Bruno Fernandes Publicado Fevereiro 19, 2013 Publicado Fevereiro 19, 2013 Boas a todos! Provavelmente alguns membros ja me conhecem de um problema de algas num aquario que tenho! Visto que tinha la outro aquario por casa, mas estava um pouco ao abandono, decidi mudar o seu layout, redecorar, filtro, iluminaçao, por umas plantas um pouco exigentes. Pois bem como costume começo pelo setup: - Aquario 65x30x35; - Iluminação DIY, com 5 Metros de fitas de led 5050 smd, metade da fita alimentada por um transformador de 2A e outra metade por 500mA; - Filtro Cascata eihem; - Substrato Fertil da Tropica; - Substrato Inerte Aquatic Nature, Dekoline London (glanumetria 1-2 mm). - Co2 Caseiro por agora (muita crise por aqui lol) Fauna: - Apenas red cherry por agora. Flora: - Eleocaris Sp. Mini (mais me parece parvulla mas pronto); - Rotala Sp. Green; - Pogostemon Helferi. Pois bem agora a desriçao do problema, fez agora 2 semanas que montei o aquario e surgem alguns problemas. Primeiro foram as algas diatomaceas castanhas (pelo que sei normais em inicio de montagem), nada de grave fiz uma TPA onde aspirei grande parte delas. No entanto tenho uns problemas nas plantas...Estão a ficar castanhas e a "apodrecer", so nao sei se sera isto sinal de carencia de nutrientes ou falta de iluminaçao ( pelo que li dificilmente sera falta de iluminaçao mas pela duvida questiono). Pois bem a nivel de testes estao quase todos normais apenas o PO4 esta a 0 (problema que ja tive na minha outra montagem) e o ferro estava baixo tambem (quase 0). Neste momento ainda nao tenho possiblidade de adicionar fotos mas assim que puder trato disso Fico a espera de opinioes e ajudas! Maiores Cumprimentos, Bruno Fernandes.
Bruno Fernandes Publicado: Fevereiro 21, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2013 (editado) Boa Noite a todos. Como prometido ontem trago agora as fotos para mais facil observaçao e ajuda ao meu caso! E por fim uma geral do Aqua: Como se pode observar nas fotos tenho algumas algas por este estar no inicio do ciclo mas nota-se que existe algum tipo de carencia nas plantas. Podera ser problema da iluminaçao ou sera falta de nutrientes? Obrigado a todos. Cumprimentos, Bruno Fernandes. Editado Fevereiro 21, 2013 por Bruno Fernandes
babykhan Publicado: Fevereiro 22, 2013 Publicado: Fevereiro 22, 2013 Boas A meu ver poderá ser devido à ambientação a essa iluminação, conjugado com a imprevisibilidade do CO2 caseiro e à descuidada manutenção de um regime de TPA/fertilização... Não sei ao certo como fizeste para 'encaixar' 5 metros de LED em 30 cm, mas 8 tiras de 5050 a bombar parece-me luz a mais. Qual o tipo de algas que preferes, uma vez que não fertilizas convenientemente devias escolher agora, pois quando esse substrato enfraquecer vão aparecer uns poucos de tipos diferentes. Com essa luz toda vais ter aí um bom algário. Qual o foto-período que mantens? Qual a concentração de CO2 no inicio e no fim do mesmo? Qual a razão para teres investido precipitadamente na Tropica? Eu sou fã deles, não te confundas, só que tento fazer investimentos mais frutíferos. Se lhes queres dar o teu dinheiro, eu agradeço-te que os patrocines, mas será mais bem aplicado na compra de plantas, substrato fértil (e inerte) arranjas a uma fracção do preço que deste por esse. Dizes ter CO2 caseiro por causa da crise, se calhar por causa dessa mesma crise continuas a utilizar o mesmo teste de PO4 que continua estragado (e os outros que dão "resultados normais") mas na minha opinião é por causa de uma camada de mitos urbanos que insistem em testar, testar e mais testar. Testar o quê, para quê e porquê??? Para descobrir quanto gasta o teu carro vais 'testar' os gases de escape? Para temperar a salada, vais recorrer a Espectrofotometria de absorção atómica? O pessoal teima em testar, ainda há de aparecer alguém que me explique para quê, para mim é um simples caso de como dizem os 'camones' "Anal retentiveness" mas isso é assunto