Fábio Martins Publicado Março 31, 2005 Share Publicado Março 31, 2005 Boas Pessoal, Uma pergunta mt simples... Para se retirar o cloro da água, deve-se colocar a gua dentro de garrafões á exposição da luz ou ao escuro??? Já andei a pesquisar mas acabei por ficar na mesma...pois ja vi quem disse-se k era á luz e ja vi kem disse-se k era ao escuro! Não queria utilizar aquasafe para retirar o cloro, e penso k este e o melhor metodo...agora resta-me saber como aplicá-lo.... Cumps e obrigado Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Raposo Publicado: Março 31, 2005 Share Publicado: Março 31, 2005 :D Nem ao sol, nem ao escuro... mas sim à sombra :D Tens é que deixar os ditos garrafões destapados :D Citar Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Paulo Viegas Publicado: Abril 4, 2005 Share Publicado: Abril 4, 2005 Olá Para realizar as mudas de água, podes por exemplo fazer o seguinte: Colocas a água num garrafão de 5, ou 8 litros, deixas de um dia para o outro uma pedra difusora ligada a uma bomba, depois é só procederes à muda da água. É claro que o Aquasafe pode ser utilizado, por exemplo quando está muito frio e tens de ter a água á temperatura do aqua para evitar o choque térmico quando realizas a TPA e não existe tempo para fazer evaporar o cloro da água. É essa a minha experiência com o problema do cloro. Fica bem. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno Almeida Publicado: Abril 5, 2005 Share Publicado: Abril 5, 2005 Pelo que li, dizem que se deve por a água num garrafão 48h antes de fazer as trocas parciais, na minha opinião e pelo que aconteceu com um amigo meu a água ñ perde o cloro em 48 horas por isso pode perfeitamente preparar a água num garrafão DESTPADO uns 4 dias antes, aí terá a certeza que o cloro desapareceu e além disso a água ñ apoderece nesse espaço de tempo... Na minha opinião encha o garrafão e guarde na sua cozinha ou noutro lugar em que fique discreto, assim não fica nem ao sol nem ao escuro Abraço Citar Abraço, Bruno Almeida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Abril 5, 2005 Share Publicado: Abril 5, 2005 Viva, Este método dispensa totalmente o uso de anti-cloro? Citar Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno Almeida Publicado: Abril 5, 2005 Share Publicado: Abril 5, 2005 Caro amigo, ñ sei se dispensa do uso de anti-cloro, ñ estou bem informado quanto a isso, mas tenho conhecimento de várias pessoas que fazem isso e até hoje nunca falhou Abraço Citar Abraço, Bruno Almeida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Xlibris Publicado: Abril 5, 2005 Share Publicado: Abril 5, 2005 Boas!! Eu já á muito tempo que deixei de usar anticloro!!! Regra geral deixo os garrafões (5) destapados um dia completo e no outro dia é só "botar" no aqua !!! Já ouve vezes em que nem 24 horas deixei de repouso e os meus peixes não se ressentiram nada!!! Provavelmente em certas zonas do pais os niveis de cloro na agua serão maiores ou a sua evaporação será mais dificil mas aqui onde moro nunca tive qualquer problema relacionado com a agua!! Não te aconselho nem desaconselho a usares este metodo porque não sei como é a tua agua... só experimentando é que podes saber quanto tempo deves deixar de repouso!!! Boa sorte Citar O meu menino!! Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 5, 2005 Share Publicado: Abril 5, 2005 Olá. Apesar da água da EPAL, geralmente, vir carregada de Cloretos (cerca de 40 ppm, ou mg/L, como preferirem), nunca usei anti-cloro nem deixei água em repouso. Creio que é tudo uma questão de habituação. Como é óbvio também não podemos trocar mais de 50% de água de uma vez, desta maneira. Isso, como é óbvio, não aconselho de forma alguma. Todas as semanas troco cerca de 20% de água de cada aquário cá de casa. A água de reposição é tirada directamente del'cano. Não me preocupo nem com temperatura nem com cloretos, sulfatos e nitratos (que vêm, geralmente, em grandes concentrações na água da torneira). Todos eles podem ser metabolizados ou eliminados da água de forma fácil e rápida. Para o nitrato aconselho, claro está, plantas. Os cloretos e sulfatos, basta ter uma agitação superficial razoável que eles vão-se embora facilmente, visto serem, de certa forma, voláteis. