Fábio Martins Publicado Abril 1, 2005 Publicado Abril 1, 2005 Boas pessoal, Acabei de montar o meu aquário de 60L e decidi fazer um levantamento de todo o dinheiro que gastei no aquário durante a sua montagem... Acho que será um guia útil para quem quer iniciar neste campo maravilhoso da aquariofilia… Ora vejamos então: (Artigo) Euros Filtro Interno Duetto Dj100 (350L/H) 30,50€ Termóstato de 75 Watts da Tetra 13€ Lã de vidro 3€ Termómetro 1,50€ Papel de fundo 60cm (Azul, idêntico ao fundo do oceano) 3,50€ Areão Preto 11€ Lâmpadas: 1 Gro-Lux da Sylvania 15W 8,50€ 1 Daylight 15W 7,50€ 2 Lampadas Compactas de 15W e 6500K 3€ Custos da calha (feita manualmente) 4 Suportes para lampadas florescentes 4€ 2 Casquilhos E-27 4€ Interruptor 1€ Balastro 3,50€ Fio eléctrico (4m de fio branco para o interior da calha) 0,50€ Fio eléctrico (2m de fio duplo) 2€ Ficha para ligar á corrente 2€ Vidro 3mm (para proteger as lâmpadas da água) 1€ Calha de alumínio para suster o vidro 3€ Parafusos com porca (para prender a calha) 1€ Lata de spray prateado para pintar a calha 2€ Reactor Caseiro de CO2 (ainda não utilizado por insuficiência de plantas no aqua) Válvula anti-retorno 3€ Tubo 2m (para ligar reactor com entrada de ar do filtro) 1€ Pacote de Bicarbonato de sódio 1€ Fermento 1€ Açúcar (epa, penso ser escusado colocar isto) Outros 2 Neons Azuis 10cm (moonlight…simplesmente lindo) 12€ Transformador (para ligar os neons á corrente) 4€ Testes de Ph 8€ Comida para peixes 5€ Fertilizante para as plantas 6,50€ TOTAL 147.50€ Como podem ver, esta brincadeira não me saiu muito barata não… Se repararem com atenção, eu nem coloquei substrato no aqua, o que me diminuiu os custos e ainda nem comprei os testes de amónia e nitratos... È claro que existem algumas coisas desnecessárias naquilo que comprei, como por exemplo os Neos azuis (k fica lindo no aqua ) a título de exemplo… Encotrei alguns materiais mais baratos do que os que comprei, mas a diferença não era muito grande….e acreditem que tentei sempre jogar com a melhor qualidade e o melhor preço…e corri muito da minha cidade para encontrar os melhores preços…por exemplo, o que me surpreendeu mais foi o termóstato, encontrei numa superfície comercial por 13€ e noutra superfície, o mesmo termóstato (exactamente igual) custava 25€... tenham muito cuidado com o que compram…na loja da especialidade, apesar de a marca ser diferente e melhor, ficava-me por 24€. Já comprei algumas plantas que ficaram-me por cerca de 6€, mas decidi não contar com elas no orçamento. Para um aquário de 60L, este hobby saiu-me um bocado caro e ainda sem peixes…muitos de vocês provavelmente conseguiriam fazer o mesmo por um preço mais razoável, mas nas condições em que me encontro isto foi quanto eu gastei… Haaa, já me ia esquecendo…o aquário não foi comprado agora pois tinha-o á 4 anos e estava inactivo…se quiserem acrescentar o preço do aqua…por aquilo que vi, podem comprar 1 de 60L por 25-30€…. Não se esqueçam que ainda podem adicionar, dependedo das circunstancias de cada um, um movél para suportar o aquário, o aspirador de fundos, limpador magnético e por ai além.............................. Os preços que coloquei estão arredondados, mas o valor exacto foge por cerca de 1€ do valor apresentado… Conclusão…apesar de o material comprado ser de qualidade, o meu bolso ainda chorou um bocado. Contudo, se quiserem optar por uma solução mais barata…podem recorrer aos aquários em Kit, talvez vos sai mais barato, apesar de não acreditar que a qualidade seja melhor ou similar…para além disso, um aquário em kit não permite personalizar o setup do nosso aqua ao máximo desejável….mas como em tudo na vida, são opiniões e cada um faz o que bem entender da sua vida… Espero que este tópico tenha sido útil a tds vós… Cumps e obrigado por tudo PS - Desculpem la o desalinhamento dos preços, mas n sabia como alinha-los aki, ja k ao copiar do word isto saiu uma salada de letras e numeros.... Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill
Francisco Mendes Publicado: Abril 1, 2005 Publicado: Abril 1, 2005 LOL. A mim, para um aquário de 54 litros, só a iluminação ( 2 x 36 W da Lifetech ) custaram € 111 e o areão € 54... Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Fábio Martins Publicado: Abril 1, 2005 Autor Publicado: Abril 1, 2005 ...pelos vistos, fui bem poupado Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill
João Azevedo Publicado: Abril 1, 2005 Publicado: Abril 1, 2005 Podias por aí umas fotos para vermos como fica :D Citar Wild Forest Vs Peaceful Meadow
Fábio Martins Publicado: Abril 1, 2005 Autor Publicado: Abril 1, 2005 N tenho camara por enkanto...mas assim k tiver ponho umas fotos...talvez daki a 2 dias ja tenha ela de volta :D Fikem bem Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill
pdrmoura Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 Eu tb gastei muito mais que isso. Bastou adicionar um tronco de jeito, uma boa iluminação e co2. depois, inevitavelmente vieram as plantas e foi o disparate total: fertilizante, livros, testes, etc... já me fartei de gastar dinheiro. Mas está a valer a pena. Citar
Fábio Martins Publicado: Abril 2, 2005 Autor Publicado: Abril 2, 2005 Pois, só me falta mesmo os 3 troncos arredondados e bem castanhos k kero meter no aqua...pelo menos para fazer o que tinha em mente...mas ta dificil de encontrar os malditos troncos...na loja nao vendem akilo que quero...por isso, vou aguardando ate que a sorte me bata a porta... Vendo bem, ate nem gastei assim tanto dinheiro, visto a quantidade de material que comprei...mas para um estudante, sem a ajudinha da mama ,custa sempre mais! Mas tb, ate agora ta a valer mt a pena...isto começa a tornar-se num vicio desgraçado... ...ja eu ando a pensar em fazer um de 200L no verao, vamos ver se o ministro das finanças me da uma ajudinha Fikem bem Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill
Brunnix Publicado: Abril 3, 2005 Publicado: Abril 3, 2005 Boas,Fábio,onde compraste os 2 Neons Azuis 10cm (moonlight…simplesmente lindo) 12€ Foi ai em Faro? Onde? Citar
Fábio Martins Publicado: Abril 3, 2005 Autor Publicado: Abril 3, 2005 Não, mandei vir pela net..na verdade, os neons custaram 9€, mas paguei mais 3€ de portes...mandei-te uma MP para a dizer k site utilizei, para n andar a fazer publicidade gratuita... Fika bem... Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill
Recommended Posts