que Freud poderia explicar melhor que eu. Eu sou muito burro, não tenho escolaridade suficiente para conseguir preocupar-me com coisas desconexas desse tipo. Por outro lado já não tenho muito mais tempo para elas (estou a preparar a minha festa de quadragésimo primeiro aniversário) e uma boa TPA para mim é mais que suficiente, mas lá está, isso é para mim que sou um afortunado que conhece a composição química da 'água da Companhia' da minha terra. Na volta o que eu deveria fazer era comercializar testes e depois vinha para aqui advogar a sua inevitabilidade, assim como assim ninguém questiona a razão de ser deles... Mas como atrás referi, e para veres que não gosto de mentir, sou muito burro. Eu limito-me a fertilizar por excesso voltando a fazer o 'reset' com uma TPA. Sou tão burro, imagina tu, que por vezes determinada alga aparece e lá tenho eu de recorrer à internet para pesquisar qual o fertilizante em falta, lá está não retenho. Noutras ocasiões, sem dúvida por ser um refinado ignaro, noto carências nas plantas e não tenho outro remédio senão fertilizar por excesso, sou um teste-excluído... Não fosse eu tão ignorante e somaria 2+2 e chegaria à conclusão que o que as plantas precisam é de fertilização, iluminação e TPA. Tivesse eu um grau académico (ou dois) e entenderia isso através de umas tiras demolhadas de papel, umas gotas num tubo de ensaio e umas titulações em lusco-fusco... Mas não, hélas sou um simples camponês da idade média e apenas tenho capacidade para preparar/utilizar uma solução de 4 dKh onde diluo um pouco de indicador de pH (azul de Bromotimol). Compro e dissolvo nas pretendidas concentrações KNO3, KH2PO4 e uns micros mas isso qualquer um consegue, não é algo reservado a um neurocirurgião. Se não quiseres ter este trabalho todo ou levar a sério as patacoadas que escrevo, já que leste até aqui podes simplesmente seguir um tópico (com fotos) onde isto se pode ver sem testar/analisar. É do membro DMACHADO e o tópico dele é este. Tens um aqua perfeito para testar este conceito, tens uma multidão a nível mundial rendida a este conceito, tens até vasta literatura que consubstancia este conceito. Porque não tentar? É como dizia o outro na TV um dia destes: "Não desisti. Estava em frente ao precipício e dei o passo em frente." Já não é a primeira vez que o afirmo aqui, portanto vou repetir, não te deixes influenciar por conceitos sem fundamento, não tenhas medo de experimentar e correr riscos que alguns desaconselham só porque sim e tenta. Lembra-te é de uma coisa muito importante, se da primeira vez não correr bem, o pára-quedismo não é a tua cena. Abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Bruno Fernandes Publicado: Fevereiro 22, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2013 Boas Babykhan, Desde ja quero agradecer o teu feedback e quero tambem dizer te que sao por posts assim elaborados que gosto deste forum, a vida é uma liçao e a cada dia que passa aprendo mais! Como tu proprio referes a escolaridade por vezes de nada serve e conheço muitos que sao exemplo disso mesmo. Pois bem agora falando do meu aquario. Pra começar vou responder a tua questao sobre os led! Nao tenho os 5 metros a ligar em simultaneo, ou seja, tenho apenas 2,5 com um transofrmador de 2A e outros 2,5 com um transformador de 500ma. Como o de 500mA dá uma intensidade de luz muito baixa so estou a utilizar o de 2A por agora. Como a montagem tem perto de 10dias apenas estou com um fotoperiodo de 6 Horas. Os 5 metros couberam bem deixo te aqui uma foto da tampa Quanto ao substrato da tropica, utilizei porque ainda quero aumentar na flora, mas tou primeiro a ver como as plantas se dao com a iluminação. Os leds sao muito recentes e nem toda a gente tem tido bons resultados dai eu ter arriscado com estes que tinha por aqui parados a ver no que da Futuramente se as plantas se derem bem vou acrescentar mais umas plantas (se calhar devia faze lo agora mas la esta baseio me em testar pra aprender e ouvir e ler pra aprender mais!).Contudo achas que fiz mal ao usar este substrato fertil? O Co2 caseiro la esta é um impasse pois vejo muita gente a ter sucesso e vejo muita gente a nao ter sucesso nenhum Decidi arriscar e segundo a tabela ph/hk os niveis estao bons, mas sera essa tabela fiavel? Mesmo o drop checker que tenho no meu outro aquario da niveis amarelos e na tabela de ph/kh diz que deveria ter mais injecçao de Co2 O teste de Po4 é da marca Sera...Nunca tive boa referencia quanto a esta marca, mas contudo la esta a crise nao me permitiu comprar outro Como nao comprei outro tenho me limitado a fertilizar ate ter os niveis bastante estaveis excepto o Po4 que nao consigo obter um valor preciso As Tpa's tenho feito segundo um plano que vi no site da tropica, sempre que faço Tpa fertilizo. Ja conhecia esse topico que me mostras te e inclusive tenho visto cada actualização Tudo na vida passa por uma fase de testar e verficar resultados, é como andar de bicicleta, se caires poes te de pe e tentas outras vez! Tive uma luta complicada no meu outro aquario com umas algas que consegui vencer e espero com este vencer todas as etapas tambem Obrigado pela ajuda e tempo disponiblizado! Maiores Cumprimentos, Bruno Fernandes
babykhan Publicado: Fevereiro 22, 2013 Publicado: Fevereiro 22, 2013 Boas Eu também gosto deste Fórum e da comunidade que nele participa, por isso tento que as minhas participações sejam válidas. Eu uso LED para moonlight ou para conseguir o ' ', pois sou pobre e uma lâmpada HQI, desviava-me os fundos necessários para o que realmente gosto de ver num aqua, peixes saudáveis.Há quem os utilize para fazer crescer plantas, eu prefiro T8 num balastro electrónico (preferencialmente 'dimmable'), há uma reprodução cromática anos-luz à frente do que um mero LED consegue, e são inerentemente mais indicadas para quem gosta de andar a inventar com a construção de um aqua. Num aqua tão pequenino como esse tinhas-te safado com apenas um LED de 10W (ou até mesmo um de 5W), para mim o maior problema é mesmo a restituição cromática, mas se usaste a fita terás certamente as tuas razões. O que por vezes se lê por aí é que as T5 'penetram' melhor a coluna de água, o que eu acho é que não se deve andar a enfiar lâmpadas dentro de água. O que 'penetra' é o comprimento de onda da luz, o que principalmente impede essa luz de chegar ao fundo, são todos os elementos em suspensão nessa água. As plantas são como eu, seres que se contentam com coisas simples, a mim basta-me o melhor (aquele abraço Oscar) não sou esquisito, às plantas igual. Com níveis constantes de CO2 na ordem dos 30 a 35 ppm elas encontram disponível o máximo assimilável, sendo a intensidade luminosa nesse caso negligenciável, tornando possível alguma poupança na conta da electricidade. No que não deves tentar poupar é nas fertilizações, sob o risco garantia de alguedo. Exemplo estapafúrdio: Num carro a alta velocidade deves manter o volante estável e não guinar imprevisivelmente, a menos que pretendas um acidente. Num Aqua a 'velocidade' é a 'quantidade de luz', o 'volante' é o regime de fertilização, se andares aos S's enquanto esmagas o acelerador estás a pedir por sarilhos. Não esquecer que não fazer TPA religiosamente, equivale nesta mísera fábula a passear-se equipado a rigor, com toda a palamenta benfiquista, na vizinhança do Estádio do Dragão. Só mais um aparte (de equivalente, senão mais elevado ainda coturno), o foto-período deve ser mantido igualmente estável e negligenciar este aspecto, equivale a um passeio à noite do Pedro Proença no Centro Comercial Colombo. Isto para ser simplista pois números, equações, formulas plurivalentes ou a bela (e tão incompreensivelmente, a meu ver, negligenciada) escola Polaca da lógica multivalente, são cenas que de todo não me assistem. Eu tenho, como anteriormente referi, acesso racionado à capacidade cognitiva do meu cérebro, o meu estômago comparativamente reserva-se