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Space Cowboy Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 ola pessoal a maneira que uso para facilitar a saída do cloro da agua é simplesmente encher os garrafoes com agua quente e depois deixá-la a repousar durante 2 dias para arrefecer...tambem me parece que isto empobrece a agua em oxigénio por isso antes de a colocar no aquario fecho as tampas dos garrafoes e dou uns abanoes para oxigenar um bocado... quanto à temperatura nunca aqueço a agua antes de a colorar no aqu. o ar está aproximadamente a 22º por isso a agua nos garrafoes nao arrefece muito mais,sendo que 25% de agua 4º abaixo nao é suficiente sequer para fazer mudanças significativas na temperatura do aqu... numa loja aconselharam-me a usar tambem um acondicionador de agua, que supostamente tem a funçao de remover o cloro e fazer baixar o pH da agua da rede mas nas instruçoes do produto nao vem la nada disso Citar Go ahead...make my day Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 Carissimos... O Cloro da agua é um elemento bastante instavel, desaparece num instante... kando digo desaparece falo em meia duzia de horas... Trabalho na Estação que abastece a cidade de Peniche e sei do que falo... o nivel recomendado de Cl2 ( Cloro ) na agua de abastecimento humano ronda os 0,20 Mg/l ou Ppm como queiram chamar ... Diariamente fazemos o controlo a agua de consumo na torneira do consumidor e as analises têm de ser feitas no mais curto espaço de tempo desde a sua colheita, sob pena dos valores descambarem po baixo. Se por exemplo deixamos o frasco aberto da recolha da manha e a tarde queros fazer uma contra analise ... tem de ser com nova recolha, pois a recolha da manha ja tem valores que rondam os 0,05 Mg/l... Outra coisa que influencia é o calor ... no verão somos obrigados a subir a dose de cloro, para que se possa manter o mesmo cloro residual na torneira do consumidor, porque o mesmo vai-se perder mais rapidamente... Como concelho para o dito problema... o cloro nos aquarios ... deixem o vasilhame aberto de um dia para o outro, ( a sua boca, quanto maior melhor ), e se possivel á luz ... arriscava a dixer ao sol, pois o seu periodo de tempo nessa situacao é curto e minimiza o choque termico aquando da TPA ... Abraço Nuno Leitão Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
weslei Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 eu utilizo produtos para tirar o cloro da agua e muito facil de encontrar em qualquer loja de aquarismo e nunca me deram problema Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio Martins Publicado: Abril 6, 2005 Autor Share Publicado: Abril 6, 2005 Bom, por mais k digamos como tirar o cloro da água, a verdade é k tenho muitos amigos k usam águinha "del cano" sem qualquer tratamento e k tem bons resultados com os peixes e plantas, penso k é mais uma questao de se habituarem, e se é verdade k as lojas de aquarofilia tb usam agua sem tratamento, penso k n sera malefico para os peixes, usar água sem retirar o cloro. Cumps Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 (...)penso k n sera malefico para os peixes, usar água sem retirar o cloro. Cumps O cloro está na agua para matar ... nunca se esquecam disso... Tudo depende da tolerancia do organismo ao cloro ... ele tá lá mas não nos mata ... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 Olá. O cloro está na agua para matar ... nunca se esquecam disso... Tudo depende da tolerancia do organismo ao cloro ... ele tá lá mas não nos mata ... Exactamente, mas o mais importante mesmo é a concentração. Quando dizes que depende da tolerância do organismo ao cloro, creio que te estás a referir à concentração de cloro/cloreto. Ou seja, que há organismos que resistem melhor a concentrações superiores de cloro do que outros. Trabalho na Estação que abastece a cidade de Peniche e sei do que falo... o nivel recomendado de Cl2 ( Cloro ) na agua de abastecimento humano ronda os 0,20 Mg/l ou Ppm como queiram chamar ... Fixe! Ter uma pessoa que está habituada a lidar com essas coisas dá sempre jeito aqui pelo fórum. Já agora queria-te perguntar como é que determinam o nível de cloro nas águas. A água da EPAL cá em Lisboa tem uma concentração em Cloretos (não em Cloro) à volta dos 40 ppm. Esta análise foi feita por cromatografia HPLC usando uma coluna iónica (dah...) e o detector sendo um conductivímetro eléctrico. Não precisas de escrever aqui no tópico, se não quiseres. Podes-me enviar uma MP. Escusas de estar a encher o tópico com coisas supérfluas. Desde já obrigado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 Olá. O cloro está na agua para matar ... nunca se esquecam disso... Tudo depende da tolerancia do organismo ao cloro ... ele tá lá mas não nos mata ... Exactamente, mas o mais importante mesmo é a concentração. Quando dizes que depende da tolerância do organismo ao cloro, creio que te estás a referir à concentração de cloro/cloreto. Ou seja, que há organismos que resistem melhor a concentrações superiores de cloro do que outros. Correcto. Tolerância de um organismo a determinada concentração de cloro ( no caso ). Trabalho na Estação que abastece a cidade de Peniche e sei do que falo... o nivel recomendado de Cl2 ( Cloro ) na agua de abastecimento