Recommended Posts

Publicado

Olá.

Apareceram-me umas manchas brancas nos narizes de bebado (comprados recentemente). A minha primeira ideia foi ictio.

No dia seguinte tinham bastantes menos manchas e agora estão a aparecer outra vez. Os peixes parecem bem.

Aquário - 550L

Filtragem - Sump 150L 2400L/h

Temperatura 24º

Ph 6.8

Nitritos - 0

Nitratos - 5mg/L

Kh/Gh - 4

Já tenho o aquário hospital montado (54L, filtro mochila, termoestato, tronco e tubos pvc, sem substracto e sem iluminação). Acham que passe para lá os peixes e comece a aumentar a temperatura gradualmente? Só não os passei já por algumas manchas terem desaparecido naturalmente e os peixes parecerem bem.

Obrigado

Afonso Cunha

Publicado:

ora bem.. tentei tirar os peixes para o aqua hospital. Tirei 3, voltei a pôr que aquilo está impossível. Foi meia hora para tirar 3, 45min para compor o aquário. Sugestões? Tou a pensar em medicamentos. Mas ainda vou tentar mais uma vez com ajuda.

Afonso Cunha

Publicado:

Consigui tirar os peixes. Destruí metade do aquário mas resultou.

Estão todos no aqua-hospital (54L). Quero tratar com temperatura (29, ou 30º), mas será que as corydoras rabauti e paleatus aguentam?

Outra coisa, o aquário ficou agora sem peixes, estive a ler e dizem que o ictio morre senão tiver hospedeiro ao fim de uns dias. alguém confirma?

Obrigado

Afonso Cunha

Publicado:

Os peixes parecem estar todos bem. As corydoras ontem à noite andavam muito mexidas, mas hoje estão normais (não sei se foi do aumento da temperatura). Apenas uma das corydoras, albina (que me foi dada), está mais estranha. Ontem, ainda no aquário, coçava-se na areia(talvez dos fungos?), hoje está muito parada e depois faz uns sprints. Os outros comem bem, e os narizes de bebado estão bem vermelhos.

Acrescentei uma bomba de ar e fiz uma tpa. Vou pôr a temperatura agora a 30º (passou a noite a 29º). Se me puderem confirmar se as corydoras aguentam os 30º (rabauti, paleatus, e uma albina) e se estes 30º acabam com o íctio agradeço.

Afonso Cunha

• 1 mês depois...
Publicado:

Boa noite,

respondo aqui porque não vejo que tinhas tido muitas respostas.

Eu tive um problema com punto branco há 15-20 dias.

O meu aquário tem:

- 2 ramirezzis

- 3 Apistogramma sp abacaxis

- 1 apistogramma hongsloi

- 6 nariz de bébedo

- 9 tetra cardinais

- 3 ancistrus

- 4 discus

- 10 corydoras aeneus

acho que são tudos os peixes. O meu problema começou quando comprei os cardinais. Comprei 20 e 9 morriram sem dar signos de enfermidade concreta.

4 dias depois, os nariz de bêbedo apanharam punto branco e também 1 dos A. abacaxis.

Incrementei a temperatura a 30ºC e usei Punktol de JBL a seguir as indicações do fabricante. Deixei a mínima luz (uma tira de leds) durante os 6 dias do tratamento (o medicamento é sensible a la luz.

Agora tudos os peixes estão recuperados e não tive nenhuma baixa.

Eu temia que as plantas morressem, mais não tive baixas.

A minha opinião é que as corys não vão ter problema com a temperatura mas estou a falar com só a experiência das C. aeneus.

Não olvides a bombar de ar

Não sei se percebi bem mas não estas a tratar com nenhum medicamento, só temperatura?? esso acelera o ciclo do parásito mas acho que não elimina a infecção, e digo ACHO porquê sei que a temperatura é um factor importante na medicação já que se o parásito não encontra um hospedeiro morre, mas o problema é que o parasito pode infectar outros peixes e não mostrar sintomas, e o ciclo vai repetir mais outra vez.

Agora mandou um pm sobre o bolivian ram,

cmprs,

Pol

Publicado:

Exacto,

Também já me aconteceu curiosamente nos Bêbados.

Curei com o Puntkol da JBL e não tive nenhuma baixa :)

Publicado: (editado)

Acabei por tratar os peixes todos com sera costapur e temperatura de 27.5ºC, tudo no aqua hospital. Não houve baixas e já voltaram todos ao aqua principal e estão todos bem.

Obrigado pelas respostas!

Editado por jacjac

Afonso Cunha