uma fatia (sem segundas intenções) muito maior. Por isso eu 'keep it simple', CO2 com fartura, fertilização certinha, tipo marcação à zona, pressão alta nas TPA e T8 de nível europeu. Como não dá para comprar árbitros, compro caracóis e camarões. Por falar nisso tenho de saldar uma divida lá para os lados das Portas de Benfica... O tópico que referi, demonstra com imagens um conceito brilhante. O tópico em si já é brilhante, mas mais ainda é o efeito que provoca ao deitar por terra mitos urbanos e dogmas estranhos que por aqui se podem encontrar. A terra mineralizada é um substrato fortíssimo, de elevada duração e apto para qualquer tipo de planta. Permite poupar algum dinheiro e actua como um buffer em casos de dislexia fertilizadora. Não é mágico, nem conheço nenhum substrato que o seja, mas é incomparavelmente mais barato que alguns que são vendidos como tal e que mais não são, que versões dele, embalados em sacos todos pi-pi e com nomes sul-americanos... Lê se puderes, se quiseres há todo um mundo lá fora onde recolher mais informação, e não tenhas medo de gastar investir em plantas. São elas quem impede as algas de tomarem conta, a ti cabe apenas a tarefa mais simples, ajuda-las. O que um teste (comercial para aquário) te pode oferecer são duas coisas, algo que podes ter de graça apenas visualizando o aqua com simples aritmética e um engano catastrófico como no teu caso, em que te diz que não tens PO4 quando essa montagem tem um par de semanas. Para já ainda não é grave, por causa do efeito de buffer, mas quando se exaurir esse substrato e com esses resultados vão surgir problemas, é garantido. Se quiseres perder tempo, uns 20 minutos a meia-hora, dá uma olhada a este , é um bom meio para poupar uns cobres, há outros tipos de cinema igualmente interessantes mas este bacano ( se conseguires ultrapassar o lado anedótico da pronuncia da palavra about, que ele profere como aboute) dá umas dicas bastante proveitosas. Mas o que importa são fotos, ou vídeos, por isso vai postando o evoluir desse caíco. A mim parece-me um projecto bastante interessante. Não só porque acredito que os fins justificam os meios, ou noutras situações em que advogo a justificação dos fins através dos meios, mas isso sim para demonstrar que o tamanho não é assim tão relevante. O que importa é a vontade, por isso não te consumas... (mais um abraço, agora para o António) Prova irrefutável: Este tópico tem mais parágrafos que litros tem o predicado. Abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Bruno Fernandes Publicado: Fevereiro 22, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2013 Boas babykhan, Desde ja mais uma vez parabens pelo feedback, se por vezes ha duvidas que existem, sao opinioes como essas que nos ajudam a resolve-las. De momento posso trazer te uma actualização que a meu ver me parece "boa". Hoje ao olhar para a rotala sp. green reparei que tem uns pequenos fios brancos, que me parecem um genero de "raizes" em procura do solo. bastante firmes ao que me parecem e onde consigo ver que junto ao pe delas ja se tentam agarrar ao substrato. Pois é tudo num aquario se limita a um estabilizar de nutrientes, Co2 e iluminação e é esse mesmo equilibrio que pretendo encontrar! De momento arranquei com estas plantas mas como te disse faço intençao de inserir mais algumas, que provavelmente serao um pouco mais exigentes. Talvez umas pogostemon helferi ou se nao se aguentarem, umas blyxas japonicas. Ainda tenho de estudar bem um pouco as exigencias de algumas plantas para manter tudo dentro do mesmo. A nivel de fauna vou ter de procurar uns peixinhos que ajudem na limpeza. Como o aqua sera de invertebrados, vou por ou os CRS, ou uns Blue bee, mas contudo quero por primeiros uns ottos pra ajudar nas limpezas das algas que espero que nao apareçam Bem esse reactor de Co2 é algo que me deixou bastante intrigado, ja tinha visto o teu por acaso (e desde ja parabens pelo excelente projecto!) eu uso aquele