João Alves Publicado Março 31, 2005 Publicado Março 31, 2005 apareceram os vermes abaixo nos meus cardinais pelo que apurei são nematodos sp. estou a pensar usar fluvermal. quem já teve este problema e usou este medicamento sff dê uma ajuda na sua posologia e conhecimento geral. outras opiniões bem vindas
Hugo Santos Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 Olá De facto parecem ser nematodos eventualmente da familia Eustrongylides. A opção de tratamento com antihelminíco é correcta, mas muito dificilmente curarás esses peixes o estado é muito avançado e o peixe é muito pequeno. Se os tratares isola-os pois a propagação é directa por ingestão de ovos, mas como disse são muito poucas as probabilidades. Dás comida viva? Tubifex? Abraço
João Alves Publicado: Abril 2, 2005 Autor Publicado: Abril 2, 2005 viva... obrigado pela ajuda. não nunca dei comidas vivas, desconfio que devem ter vindo nalgum peixe. disseram-me que este é um estado larvar ou migratório e que o lugar no estado adulto ou final é no intestino. se isto é verdade então já tenho ovos no aqua e parasitas nos intestinos de outros peixes. se aplicar um tratamento com fluvermal talvez mate os ovos e impeça uma maior propagação, o que farias ? será o flubendazol toxico para crustáceos ?( tenho alguns caridinas no aqua ). estes parasitas vão-me matar os peixes todos, sem eu poder fazer nada?
Hugo Santos Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 Olá João Sinceramente não sei se o flubendazol faz mal a crustaceos, caracois sei que é tóxico por isso... , no entanto deixa-me dizer-te que definitivamente eu não o usaria no meu aquario principal. O uso do flubendazol é conhecido pelo queda imediata do O2 na Àgua e por isso deve ser acompanhado sempre de Aereação forte. Como se isto não bastasse ele é pouco soluvel na agua deixando no fundo um filme que leva á proliferação massiva de bactérias. Por isso o seu uso deve ser feito num local de higiene extrema e nunca num aquário com areão. Em relação aos peixes eu tirava-os todos e tratava-os todos. Agora digo-te, todos os peixes em que se vissem os vermes, eu sacrificava-os Acho que não há salvação para um tetra com esse problema e só assim talvez pares o ciclo. Mas esta é a minha opinião. Talvez hajam aqui pessoas que tenham outra, aguarda para ver. Mas não deixes de isolar já os peixes visivelmente afectados. Abraço
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 Usa o flubendazol na comida na dose de 500 mg por 100 gr de comida.Neste caso o medicamento funciona por via oral porque as larvas estão enquistadas nos musculos nutrindo-se através da circulação sanguinea destes. Se o peixe comer o suficiente poderá por esta via o flubendazol atingir concentrações eficazes no quisto . Cump. Rui
Recommended Posts