Recommended Posts

Publicado

Estou indeciso entre comprar o filtro da ren XP3 ou da Ehiem Pro 2 para agua salgada, qual acham que será a melhor opção?

Este é para substituir um fluval 204.

Obrigado.

Coral

Publicado:

O efeito é para um aquario de agua salgada para auxiliar a filtração do mesmo. Pretendo efectuar uma filtragem mecanica e biologica.

No aquario tenho rocha viva e escumador, o aquario tem cerca de 350 litros e ambos os filtros dão para esse volume.

Coral

Publicado:

Correndo o risco de me estar a tornar um pouco repetitivo :wink: , conforme poderás pesquisar neste fórum e nos setups de água salgada, verás que praticamente ninguem usa filtros desse género, pelo menos para o efeito que pretendes utilizar.

Uma boa quantidade de rocha viva, boa movimentação da água e um bom escumador fazem uma óptima filtragem. Depois existem os seres detritivoros e macroalgas num refúgio que ajudam bastante.

Quanto a esse tipo de filtros, é provavel que te fossem causar mais problemas que benefícios, já que terias de limpar a parte mecânica da filtragem de 2 em 2 dias sem falhar. Além de que a parte biológica iria estar a competir com a rocha viva (embora esta última questão seja ainda discutível).

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

É exacto! :D

 

O preço do filtro deve ser gasto em rocha viva :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:
De que forma é que a parte biológica vai competir com a RV?

Vejamos do ponto de vista teórico:

Num filtro externo as bactérias Nitrosomonas e Nitrobacter converterão a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos, tal como as bactérias nas camadas mais superficiais (aeróbicas) da RV o fazem.

O problema é que se o filtro exterior estiver bem colonizado de bactérias vai ser um eficiente "removedor" de amónia e nitritos mas também uma fábrica de nitratos, já que não tem uma camada anaeróbica de filtragem.

Já a rocha viva dispõe de uma camada aeróbica e anaeróbica, ou seja, encerra o ciclo removendo também nitratos.

O filtro exterior vai retirar grande parte da alimentação das bactérias aeróbicas da rocha viva, reduzindo muito provavelmente a sua população. Até aqui tudo bem, mas o problema é que as bactérias de superfície na RV, ao efectuarem o seu trabalho consumiam oxigénio, fazendo com que este não chegasse às bactérias mais no interior da rocha e concebendo a tal zona anaeróbica tão util ao processo de remoção dos nitratos. Sem bactérias aeróbicas a efectuar o seu trabalho na rocha, também não vamos ter bactérias anaeróbicas a remover o subproduto produzido pelas anteriores - os nitratos.

As bactérias no filtro externo vão competir assim com as da RV. Não sei quem irá ganhar mas é quase certo que o aquário não vai ser.

Esta é uma análise puramente teórica. O que é certo é que a maioria dos aquários com esse tipo de filtros mecânicos e biológicos exteriores apresentam maiores níveis de nitratos.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria