Portuga21 Publicado Fevereiro 24, 2013 Publicado Fevereiro 24, 2013 Boa noite a todos. Como dá para reparar no meu perfil sou novo nisto. Tenho o meu aquário desde dezembro e sempre o tive em boas condiçoes. Mas agora tenho um problema com algas no meu aquário e os nitratos estão a 10mg/l, coisa que sempre tive a 0 A amonia está a 0 e os nitritos tambem estão a 0. O ph é de 7,5 Tenho um filtro Eheim pickup 160 com carvão, cerámicas, esponja, lã e um caixinha para evitar as algas, mas ao que parece não faz efeito. O meu aquario é de 60 litros. Desde já agradecia ajuda. Obrigado.
J_Rosado Publicado: Fevereiro 27, 2013 Publicado: Fevereiro 27, 2013 (editado) Boas, Antes de mais, sê bem vindo! Teres os nitratos a 10mg/l após 2 meses, além de ser normal até é um bom sinal, pois indica que o ciclo do azoto está concluido, tens é de ir fazendo TPA (trocas parciais de agua), cuja frequencia depende da quantidade de peixes que tens no aquario, i.e., se tiveres muitos peixes (mais poluição) ou peixes muito exigentes/senciveis (o que não deve ser o caso) terás necessidade de TPA mais frequentes (tipo semanais), senão chega fazeres uma TPA de 15 em 15 dias de 20-30%. Atenção! A agua de reposição sempre com anticloro e a uma temperatura parecida com a do aquario Relativamente ao filtro que tens, deves tirar o carvão porque ao fim de 1 mês está saturado e depois disso, alem de não fazer nada, ainda pode voltar a libertar a porcaria que tem acumulada. Para evitar algas, a "caixinha" não conheço, mas digo-te uma coisa "eles inventam cada uma" para sacar os €€€ ao pessoal, que só visto. Faz as TPA e limpeza do filtro como deve ser (atenção aos procedimentos, i.e, mais uma vez, a agua de reposição com anticloro e a temperatura parecida com a do aquario, as esponjas do filtro só se lavam com água retirada do aquario), ajusta o tempo de iluminação (8 - 10H, por dia) evitando exposição solar directa, com tudo isto, vais ver que as algas no teu aquario serão muito poucas. abraço e boa sorte Editado Fevereiro 27, 2013 por J_Rosado A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Portuga21 Publicado: Fevereiro 28, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2013 (editado) Obrigado pelas boas vindas. Eu costumo fazer tpa's de 15 em 15 dias mais ou menos de 20% a 30% como disse. Então em relação ao carvão devo de retirar o que lá está e não colocar mais nenhum ou coloco novo?? A tal caixinha que disse que tenho é uma "phos-zorb" da api. Os peixes que tenho são : 2 neons cardinali 3 neons chineses 7 neons inessi 2 tetra fantasma laranjas 1 tetra fantasma negro 3 guppy's macho 1 corydora 1 limpa vidros penso que é um ancistro Tou com ideias de comprar pelo menos mais um corydora. Obrigado. Editado Fevereiro 28, 2013 por Portuga21
Coltrane Publicado: Março 2, 2013 Publicado: Março 2, 2013 Viva!!! Conforme dito anteriormente, a única coisa a fazer é TPA, tenta fazer 2 tpa por semana até estabilizar. quanto ao carvão neste momento não serva para nada. Normalmente é usado após tratamentos. abraço Gilberto Rodrigues
Recommended Posts