<<< Questões com Filtragem (Filtro Externo vs Sump)

Recommended Posts

Publicado

Boas,

Ora cá vai mais uma daquelas dúvidas tipo testamento e que no fundo são várias numa só :shock: conto com a vossa preciosa ajuda :oops:

1. Estou a pensar montar um novo aquário, entre os 300 L e os 400 L. Neste aquário pretendo manter alguns peixes com vista a ter um comunitário compatível com discus (cardinais, bêbados, rasboras heteromorpha, corys, escalares (3), talvez alguns L's e um ou outro Apisto). Deste modo, será um aquário de medianamente plantado.

1.1 Deverei optar por um filtro exterior (mais caro) ou uma sump (maior risco de correr mal)?

1.2 Se for melhor uma sump, qual deverá ser a sua dimensão?

1.3 Ainda de se for uma sump e porque não pretendo furar o aquário, qual o melhor sistema de overflow?

1.4. Conhecem este? Funciona?

overflow.gif

1.5 Se for melhor um filtro externo, qual deverá ser o seu caudal e capacidade de massas filtrantes?

1.6. Ainda se for um filtro que marca / modelo recomendam?

2. Montando aquele aquário, a fauna (com excepção dos Discus, Apistos e L's que ainda não existem) e flora que estão no actual aquário de 120 Litros passarão para lá e fico com 120 Litros de vidro vazio que penso utilizar para montar um tanque de CA's. Ainda não sei bem o quê, porque a sua dimensão não dá para muitas loucuras, mas estou mais inclinado ou para um misto de CA's ou um Tanganyika. Mais uma vez que tipo de filtragem utilizar?

2.1. Tenho dois filtros externos Eheim 2213 e Hydor Prime 10, será que chega um dos dois? Ou são necessários os dois?

2.2 Será que é melhor um externo de superior capacidade?

2.3. E se colocar um interno para ajudar na filtragem mecânica e arejamento? Será que chega?

Bem sei que são muitas questões, mas antes perguntar e chatear toda a gente do que fazer muitas asneiras :wink:

Ppl dos CA's se quiserem opinar sobre as possibilidades de população para o aquário do ponto 2, estejam completamente à vontade :D

Abraços e muito obrigado,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Em relação ao ponto 1 não vou tar a falar do que não sei (sump e etc.) por isso vou só dar uma opinião: Se tás indeciso entre 300 ou 400 litros mais vale montares já um de 450! ;):wink:

Ponto 2: Em 120 litros talvez seja melhor Tanganyika, porque pra Malawi é capaz de ser curto.

2.1 Eheim 2213 deve ser suficiente para 120 litros.

2.2 Depende da população que escolheres. Com um 2215 talvez fosse melhor pra CA's , mas já que tens o 2213 é aproveitar.

2.3 Chega!! :D

Se optares por Malawi podes sempre fazer um aquário mono-espécie.

ruarrr_avt.jpg
Publicado:

No meu entender, quanto maior melhor :wink:

1.1 A sump só corre mal se não tiveres os niveis de àgua bem defenidos. A sump é melhor que um filtro extreno, visto que a sua manutenção é mais fácil e a filtragem em principio será melhor.

Também poderás esconder, termoestatos, termometros, maternidades, tubagens, etc., ficando o aqua principal livre desses acessórios.

1.2 A sump, convém ter pelo menos três ou quatro compartimentos, por isso 80cm para cima.

1.3 Como não te sei responder, pesquisei e encontrei isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...hlight=overflow

1.5 Se entenderes colocar um filtro extreno, pelo menos um que faça 1000lt/h. As matérias filtrantes, depende do que queiras (biológica ou mecânica)!

1.6. Os filtros que eu recomendo são os Eheim. Eu tenho o 2217 para 300lt de àgua. ;)

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Publicado:

Boas,

Antes de mais obrigado pelas respostas e pelo link... :D

Fiquei mais esclarecido mas... ainda com algumas dúvidas :lol: nomeadamente no que concerne ao sistema de Overflow!

Vá lá pessoal vamos a opinar :D

Abraços,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!