JoãogaFernandes Publicado: Março 8, 2013 Autor Publicado: Março 8, 2013 A sério, 1 watt por litro no mínimo. Menos que isso dá para desenrascar, mas para estar em permanência aquilo vai estar sempre ligado. Exacto , dá para desenrascar , pelo menos enquanto for ciclar . Quando terminar o ciclo , compro um de 75W , para não ser tudo de uma vez ... Achas que faço bem ? Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
David de Jesus Publicado: Março 8, 2013 Publicado: Março 8, 2013 Sim, claro, não estou a dizer para ires já comprar, mas no longo prazo estares com menos watts do que litros não é bom. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
JoãogaFernandes Publicado: Março 8, 2013 Autor Publicado: Março 8, 2013 Sim, claro, não estou a dizer para ires já comprar, mas no longo prazo estares com menos watts do que litros não é bom. Exacto Só desperdiçava tempo se não o metesse enquanto fazia o ciclo... Assim enquanto faz o ciclo junto outra vez umas massas para comprar Outra coisa , achas que faço bem manter a biobox se o filtro que vou comprar couber lá ? Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Napalm_Betta Publicado: Março 8, 2013 Publicado: Março 8, 2013 A biobox consome-te muito espaço, dai os concelhos para a retirares se puderes (alem de que estarias a restringir o fluxo de agua que ia para o filtro logo era contra producente) Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
David de Jesus Publicado: Março 8, 2013 Publicado: Março 8, 2013 Hummm, acho que é um bocado complicar estar a meter o filtro na biobox... a ideia de tirares a biobox é teres mais capacidade de filtragem, meteres um filtro que cabe na biobox é ficares com uma capacidade de filtragem ligeiramente menor na melhor das hipóteses e estares a complicar... eu por mim é sempre quanto mais simples melhor. As biobox fazem o mesmo que um filtro interno, desde que tenhas uma bomba com boa capacidade, coloques uma esponja e depois um material poroso bom, para filtragem mecânica e biológica, estas bem servido. Interessa o volume de litros que a bomba move por hora, entre 5 e 10 vezes a litragem do aquário (quanto mais melhor) e teres bastante volume em termos de material poroso para constituires uma boa colónia de bactérias. A biobox faz isso. Normalmente não se gosta muito porque ocupam muito espaço visual, porque não dá para mover... e um filtro externo é sempre melhor em princípio. Por isso se não tirares usa-a, se tirares arranja um externo, é o que eu faria. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Napalm_Betta Publicado: Março 8, 2013 Publicado: Março 8, 2013 Hummm, acho que é um bocado complicar estar a meter o filtro na biobox... a ideia de tirares a biobox é teres mais capacidade de filtragem, meteres um filtro que cabe na biobox é ficares com uma capacidade de filtragem ligeiramente menor na melhor das hipóteses e estares a complicar... eu por mim é sempre quanto mais simples melhor. As biobox fazem o mesmo que um filtro interno, desde que tenhas uma bomba com boa capacidade, coloques uma esponja e depois um material poroso bom, para filtragem mecânica e biológica, estas bem servido. Interessa o volume de litros que a bomba move por hora, entre 5 e 10 vezes a litragem do aquário (quanto mais melhor) e teres bastante volume em termos de material poroso para constituires uma boa colónia de bactérias. A biobox faz isso. Normalmente não se gosta muito porque ocupam muito espaço visual, porque não dá para mover... e um filtro externo é sempre melhor em princípio. Por isso se não tirares usa-a, se tirares arranja um externo, é o que eu faria. Faço das tuas as minhas palavras =) Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
JoãogaFernandes Publicado: Março 9, 2013 Autor Publicado: Março 9, 2013 Não consigo ver a capacidade da bomba , mas liguei ao meu primo e ele disse que a água estava sempre limpa e que nunca lhe morreu nenhum peixe por causa dos nitratos ou falta de oxigênio ... Mas amanhã à tarde vejo se retiro Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