caseiro com fermento, mas terei de estudar esse do video que me parece bastante interessante, mas como tou no trabalho so mais logo poderei prestar melhor atençao aos promenores Falando de substrato, sim tens toda a razao e provavelmente poderia ter feito a festa com menos dinheiro, mas como vi estes sacos da tropica (a 6€) nao achei muito caro e decidi arriscar, desde ja nao noto grande mineralização na agua mas provavelmente mais dia menos dia vou começar a notar os nutrientes na coluna de agua que se forem em excesso me podem trazer algas Fertilização estou a pensar comprar aqueles sais pra fazer algo DIY e arriscar em algo mais economico e que segundo vejo melhores resultados da, é bom poder fertilizar consoante as necessidades das plantas e como sao poucas existem nutrientes com fartura na coluna de agua penso eu Sem mais por agora agradeço ao teu grande apoio! Grande abraço, Bruno Fernandes
babykhan Publicado: Março 8, 2013 Publicado: Março 8, 2013 Boas Já postavas uma ou outra imagenzita, não? Se pudesses agradecia desde já. Estou curioso à brava para saber como se estão a portar essas plantas. Abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Bruno Fernandes Publicado: Março 9, 2013 Autor Publicado: Março 9, 2013 Boas O tempo tem sido algo escaço para vir ao forum, mas no entanto trago desde ja a novidade de que a nivel de evolução ja houve alguma Imagens so poderei colocar amanha ou talvez domingo, como referi o tempo tem sido escasso e nao me tem sido possivel tirar umas fotos para colocar ca, contudo assim que possa tiro logo umas fotos e provavelmente irei criar um topico novo na secçao de aquarios para o pessoal ter um melhor seguimento das minhas montagens Quanto a este aquário posso adiantar que ja coloquei um pequeno tronco que estava a tratar, com algum musgo preso no mesmo. Actualizaçoes sobre as plantas posso adiantar que a rotala desenvolveu (pouco mas desencolveu) e tem muitoooo melhor aspecto agora. A parvula tambem ja desenvolveu um pouco e ja se ve uns runners a surgir no substrato mas como eu ja esperava, tambem tem um crescimento lento. Causas disso eu aponto talvez para o co2 (caseiro e bastante instavel com o frio). A nivel de algas de momento esta estabilizado e apenas se ve aquela "nevoa" tipica no tronco devido a ter sido inserido a pouco tempo (espero eu). Agradeço desde ja a disponiblidade e preocupaçao em relaçao a minha montagem, com a promessa de uma futura sessao de fotos pra se poder verificar a sua evolução! Maiores Cumprimento, Bruno Fernandes.
Paulo Lisboa Publicado: Março 9, 2013 Publicado: Março 9, 2013 O dono do topico que me perdoe, mas gostava de deixar aqui uma pergunta. babykhan, tens algum aquario teu que possas mostrar e onde apliques os conceitos de tens vindo a falar? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
babykhan Publicado: Março 9, 2013 Publicado: Março 9, 2013 (editado) BoasBruno Fernandes, antes de mais gostaria de agradecer a resposta e garantir-te que seguirei esse novo tópico com bastante interesse, lamento no entanto ter de utilizar este teu tópico para dar resposta a questões paralelas, escolhi fazê-lo pois por MP só alguns a leriam.Paulo Lisboa, meus e já feitos, dentro de minha casa tenho 15 (quinze), por fazer e fora dela tenho uma imensidão.Fotos (ou vídeos, como em, provas para o caso de isto transladar para a barra dos tribunais) não tenho que se justifiquem postar aqui.No entanto se me convenceres com algum tipo de explicação, para o facto de as querer ver, eu acederei de bom grado.A curiosidade matou o gato, era uma banda que como alguém disse: "É tão grande como se pode ser por dez minutos", por isso acho que a curiosidade está muito sobre-valorizada.Lamento também ter de ser tão breve, é que, desarranja-me ter de utilizar tópicos alheios para assuntos desconexos, mas acho que estas chegam para que compreendas o que te digo.De volta ao assunto que importa, o mal do CO2 de fermentação é mesmo