Recommended Posts

Publicado

Olá,

Deram me um aquário de 60Lt já com um areado. Fui a uma loja de animais, e o rapaz explicou-me que devia ter um filtro, um termostato, um termometro para medir a temperatura da água e dois produtos que eram essenciais: sera bio nitrivec e sera aquatan.

Quando o tive, lavei-o bem, sem nada de detergentes, tanto como o areado. Coloquei em cima de uma estante, e comecei a monta-lo, meti o filtro e o termostato um pouco afastado do filtro para que a temperatura circula-se melhor (dica que vi na net), enchi com a água e coloquei os produtos. ao inicio fiquei um pouco preocupada, porque a água ficou turva, mas depois vi que era normal de 4h a 24h após a aplicação do produto. Ainda não comprei nem decorações novas nem plantas, mas gostava de comprar. Falaram-me nos testes de pH, mas não percebi se já os devia ter feito ou não (o senhor da loja disse que para já já não era necessário) ... Falaram-me também que devia fazer o ciclo, que sinceramente não sabia que existia nem sei o que é (?) e por fim, já meti um limpa fundos e um limpa vidros, que me disseram que eram os melhores para o inicio ...

A minha duvida fundamental é se o meu processo foi bem feito ou à alguma coisa que fiz mal e que posso emendar! :sleepiness2:

Obrigada,

Andreia

Publicado: (editado)

Boa noite.

Eu não tenho muita experiência também, mas antes de pores os peixes, devias deixar o aquário só com o filtro ligado, agua e areão durante 3 semanas e depois os peixes, o tal ciclo é isso. Mas haverá membros com mais experiência para te ajudar e vê alguns tópicos que já existem.

Editado por mjpr

Olá,

Vou tentar ajudar no máximo que poder. Espero ser útil.

É o seguinte, o ciclo serve para que se comecem a formar colónias de bactérias essenciais para a degradação da amónia.

A amónia é basicamente um composto que se forma através das fezes dos peixes e de restos de comida em decomposição.

Como já foi digo o ciclo demora cerca de 3 a 4 semanas a ser feito, mas pelo que percebi usaste um acelerador de ciclo, ou seja meteste para la as bactérias através de um produto! (o que não e mau, é ate mesmo essencial!)

Quanto ao filtro é o seguinte o filtro deve ter um caudal de 5 a 10x a capacidade do aquário! ou seja o teu aquário é de 60Lt o filtro deve ter um caudal de 300L/h mínimo! (podes ver esta informação na caixa do filtro!)

Relativamente ao termóstato é a regra de 1W/Lt ou seja 60Lt o termóstato deve ser mínimo de 60 xD (Visto que não há de 60 deve ser de 75W)

Por fim os peixes, se conseguires identifica a espécie de peixe de que estamos a falar (se te lembrares, ou manda uma foto dos bixinhos se possível)

Podes optar por plantas de fácil manutenção que não precisam de quase nenhuns cuidados que é o caso destas:

-anubia
-vesicularia dubyana ou musgo de java
-Cryptocoryne x willisiisagitaria
-Bolbitis heudelotii
-Microsorium pteropus (feto de Java)
-Cabomba caroliniana
-Ceratophyllum demersum
-Chara sp.
-Cryptocoryne
-Egeria
-Hydrila verticillata
-Isopterygium tennerum
-Nitella
-Potamogeton perfoliatus
-Riccia fluitans
-Utricularia foliosa
-Vallisneria americana
(ainda há mais!)
Espero ter ajudado
Cumprimentos
João Tiago
ps: Esqueci-me de uma coisa, o SERA aquatan serve para retirar da agua da torneira (aquando as mudanças de agua necessárias o cloro e os metais pesados que são altamente perigosos aos peixinhos :)
Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Publicado:

Ou seja, os meus peixeinhas não vão morrer por eu não ter feito um ciclo visto que meti um acelarador de ciclor, certo? :dance:

Aqui está uma fotografia dos meus 2 peixinhos

546819_10151126326952609_269204073_n.jpg

Disseram-me que posso meter mais uns 3, para ver como se adaptam, correcto?