humano ronda os 0,20 Mg/l ou Ppm como queiram chamar ...Fixe! Ter uma pessoa que está habituada a lidar com essas coisas dá sempre jeito aqui pelo fórum.Já agora queria-te perguntar como é que determinam o nível de cloro nas águas. A água da EPAL cá em Lisboa tem uma concentração em Cloretos (não em Cloro) à volta dos 40 ppm. Esta análise foi feita por cromatografia HPLC usando uma coluna iónica (dah...) e o detector sendo um conductivímetro eléctrico. Essa concentração de cloretos é a meu ver e de cabeça um pouco esquesita, (vou trabalhar as 24:00 logo já vejo nos boletins de analise a concentração de cloretos ) pois vulgarmente cloretos na agua é cloreto de sodio ( vulgo sal de cozinha ), pois a EPAL se não me engano tem um tipo de agua relativamente semelhante a nossa ( captação de barragem ) atenção que não sei se têm captações subterraneas ( o que ja justificava essa situação ). Se a detecção é feita por condutivimetro electrico então arriscava mesmo a dizer que esses cloretos são mesmo de sodio. O modo de analise que efectuamos por cá é por leitura cromatica num espectro-fotometro. ( Sabes as camaras municipais normalmente não têm muito graveto e quando nos afastamos das grandes metropoles... pior ) Abraço Nuno Leitão Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Dourado Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 Trabalho na Estação que abastece a cidade de Peniche e sei do que falo... Oinq: acho que te desgraças-te... Já agora também te deixava uma pergunta. Responde se poderes e se quiseres: Na empresa onde trabalhas utilizam apenas cloro para controlo bacteriológico? É que segundo me informei certas empresas distribuidoras de água utilizam cloramina alegadamente por possuir o mesmo efeito anti-bacteriológico, mas muito menos volatilidade, sendo portanto mais díficil de eliminar da água. Cumprimentos, Pedro Dourado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Abril 6, 2005 Share Publicado: Abril 6, 2005 Na empresa onde trabalhas utilizam apenas cloro para controlo bacteriológico?É que segundo me informei certas empresas distribuidoras de água utilizam cloramina alegadamente por possuir o mesmo efeito anti-bacteriológico, mas muito menos volatilidade, sendo portanto mais díficil de eliminar da água. Ontem li qualquer coisa sobre a cloramina ( substancia que desconheço ), e pensei logo " tenho de perguntar a engenheira que porra é esta! ", mas como esta semana estou no horario das 00:00 as 08:00 não estou com ela terá de ficar pa semana... o cloro que usamos la na estação é cloro liquido que passa por um processo de gaseficação e é então adicionado à agua sobre forma de solução aquosa. Abraço Nuno Leitão Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 7, 2005 Share Publicado: Abril 7, 2005 Olá de novo. Essa concentração de cloretos é a meu ver e de cabeça um pouco esquesita, (vou trabalhar as 24:00 logo já vejo nos boletins de analise a concentração de cloretos ) pois vulgarmente cloretos na agua é cloreto de sodio ( vulgo sal de cozinha ), pois a EPAL se não me engano tem um tipo de agua relativamente semelhante a nossa ( captação de barragem ) atenção que não sei se têm captações subterraneas ( o que ja justificava essa situação ). Se a detecção é feita por condutivimetro electrico então arriscava mesmo a dizer que esses cloretos são mesmo de sodio. Por isso eu fiz a distinção... uma coisa é cloro dissolvido (não dissociado) na forma, como tu bem disseste Cl2. Outra, é o ião Cloreto Cl- que é de certa forma, estável em solução aquosa (visto ser a base conjugada do Ácido Clorídrico que é um ácido forte).Quando falas no NaCl, não concordo totalmente contigo. Pelo que eu entendi das tuas palavras, dizes que a totalidade dos Cloretos em solução são provenientes da dissociação de NaCl. Os cloretos podem ter no NaCl o maior contributor para a sua concentração dentro de água, mas daí até ser o único acho muito estranho. Também não entendo porque dizes que se a detecção é feita por um condutivímetro, então os cloretos são devidos ao NaCl. Não percebo a tua análise . Além do mais, mas isso esqueci-me eu de dizer, todo o eluente antes de passar pela coluna e detector, passa obrigatoriamente por uma membrana de permuta iónica, de modo a trocar todos os catiões por iões H+. Como é óbvio, nesta análise apenas se podia determinar aniões, visto o que passava pelo detector serem aniões ou então o ião H+ (que só lá está para neutralizar as cargas negativas dos aniões). Mas como é óbvio, nos padrões descontas logo o valor do H+ que possa existir. O modo de analise que efectuamos por cá é por leitura cromatica num espectro-fotometro. ( Sabes as camaras municipais normalmente não têm muito graveto e quando nos afastamos das grandes