Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!!!!

Depois de ter tido um valente fracasso com os salgados... entusiasmei-me de novo e queria montar um nano!!!

Só uma unica dúvida a iluminação... pois a anterior foi "aproveitada" para um plantado, sendo um aquario de 50*30*30 que iluminação preciso????

obrigado e fiquem bem

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Publicado:

boas...

na minha opinião para Nanos , uma Calha da Lifetech/ Jebo , Powercompact , serve muito bem ... dá para manteres corais moles e tem uma excelente relação qualidade Preço...

abraço

Publicado:

algum coralzito duro é mentira...não?

Obrigado

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Publicado:

Exacto, só LPS's :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Então e se for uma hqi 150w... já a pensar num próximo :D ???

Não vou queimar nada??? Não é luz a mais tambem???

Publicado:

Queimar não queimas :D Podes também ser mais comedido e meter uma de 70w dada a altura do aquário.

O conceito de luz a mais, cada vez menos se aplica na aquariofilia de recife :lol::lol: por isso :D

Cumps

Duarte

Publicado:

Quer dizer se comprar um projector que dê até 150 w basta colocar uma lampada de 70 que é mais aconselhavel?? E um dia mais tarde se tiver que aproveitar a potencia toda ... aproveito!!

Dá para fazer isso .... ou um projector de 150w só leva lampadas de 150???

alguem me pode esclarecer...ou só depende do projector???

brigado!!

Publicado:

Olá...

Se quiseres por HQI, coloca 150W... não tens problema nenhum antes pelo contrario ! Esquece os de 70W, assim até aproveitas para um futuro aquario...

Boa sorte :)

Abraço...

Publicado:

ok... vou pelo de 150 watts.

Fiquem bem e obrigado!!!

Publicado:

Olá,

Acho que 150 W para 30 cm de altura bruta de aquário é demasiado, e que te vai provocar problemas de sobre aquecimento. Também não me está a parecer que vás por o projector a 50 cm de altura do aquário pois não ?

Neste caso estou de acordo com o Duarte, vai para o de 70 w ou entao para uma calha PC ou T5.

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Olá...

Erazor, sem ser o aquecimento qual seria o problema ? Eu usei durante uns 2 anos 150W sobre 35 cm e só encontrei vantagens...

Fhuir, uma ventuinha de computador ligada a um timer e tens o problema resolvido. De resto, mais iluminação, mais evaporação, mais kalk, menos chatices com KH e Calcio.... :wink:

Abraço...

Publicado:

ok... e se for um aqua... que tenho ali.. vazio sem nada mesmo a pedir "enche-me de água e vida" de 80cx40ax30l já não existe a duvida quanto aos 150 watts???

fiquem bem!!!

Publicado:

Também concordo com 150W.

Para colocares 70W, mais vale T5!

Só tens de ter atenção com o aquecimento, mas 150W é muito melhor que qualquer outra opção.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:
ok... e se for um aqua... que tenho ali.. vazio sem nada mesmo a pedir "enche-me de água e vida" de 80cx40ax30l já não existe a duvida quanto aos 150 watts???

Só um promenor: quanto maior for o aquário mais aumentam os custos (+ areia no caso de colocares DSB, + rocha-viva, mais tempo demora até o aquário estar completamente povoado, escumador, etc).

Mas se tiveres $$$ para esse de 80cm força porque os valores da água não variam tanto...

Cmpts

Publicado:

ok...! Mas a maior parte do material tenho da minha primeira experiencia frustrada... e desta vez quero fazer as coisas by the book!!!

Espero que corra bem.. só o aqua é o dobro do tamanho!!!

Publicado:
Erazor, sem ser o aquecimento qual seria o problema ?

Nenhum, como eu disse o problema é mesmo o sobre aquecimento. Deves concordar não deve ser assim tão fácil de diminuir num aquário de 50x30x30 ... uma coisa é arrefecer um nano, outra coisa é arrefecer um aquário com 1m ou mais...

Eu no caso dele iria era para uma PC ou T5.

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Oi...

é facil arrefecer esse nano com uma HQI de 150W. Basta uma ventuinha e um timer... nada mais. :)

Este era o meu antigo nano. Para alem de 150W de HQI ainda tinha 2 actinicas e 2 PC de 15W brancas... o aquário era 60*30*35 com 1 ventuinha de arrefecimento.

Pic_3238_36.jpg

Abraço...