Obrigada :thumbup3:

Publicado:

Boas,

Tens uma corydora albina e um CAE (comedor de algas chinês). As corydoras tem de estar em grupo minimo 3 e os CAE ficam muito grandes para o teu aqua e tornam-se agressivos.

Outra coisa, se esse é um aquário de água doce, porque é que tens um fundo marinho? Coloca uma cartolina preta atrás...

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Lol mergulhos desculpa estar a contrariar o teu tópico, mas se ela gosta do fundo porque não deixar? É giro! Faz uma mistura entre o doce e salgado :P

Acho que acima de tudo ela tem que gostar pois os peixes acho que não se vão confundir em relação ao meio em que estão a habitar o.o xD

Em relação aos peixes é o que o mergulhos disse! tens um bom site para ver a relação dos peixes, comportamento e parâmetros de agua!

http://arcadenoe.sapo.pt/peixes/

Cumps

JoãoT

Brevemente... ;)

Publicado:

Este fundo é bem giro, mas não é por ser marinho que vou comprar outro, mas por este ser pequeno e não cobrir o fundo do aquario todo :mrgreen:

Vou pesquisar no site que me deste DarkAxe ::D:

obrigada

De nada :) Qualquer duvida é só avisares ;)

ps: Se possível vê aquilo do filtro e termóstato, e muito importante!

Quanto ao teste do pH é essencial, mas não já já pois a agua como e nova deve ter o pH a rondar os 7, se vires algum peixe a morrer sem motivo aparente compra o teste e faz!

Atenção que no site que te dei está a mencionar o pH que cada peixe tolera! há peixes com diferentes valores de pH

Cumps

JoãoT

Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Publicado:

O fundo preto é melhor, pois faz com que as cores das plantas e dos peixes tornem-se mais vivas... E torna o aquário mais natural

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

O fundo preto é melhor, pois faz com que as cores das plantas e dos peixes tornem-se mais vivas... E torna o aquário mais natural

Cumps

Desculpa a minha ignorância mas porque preto e não verde então? Porque não verde e por então um daqueles fundos que têm fotos de plantas?

Achas que eles se confundem e pensam que são mesmo plantas naturais e batem de cabeça nelas? xD

Cumps

JoãoT

Brevemente... ;)

O fundo preto faz com que nos foquemos no mais importante (o que está dentro do aquário: pedras, plantas, areão, peixes) Enquanto que o fundo de plantas irá estragar isso. Depois o preto sobressai mais as cores, mas podemos usar também o branco, que fica muito bem.

Cumprimentos

Pedro Sousa

Editado por mergulhops2

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Eu pessoalmente acho que fica feio um fundo preto ou um fundo branco :x tira um bocado de piada!

Mas está ai uma boa explicação.

Prefiro o fundo com plantas verdinhas :P da mais estilo ahahahah e claro ter plantas verdadeiras! :D

Para mim fica perfeito ter as 2, plantas e fundo de plantas até fica a parecer o aquário maior!

Cumps

JoãoT

Brevemente... ;)

Publicado:

xD sim e perfeitamente normal, parece que têm pilhas, e vai ser normal quando não tiveres a olhar elas pararem e ficarem tipo estátua até notarem a tua presença (pelo menos é o que acontece com as minhas 4)

Brevemente... ;)

Publicado:

As coridoras fazem muito isso, é normal. Não ponhas mais peixes por agora, o comedor de algas chinês se puderes devolve-o à loja, vai crescer muito e vais ter problemas no futuro, eles tornam-se territoriais.

Quanto ao ciclo, o ideal seria comprares testes de amónia, nitratos e nitritos, quando amónia e nitritos estiverem a zero tens o ciclo feito. Esse líquido que te venderam, o nitrivec, era dispensável.

