miguelpinho Publicado Fevereiro 24, 2013 Publicado Fevereiro 24, 2013 (editado) Meus Amigos,Hoje venho alerta-los num imenso perigo na contaminação do aquário.Eu tive a infeliz ideia de colocar uma válvula anti-retorno igual a esta: http://lagesa.pt/pt/...-vertical-lataoDesde essa data nunca mais consegui manter corais e nassários isto porque olatão é uma liga com cerca de 70% de cobre.O cobre vai-se dissolvendo na água e a areia e a rocha viva absorvemfuncionando como esponja.Neste momento não tenho cobre dissolvido em água pelo que nos testes de cobredá zero. Mas se pegar num pouco da areia ou na rocha viva e fizer o teste oteor de cobre é de 0,5 a 1,0 mg/l. Esta percentagem de cobre mata invertebrados(corais, nassários, eremitas, camarões, etc).Tive esta válvula durante 3 meses no meu aquário e foi o tempo suficiente paraque NUNCA mais conseguir tirar o cobre da areia e da rocha viva.Já tirei um pouco de areia e passei vezes sem conta por água, esfrego a areia,mudo a água, etc... e depois volto a fazer o teste e lá estão os 0,5mg/l a1mg/l.Resumo por mais que tentem NUNCA é possível retirar o cobre absorvido pelarocha viva e areia.Única opção: Trocar a Rocha Viva e a AreiaAbraçoMiguel Pinho Editado Fevereiro 27, 2013 por miguelpinho
Marco Nelson Publicado: Fevereiro 24, 2013 Publicado: Fevereiro 24, 2013 boas miguel td bom? ja m tinham dito pa n lavar a rocha com agua do eskentador por causa disso msm, lembro-m d qd lavei a areia usei agua do chuveiro n m lembro s usei agua quente, espero n ter feito porcaria.... mas deve haver alguma maneira d retirar o cobre da rocha, tenta encher 1 bidom com agua deixar a rocha/areia d molho algum tempo e vai fazendo trocas d agua no bidom, eu tenho no quintal 1 bidom q recebe a agua da chuva q vem das telhas é toda canalizada por 1 cano e entra no bidom smp com uma boa pressao, cada vez q chove a agua é renovada a montes, talvez s fizesses algo do estilo aproveitar q anda a chover bem deixa la a rocha/areia umas semanas e repetes o teste a ver s n migrou nenhum cobre na agua ... entretanto vou fzr umas pesquisas a ver s n ha nada na natureza q aborva o cobre, pois n sei s n terei feito asneira qd lavei a areia e n tou naquela d deitar tudo fora...... boa sorte nisso e caso tentes lavar a rocha/areia d alguma maneira dps diz qq coisa pa saber s t safas-t ou nao ok? abraço Marco os meus aquarios: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235335
Alberto Magalhães Publicado: Fevereiro 24, 2013 Publicado: Fevereiro 24, 2013 Boas...estou F**** Tenho esta esta válvula há já algum tempo e efectivamente os ermitas, nassarios não se aguentam muito tempo. Os corais lá se vão aguentando mas não se desenvolvem muito. Que alternativas existem a este tipo de válvulas? Obrigado Alberto
miguelpinho Publicado: Fevereiro 25, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2013 Tens válvulas em PVC basta fazeres uma pesquisa no google Cumprimentos Miguel Pinho
Marco Nelson Publicado: Fevereiro 26, 2013 Publicado: Fevereiro 26, 2013 Boas...estou F**** Tenho esta esta válvula há já algum tempo e efectivamente os ermitas, nassarios não se aguentam muito tempo. Os corais lá se vão aguentando mas não se desenvolvem muito. Que alternativas existem a este tipo de válvulas? Obrigado Alberto Tens válvulas em PVC basta fazeres uma pesquisa no google Cumprimentos Miguel Pinho boas novamente... encontrei este tópico antigo num forum d aquariofilia: " Não qualificado Elcio , tive problema com cobre também , resolvi com carvão , e TPAs , e não precisei trocar rochas nem substrato . No meu caso foi um fio de uma bomba , que estava em um gira-gira NY e quebrou o isolamento .Perdi vários corais , equipe de limpeza , mas consegui me livrar do cobre. Enio Desconectado ~ Usuário desde: 30/09/2001 ~ Última Visita: 21/11/2012 " ja deve ajudar uma beca... cumps os meus aquarios: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235335
miguelpinho Publicado: Fevereiro 27, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2013 Obrigado Nelson, No meu caso é um pouco mais grave, mas desde o inicio de mês que coloquei carvão activado e consigo manter niveis próximos de zero de Cu na água. Na rocha e na areia como o cobre é absorvido não se consegue retirar. O que eu vou fazer é mudar a areia e ir registando os níves de cobre nessa areia. Se a nova areia não absorver o cobre, coloco uma pequena quantidade de rocha viva em cima dessa areia. E mantenho o mesmo processo de análise à nova areia e à nova rocha e à rocha "viva" antiga. É um processo cansativo, mas de aqui a dois meses já posso ver se vou mudar a rocha "viva" antiga ou não. Abraço Miguel
Recommended Posts