biggn:'> Espero que não se fartem de mim :priere:

 

Estou a pensar no fundo do aqua... Tenho de decidir o que vou pôr, para começar a ver preços e ir comprar. Queria tentar começar a montagem no domingo porque sei que a ciclagem ainda vai demorar :sleep2:

 

"Fala-se" muito aqui em Akadama, JBL Manado... help!

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Já estou quase quase a ter o meu aquário :dance: e quero desde já agradecer a todos os conselhos que me deram. É sempre bom ter algum apoio, principalmente no início!

 

Espero daqui a uns tempos poder dar também o meu contributo para ajudar alguém a dar os primeiros passos neste hobbie apaixonante. Tenho lido imenso sobre tudo aqui no fórum, e surgem-me sempre mais dúvidas e vontade de saber mais coisas.

 

Bem, mas como disse, ainda estou no início e isso quer dizer que ainda vou precisar muuuuuuuuuito da vossa ajuda. biggrin.png' alt=':biggn:'> Espero que não se fartem de mim :priere:

 

Estou a pensar no fundo do aqua... Tenho de decidir o que vou pôr, para começar a ver preços e ir comprar. Queria tentar começar a montagem no domingo porque sei que a ciclagem ainda vai demorar :sleep2:

 

"Fala-se" muito aqui em Akadama, JBL Manado... help!

Nos substratos é melhor passares numa loja para veres com os teus olhos, o que te agrada mais e essencialmente os €€€ porque os preços são "upa upa puxadotes" :)

Eu gosto de substratos escuros e finos, atualmente tenho no meu aqua grande o manado com o aquabasic como substrato fertil, se o fosse fazer de novo faria com um substrato mais fino e escuro.

Deves precisar para esse aqua de pelo menos 2,5 lt de substrato fertil e 10 Lt de substrato inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos substratos é melhor passares numa loja para veres com os teus olhos, o que te agrada mais e essencialmente os €€€ porque os preços são "upa upa puxadotes" :)

Eu gosto de substratos escuros e finos, atualmente tenho no meu aqua grande o manado com o aquabasic como substrato fertil, se o fosse fazer de novo faria com um substrato mais fino e escuro.

Deves precisar para esse aqua de pelo menos 2,5 lt de substrato fertil e 10 Lt de substrato inerte.

Pois, já percebi isso dos preços!!! O meu marido ainda me vai mandar ir buscar terra ao canteiro! :mrgreen: Tou feita.

 

O substrato fertil já percebi que é para as plantinhas agarrarem (Na loja de animais que tenho aqui perto vi o sera floradepot. Isto presta?)

Em relação ao inerte é para pôr por cima para fixar o outro e tem efeito decorativo também. Corrijam-me se estou a dizer parvoices. bang Preciso de 10 lts de inerte??? omg!! Por acaso na loja tinham um aqua só com o fertil e até estava giro, mas pronto, era um aqua mais pequeno e com pouca coisa.

 

Depois de ter o aqua cheio, posso andar com as maos lá dentro a mudar as coisas de sítio? Neste momento não há dúvida que não me venha à cabeça!!! :oops:

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconheço o floradepot, mas pelo que tenho visto tem muitas criticas boas.

10Kgs é muito 5 kgs é pouco lol

 

Podes mexer á vontade as vezes que quisseres, até achares o layout que queres, de inicio mesmo depois de lavado vai sempre ficar a agua turva, não te preocupes, depois em 48 horas vai ao sitio.

 

Normalmente o substrato fertil não deve ficar sozinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me dizem de JBL Aquabasis Plus (2,5lt) por baixo e depois JBL Manado (10 lt) por cima?

 

Tudo o que eu vejo mais claro para inerte é areão muito fininho ou então parecem quase gravilha! A areia fininha deve ser má para limpar e as pedrinhas grossas devem magoar o peixe não?

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me dizem de JBL Aquabasis Plus (2,5lt) por baixo e depois JBL Manado (10 lt) por cima?

 

Tudo o que eu vejo mais claro para inerte é areão muito fininho ou então parecem quase gravilha! A areia fininha deve ser má para limpar e as pedrinhas grossas devem magoar o peixe não?

 

è a combinação que estou a usar...

 

ultimaversao.jpg

Editado por sargopt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.