Vê este link para entenderes o que é e como funciona o ciclo: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

E no futuro quando fores adicionar mais peixes pesquisa primeiros sobre as suas características e necessidades, lembra-te que há muitos peixes que não são compatíveis com outros. Outro aspecto importante a ter em conta é a lotação do aquário, a regra geral de orientação (com várias excepções no entanto) é que o aquário leva por litro um cm de peixe em estado adulto, por exemplo, um platy mede 5 cm, logo no teu aquário só podes ter no máximo 12 platis adultos. Já agora, as coridoras são peixes de grupo, sozinhas não se sentem bem, nem vais ter a oportunidade de observar como elas se comportam em grupo, são uns peixes muito interessantes. Por isso as tuas próximas aquisições deviam ser pelo menos mais 3 coridoras, de preferência da mesma espécie.

O fundo com fotografias e as decorações tipo barcos afundados, barris, e afins são típicas de principiantes, normalmente com o passar do tempo toda a gente começa a preferir aquários naturais... é uma questão de tempo se te mantiveres no hobby. :)

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Outra duvida, quanto em quanto tempo devo mudar a àgua? Disseram-me que uma vez por mês devia tirar 2/3 da àgua e adicionar nova água, mas ai a água vai ficar fria para os peixes, não? E devo adicionar os produtos da Sera cada vez que fizer a muda da água, certo?

obrigada :smile2:

Publicado:

A periodicidade depende de vários factores, principalmente a carga biológica, durante o ciclo é importante evitar os picos de amónia e nitritos, por isso idealmente deverias testar essas substâncias regularmente e se necessários fazer tpa´s até baixar a sua concentração para níveis aceitáveis. Depois do ciclo feito fazes tpa's principalmente para eliminar nitratos que se acumulam. No teu caso, e durante o ciclo, se fosse eu fazia tipo 1/3 da água de dois em dois dias para jogar pelo seguro. Sim, usar um condicionador (pode ser da Sera ou de outra marca) para eliminar cloro, cloraminas e outras substâncias prejudiciais. O nitrivec é dispensável. A questão da temperatura, podes usar água à mesma temperatura para a tpa.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Ola ;) eu também sou novata, montei o meu aquario no dia 13/02 e ainda está a fazer o ciclo sem peixes...

Pelo que tenho lido e me têm dito, agora no inicio é melhor começares a fazer TPAs de 2 em 2 dias, cerca de 25%, eu tenho feito isso, tenho deixado os garrafões de agua abertos para o cloro evaporar....

Compra testes de PH, de amónia, nitritos e nitratos, eu comprei um pk com 5 testes

As plantas, é melhor começares pela mais fáceis de cuidar e como não tens substrato, pelo menos não falas nisso, tem de ver quais podes plantar. Eu só tenho areia de silica e coloquei vallisnerias e Limnophila sensiflora, usei fertilizante de pastilha, uma em cada raiz.

Tens de ter atenção qual a potencia da tua iluminação para ver quais as plantas que podes ter...acho que não referes isso...

Quanto às corydoras (eu estou mortinha por colocar) compra mais pois elas gostam de companhia ;) mas tem atenção aos níveis de amonia, antes de comprar os peixes, tens de ir com calma ;)

Publicado:

Eu meti um acelarador de ciclo, dai já ter peixinhos :)

Em relação aos teste, vou comprar já esse pack, e as minhas corydoras já têm companhia, já está mais calma.

Agora tenho um guppy a chatear uma guppy, ou seja, tenho que a meter na maternidade ainda hoje, para não matar os filhotess.

Estou a adorar este forum biggrin.png' alt=':biggn:'>

Publicado:

Mas mesmo com acelarador e sem fazeres testes não sabes como está a agua, ao colocares todos os peixes corres o risco de teres um pico de amónia.

Se o ciclo fosse assim fácil, não estavámos tantas semanas a espera para poder introduzir o peixes....

Publicado:

Boas sandrass é verdade que o ciclo e bastante importante e não deve ser ignorado, eu por experiência propria comprei o acelerador de bacterias e segui a risca todas as instruções, pus peixes 2 dias apos por agua no aquario e fui acrescentando mais peixes com o intervalo de 1 semana, e não tive problemas!

Atenção deves evitar por peixes em maternidade pois eles strexam e podem morrer! Nunca os deixes la (aos maiores não aos filhos) mais de 2 dias seguidos!

Os filhos podem ficar

Cumps

JoãoT

Brevemente... ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!