esse, ser uma 'coisa' inconstante.CO2 pressurizado é incomparavelmente mais fiável.Mas o que conta é isso estar a estabilizar, e num volume tão pequeno uma equipa de camaroada vermelha (ou mesmo vermelha e branca) rapidamente coloca as coisa nos trilhos.Outro dos aspectos que a meu ver são negativos para o crescimento de plantas é o da utilização de LED, mas isso sou eu que acho e carece de confirmação.Eu prefiro as T8 e sempre que posso, proporciono um pouco de luz solar. Sempre dá para jogar com os 'azuis entre os 400 e os 520 nm' que são melhores para o crescimento vegetativo e outras balelas que se calhar até não são importantes fora do âmbito clubístico...Fico então à espera desse novo tópico que espero venha a ser, assim tenhas a disponibilidade para tal, bastante profícuo.Abraço Editado Março 9, 2013 por babykhan O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
babykhan Publicado: Março 9, 2013 Publicado: Março 9, 2013 (editado) Edit do post anterior: Coisa mais estranha este auto-format... Edit 2; O bug anterior já desapareceu... Editado Março 9, 2013 por babykhan O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Paulo Lisboa Publicado: Março 9, 2013 Publicado: Março 9, 2013 "No entanto se me convenceres com algum tipo de explicação, para o facto de as querer ver, eu acederei de bom grado."Não me parece que se justifique pedir duas vezes a mesma coisa.Era pura curiosidade... nada mais!Força com a 'pressão alta nas TPAs' nesses 15 (quinze) aquários que manténs em casa! 1 Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
babykhan Publicado: Março 10, 2013 Publicado: Março 10, 2013 Boas São TPA's à Porto Paulo Lisboa, com vista para o estádio, o rio, e tudo e tudo e tudo. Agora a sério, venho ao Fórum para relaxar, contribuir no que posso e me divertir. Seria penoso ter alguém (e este é só um exemplo de um dos aquas que mantenho) a aparvalhar criticar-me por ter, dentro de um aqua de quinhentos litros (187x50x60), terra dos vasos mineralizada (quase 40 litros para não ter de fertilizar a coluna de água durante pelo menos o primeiro triénio a meia década) coberta por 40 ou 50 quilos de gravilha de Basalto, raízes de Eucalipto (com pelo menos 100 x 50 cm), calhaus enormes de Basalto da Ericeira (só um foi roubado, os outros encontrei-os), quase dez quilos de 'lenha' para libertar taninos e escurecer a água, mais de metade da superfície coberta de plantas flutuantes (Limnobium, Salvínia, Riccia e aquela-cujo-nome-não deve-ser-pronunciado), plantas saudáveis Echinodorus (bleheri e marble queen), Ludwigia repens, fetos, musgos, Hygrophila difformis (enterradas no substrato e umas poucas a flutuar), Bacopas (caroliniana e monnieri), Rotala rotundifolia (já tive umas que se espalhavam para fora do aqua por quase metro e meio, coisa mailinda quando floriam), Valisnéria nana, umas Lótus, Limnophila sessiliflora, Egeria densa, Aponogeton crispus (fui enganado, pensei que fosse a longiplumulosus cuja flor é lindíssima), meia dúzia de espécies de Cryptos, Didplis diandra (toda ranhosa, a ver se encontro um lenço de pano na gaveta) e meia dúzia de pés de Hygrophila polysperma. E dizer que não dá e que isto não pode ser, e aqui-d'el-rei que os biótopos não sei o quê, e que estou a ser cruel para com os animais, que devia testar os nitritos e os outros cenos todos e tal, e que as amónias me asfixiam os peixes e mais assim e mais assado e mais ao sol... É que não estou a falar de cor, estou a vê-las e a enumerá-las pois estão ali ao lado, a água está escurinha, mas vê-se relativamente bem pois apesar do vidro ser de 12 mm é extra-claro, e é como os 8 Dicrossus filamentosus, os 5 altispinosa, as 9 pandas, as 6 black Venezuela, os dois terços de quarteirão de Iriatherinas werneri, a Rinelocaria parva (se calhar o parvo sou eu e ela é uma hasemani), o casal de L144 (que faz posturas mensalmente, por isso são na realidade algumas dezenas deles), os dois casais e meio de peixes vermelhos (dois red Alenquer m/f wild e um red alenquer wild /Cuipéua F1 m/f em vias-de-facto a caminho dos finalmentes) o meio também é Cuipéua F1 mas ainda não tem idade para essas cenas (quando tiver os outros saem e só fica quem for daquele lago), os duzentos ou trezentos red cherries (wild, lol) e mais uns quantos machrobrachium jelskii, dois Atyas gabonensis e um Atyopsis moluccensis, não esquecendo a miríade (leia-se centenas) de caracolada (physias, Planorbarius e Viviparus malleatus) parecem gostar que ela esteja. Como iluminação deste 'coiso' tenho 2 (DUAS) T8 lumilux da Osram de 58W, uma 840 e outra 865 ligadas nove horas, mais o Sol que entra pela janela que fica em frente a 'isto' (a ver se instalo os LED para a moonlight que os peixes vermelhos já andam a limpar troncos), para aquecimento dois aquecedores in-line ETH da Hydor de 300W cada, filtração/circulação um 2080 da Eheim (com o media-set da marca e kitado com turfa), uma Koralia e uma bomba a fazer a dissolução do CO2 (que vem da botija de 10 quilos) através do REA 50 da Elos e nunca aspirei o fundo, nunca 'oxigenei' uma alga, nem limpo vidros (isso é que era doce, não faltava mais nada). Testo regularmente e posso afirmar categoricamente e sem dúvidas que tenho a água a cerca de 26 graus e tal, às vezes chega aos 27, mas é raro. Portanto, como podes reparar não sou muito de seguir e tentar reproduzir o que vem nos livros, pelo menos nos de 'aquariofilia', eu é mais revistas ou filmes. Falo claro está, dos Atlas da Mergus e nas publicações e curt(íssimas)as-metragens do Bleher, para não haver equívocos. Dos outros também aprecio mas este é um Fórum sério. Por falar nisso, avacalhei a sério o tópico do Bruno Fernandes e só agora me apercebi, sou mesmo trengo... Se calhar já não cola, mas lamento mesmo ter feito isto ao teu tópico Bruno Fernandes, não foi por mal, se puderes desculpa-me e se quiseres diz que eu apago imediatamente. Está a trovejar, vou postar isto senão ainda desaparece. Abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Paulo Lisboa Publicado: Março 10, 2013 Publicado: Março 10, 2013 Nao pretendo aparvalhar nem criticar o k ker k seja. Nem, tao pouco, te reconheco o direito de utilizares o primeiro dos dois verbos relativamente à minha pessoa, pois nao te conheco de lado nenhum. Posto isto, so para terminar, digo-te k keria somente ver na pratica a teoria que defendes na tua tao elaborada prosa. Nada tenho contra o k defendes, e ate te digo k acho interessantes alguns conceitos k aplicas, apesar de ja nao estar virado para os plantados. O k nao percebi foi a necessidade de te explicar porque gostava de ver um aquario onde aplicasses o k defendes... porque é o que costumamos fazer nos foruns. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Bruno Fernandes Publicado: Março 10, 2013 Autor Publicado: Março 10, 2013 Boas Noites a todos, Nao me importo de todo que o topico tenha "descambado" desde que seja por uma razao que valha a pena. De certa forma tenho de dar razão ao membro Paulo Lisboa, pois tambem tenho imensa curiosidade em ver montagens do babykhan, mas se calhar tambem nunca deu a conhecer as suas montagens porque ninguem pediu/perguntou nao? A verdade é que este forum existe tambem para a partilha de conhecimentos e por vezes esses podem ser mostrados nas montagens de cada membro que participa activamente no forum. Com os erros dos outros por vezes aprendemos a corrigir os nossos tambem. A verdade é que apesar de o membro babykhan nao ter partilhado nenhuma das suas montagens, ja deu a conhecer um projecto que admiro bastante com o gerador de co2. Contudo fica a curiosidade das montagens como é obvio Nao é preciso qualquer pedido de desculpa ou sequer apagar as respostas que forma publicadas, o forum serve para isso mesmo as pessoas partilharem ideias, opinioes e experiencias para que possa haver discussao (saudavel). Obrigado a ambos, maiores cumprimentos, Bruno Fernandes.
Recommended Posts