JoãogaFernandes Publicado: Março 10, 2013 Autor Publicado: Março 10, 2013 Finalmente consegui ver a capacidade da bomba e é 300L/HChegaram mais dúvidas - Consegui arranjar uns calhãos valentes de xisto (xisto preto e de cor) , de que maneira é que tem de ser fervidos ?- Os fetos de java precisam de substrato fértil ou é como o musgo de java ? Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
David de Jesus Publicado: Março 10, 2013 Publicado: Março 10, 2013 300 l/h está OK mas não podes abusar na quantidade de peixes. Numa panela onde fiquem completamente submersos, deixas ferver uns minutos. Em termos biológicos a única coisa parecida é o nome... mas dito isto não precisam de substracto fértil, com os fetos de java tens que ter cautela para não enterrares o rizoma, senão apodrece, podes no entanto enterrar as raízes, ou se quiseres podes amarrar (com linha de pesca ou elástico) o rizoma a uma pedra ou tronco e com o tempo as raizes agarram. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
JoãogaFernandes Publicado: Março 10, 2013 Autor Publicado: Março 10, 2013 Ainda assim vou comprar o EHEIM pickup .Apenas quero ter umas corys panda , uns madeira e um cardume de neons ...E as únicas plantas que não precisam de fértil que conheço são as anúbias e o musgo :s Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
David de Jesus Publicado: Março 10, 2013 Publicado: Março 10, 2013 Ainda assim vou comprar o EHEIM pickup . Apenas quero ter umas corys panda , uns madeira e um cardume de neons ... E as únicas plantas que não precisam de fértil que conheço são as anúbias e o musgo :s Tens várias: ceratophyllum demersum, as egeria... basicamente qualquer planta pouco exigente não precisa de substracto fértil. E isso do substracto fértil é um bocado enganador, substracto fértil comercial é substracto com fertilizantes adicionados que se gastam com o tempo, por outro lado substracto inerte, num aquário maduro, com o tempo torna-se fértil. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
JoãogaFernandes Publicado: Março 10, 2013 Autor Publicado: Março 10, 2013 Tens várias: ceratophyllum demersum, as egeria... basicamente qualquer planta pouco exigente não precisa de substracto fértil. E isso do substracto fértil é um bocado enganador, substracto fértil comercial é substracto com fertilizantes adicionados que se gastam com o tempo, por outro lado substracto inerte, num aquário maduro, com o tempo torna-se fértil. Muito obrigado :D O que pretendo fazer é metade do aquário com JBL Manado e na outra metade sílica branca . Para separar as duas queria meter umas pedras de xisto (já as tenho) como "barreira física" () . Depois queria meter umas plantas altas na parte de trás , e na parte da sílica queria meter uns paus de videira a fazer de árvores com o musgo de java e também uma espécie de casa em xisto encostado à laterar na mesma parte Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Napalm_Betta Publicado: Março 11, 2013 Publicado: Março 11, 2013 Muito obrigado :D O que pretendo fazer é metade do aquário com JBL Manado e na outra metade sílica branca . Para separar as duas queria meter umas pedras de xisto (já as tenho) como "barreira física" ( ) . Depois queria meter umas plantas altas na parte de trás , e na parte da sílica queria meter uns paus de videira a fazer de árvores com o musgo de java e também uma espécie de casa em xisto encostado à laterar na mesma parte Parece que se está a compor =) OS "paus de videira" devem estar bem secos, deves escovalos bastante e retirar toda a casca que possas e deves frevelos bastante com uma boa mão cheia de sal grosso =) depois deixa os de molho e vai trocando a agua para perderem os taninos e não mancharem a agua =) Plantas altas podes utilizar c. demersum fica bem ou outra do genero =) O Eheim pickup tambem é uma otima escolha =D Cuidado com a "casa" de xisto, os xistos teem de estar em perfeito equilibrio ou colados com silicone de aquario e não se podem mover facilmente ou podes ter problemas se algum peixe as mover. Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
JoãogaFernandes Publicado: Março 11, 2013 Autor Publicado: Março 11, 2013 Parece que se está a compor =) OS "paus de videira" devem estar bem secos, deves escovalos bastante e retirar toda a casca que possas e deves frevelos bastante com uma boa mão cheia de sal grosso =) depois deixa os de molho e vai trocando a agua para perderem os taninos e não mancharem a agua =) Plantas altas podes utilizar c. demersum fica bem ou outra do genero =) O Eheim pickup tambem é uma otima escolha =D Cuidado com a "casa" de xisto, os xistos teem de estar em perfeito equilibrio ou colados com silicone de aquario e não se podem mover facilmente ou podes ter problemas se algum peixe as mover. Já comprei o filtro e o JBL , agora é arranjar as videiras e a sílica branca O filtro cabe dentro da biobox , mas a saída do filtro não coincide muito bem com o buraco da mesma . Posso deixar ficar assim ou ponho fora ? Não queria nada tirar a biobox pois o aquário não é meu :/ Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
JoaoRRM Publicado: Março 11, 2013 Publicado: Março 11, 2013 Boas, Podes usar um pouco de tubo 9/12mm. Cumps. Citar
JoãogaFernandes Publicado: Março 11, 2013 Autor Publicado: Março 11, 2013 Boas, Podes usar um pouco de tubo 9/12mm. Cumps. Poder podia , mas a em largura , acho que não dá espaço para o tubo "dobrar" para vir para o buraco ... Se me fiz entendes Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
JoãogaFernandes Publicado: Março 11, 2013 Autor Publicado: Março 11, 2013 Midias ? Podes explicar , não faço a mínima ideia do que seja :s Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Napalm_Betta Publicado: Março 11, 2013 Publicado: Março 11, 2013 midias= materiais filtrantes Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
JoãogaFernandes Publicado: Março 11, 2013 Autor Publicado: Março 11, 2013 Apenas ia por o filtro a funcionar fora da biobox , com o termostato dentro da mesma ... O problema é se água não circula de maneira a ser aquecida Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
JoaoRRM Publicado: Março 11, 2013 Publicado: Março 11, 2013 Metes o filtro no compartimento do meio da biobox e metes a bomba de retorno a funcionar normalmente com as peças que trazia. Cumps. Citar
Napalm_Betta Publicado: Março 11, 2013 Publicado: Março 11, 2013 e podes aproveitar o espaço que sobra na biobox, colocar-lhe lá as biobolas que ja tens e um pouco de lã filtrante e estas pronto =) Citar "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
JoãogaFernandes Publicado: Março 11, 2013 Autor Publicado: Março 11, 2013 Eu acho que as biobolas estão estragadas . Com a quantidade de água que lá esteve parada , é capaz de estarem todas "cheias" ...Existem duas coisas que possa fazer .1º Meter o termostato no primeiro compartimento , o filtro no segundo (mas tem se ser de pernas para o ar visto que a passagem da água é feita por baixo , e no terceiro a bomba a puxar a água filtrada para o aqua .2º Meter o termostato no primeiro compartimento e meter o filtro fora ao lado , de maneiras que na corrente saia água quente .Opinem :D Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
JoaoRRM Publicado: Março 11, 2013 Publicado: Março 11, 2013 Boas, O filtro não precisa de estar de pernas para o ar... Mete-lo a funcionar normalmente e meter a bomba de retorno no terceiro compartimento. A água a partir do primeiro compartimento não volta para trás logo a água filtrada tem de obrigatoriamente voltar para o aquário. Através da bomba de retorno. Cumps. Citar
David de Jesus Publicado: Março 12, 2013 Publicado: Março 12, 2013 O espaço que estas a usar para colocar o filtro é espaço que podias estar a usar em material filtrante, ficavas mais bem servido assim... na minha opinião estás a complicar... A vantagem do filtro interno sobre a biobox é que é mais fácil de limpar... mas ao pores o filtro na biobox essa vantagem desaparece. As biobolas não se estragam, quanto muito precisam de uma lavagem. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Recommended Posts