metropoles... Pois, se nós já achamos que os laboratórios para as aulas estão mal equipadas, então vocês ainda devem sentir isso mais na pele. Já agora, se não for pedir muito , quando puderes, hás-de me dizer a que comprimento de onda determinam a concentração de cloretos. E já agora, se usam alguma substância que forme complexos com o cloreto, é que não estou a ver o ião cloreto, nem mesmo a molécula Cl2 a ter vibrações/transições capazes de se usar para detectar a sua concentração (se dizes que usam um espectrofotómetro, quase de certeza que usam um de gama UV-Visível, certo?). É que segundo me informei certas empresas distribuidoras de água utilizam cloramina alegadamente por possuir o mesmo efeito anti-bacteriológico, mas muito menos volatilidade, sendo portanto mais díficil de eliminar da água. A Cloramina é simplesmente NH2Cl, sendo o átomo de Azoto mais eletronegativo que o de Cloro, quer dizer que a densidade electrónica está mais concentrada sobre o átomo de Azoto do que o de Cloro. Podemos dizer assim, de uma forma muito incorrecta, que em solução se a cloramina se dissociasse formava um ião com a carga - no átomo de Azoto e a carga + no átomo de Cloro. Uma outra substância com um comportamento similar ao da Cloramina é o Hipoclorito de Sódio, existente na lixívia. Por isso NUNCA se deve misturar lixívia com ácido muriático (Ácido Clorídrico com uma dada concentração que não me lembro agora), forma Cloro Gasoso que é altamente tóxico. Quando digo comportamento similar, é porque o átomo de Cloro também está eletropositivo face ao de Azoto, tal como na Cloramina. Se bem se lembram da primária/5º/6º ano, quando se estudava em ciências que se podia desinfectar a água adicionando umas gotas de lixívia é devido a esse cloro electropositivo. Também se devem lembrar dum anúncio (um pouco parvo por sinal) dum desinfectante para os alimentos, em que o filho perguntava à mãe se a fruta já estava Amukinada. Pois o que se vende nesses frascos de Amukina, não é nada mais nada menos que uma solução pouco concentrada de Hipoclorito de Sódio, tal como a lixívia, mas muito menos concentrada. Mas ainda podem perguntar: tudo bem, bonita história de embalar, mas o Oinq falou que eles usavam cloro gasoso, ou seja, Cl2 para desinfectar a nossa água. Onde é que anda o tal Cl+, cloro electropositivo que tu tás farto de falar. Pois, é que o Cloro em solução aquosa tende a formar o ião Cl-, então se temos alguma coisa para ser morta pelo Cl+ na nossa água, é exactamente o que vai acontecer. O Cloro gasoso (Cl2), ainda que pouco, dissocia-se em Cl- e Cl+ dentro de água, em que o Cl+ vai matar tudo o que é prejudicial para nós e deixa o Cl- em solução. Bem, após mais uma das minhas aulas de seca... Espero não ter deixado ninguém a dormir, nem a babar-se para cima do teclado. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Abril 7, 2005 Share Publicado: Abril 7, 2005 Quando falas no NaCl, não concordo totalmente contigo. Pelo que eu entendi das tuas palavras, dizes que a totalidade dos Cloretos em solução são provenientes da dissociação de NaCl. Os cloretos podem ter no NaCl o maior contributor para a sua concentração dentro de água, mas daí até ser o único acho muito estranho.Também não entendo porque dizes que se a detecção é feita por um condutivímetro, então os cloretos são devidos ao NaCl. Não percebo a tua análise . Não disse totalmente, mas geralmente na pratica, e aqui na zona os cloretos de sodio são os mais relevante na agua não é que não hajam outros ... Pois, se nós já achamos que os laboratórios para as aulas estão mal equipadas, então vocês ainda devem sentir isso mais na pele. Já agora, se não for pedir muito :D, quando puderes, hás-de me dizer a que comprimento de onda determinam a concentração de cloretos. E já agora, se usam alguma substância que forme complexos com o cloreto, é que não estou a ver o ião cloreto, nem mesmo a molécula Cl2 a ter vibrações/transições capazes de se usar para detectar a sua concentração (se dizes que usam um espectrofotómetro, quase de certeza que usam um de gama UV-Visível, certo?). O nosso espectro fotometro é um SQ118 da Merck e sim lê no visivel entre os 380 e os 780 nme o reagente utilizado é basicamente Tiocianato e acido nitrico Uma outra substância com um comportamento similar ao da Cloramina é o Hipoclorito de Sódio, existente na lixívia. Tá explicado ... muitas camaras usam hipoclorito de sodio pa desinfectar a agua... Por isso NUNCA se deve misturar lixívia com ácido muriático (Ácido Clorídrico com uma dada concentração que não me lembro agora 32% LOL acho k este topico está a ficar muito tecnico e completamente offline se kiseres podemos continuar a trocar impressoes por MP Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts