Recommended Posts

Publicado

apareceram os vermes abaixo nos meus cardinais

pelo que apurei são nematodos sp.

estou a pensar usar fluvermal.

quem já teve este problema e usou este medicamento sff dê uma ajuda na sua posologia e conhecimento geral.

outras opiniões bem vindas

tn_NemtodD5.jpg

tn_NemtodD2.jpg

unknownworms2_mikeaofa.jpg

Publicado:

Olá

De facto parecem ser nematodos eventualmente da familia Eustrongylides.

A opção de tratamento com antihelminíco é correcta, mas muito dificilmente curarás esses peixes o estado é muito avançado e o peixe é muito pequeno.

Se os tratares isola-os pois a propagação é directa por ingestão de ovos, mas como disse são muito poucas as probabilidades.

Dás comida viva? Tubifex?

Abraço

frame.jpg

Publicado:

viva...

obrigado pela ajuda.

não nunca dei comidas vivas, desconfio que devem ter vindo nalgum peixe.

disseram-me que este é um estado larvar ou migratório e que o lugar no estado adulto ou final é no intestino.

se isto é verdade então já tenho ovos no aqua e parasitas nos intestinos de outros peixes.

se aplicar um tratamento com fluvermal talvez mate os ovos e impeça uma maior propagação, o que farias ?

será o flubendazol toxico para crustáceos ?( tenho alguns caridinas no aqua ).

estes parasitas vão-me matar os peixes todos, sem eu poder fazer nada?

Publicado:

Olá João

Sinceramente não sei se o flubendazol faz mal a crustaceos, caracois sei que é tóxico por isso... ;) , no entanto deixa-me dizer-te que definitivamente eu não o usaria no meu aquario principal.

O uso do flubendazol é conhecido pelo queda imediata do O2 na Àgua e por isso deve ser acompanhado sempre de Aereação forte.

Como se isto não bastasse ele é pouco soluvel na agua deixando no fundo um filme que leva á proliferação massiva de bactérias.

Por isso o seu uso deve ser feito num local de higiene extrema e nunca num aquário com areão.

Em relação aos peixes eu tirava-os todos e tratava-os todos.

Agora digo-te, todos os peixes em que se vissem os vermes, eu sacrificava-os :wink:

Acho que não há salvação para um tetra com esse problema e só assim talvez pares o ciclo.

Mas esta é a minha opinião.

Talvez hajam aqui pessoas que tenham outra, aguarda para ver.

Mas não deixes de isolar já os peixes visivelmente afectados.

Abraço

frame.jpg

Publicado:

Usa o flubendazol na comida na dose de 500 mg por 100 gr de comida.Neste caso o medicamento funciona por via oral porque as larvas estão enquistadas nos musculos nutrindo-se através da circulação sanguinea destes. Se o peixe comer o suficiente poderá por esta via o flubendazol atingir concentrações eficazes no quisto .

Cump.

Rui