Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Qual a iluminação ideal para um aquario plantado de 160lts?

Só tenho espaço para 2 lâmpadas o que é recomendável?

Obrigado

Publicado:

boas

para mim fica ai bem era um HQI de 150W mas como tens espaço para duas lampadas experimenta uma de espectro mais branco e outra de espectro avermelhado

abraços

abraços

Publicado:
boas

para mim fica ai bem era um HQI de 150W mas como tens espaço para duas lampadas experimenta uma de espectro mais branco e outra de espectro avermelhado

abraços

E já agora potencias para cada uma?

Sei que se deve ter 1W/LT, isto equivale á soma da potencia das 2 lampadas?

Publicado:

Boas

olha tb tenho 1 aqua de 160lts e a calha que vinha e de 2x18w...

nao sei se e pouco...axo que se estas a começar como eu estou acho que para agora chega...aquilo que me tem dito e se aumentar a luz vou ter as plantas a crescer e as algas tb...

depois mais tarde queria eu fazer eu proprio uma armadura para o meu aqua...fica aqui a dica se alguem tiver algumas fotos de bricolage de calhas caseiras que meta s.f.f.

cmps

Publicado:

Se vc optar por HQI só uma de 150 Watts já está mais q bom..

Mas a desvantagem é q o consumo de energia aumenta muito e a temperatura tb..

E se optar por Fluorescentes, acho q vai precisar mais q duas..

Tirando Cascalho, Decoração e Etc. A litragem liquida do seu Aqua vai diminuir um pouco, tente calcular isso, diminuindo o peso de cascalho, medindo o aqua de dentro à dentro, terás um litragem mais proxima do real... Daí se der uns 120 litros liquidos 2 Lampadas Fluor de 30 Watts Especial p/ plantas(Temp. de Cor Alta) deve bastar pra você, vai ficar com 0,5 Watts por Litro, o q é ideal pra várias plantas. :lol: Mas senão vc terá q pôr mais algumas Fluorescentes..

Estou fazendo um com 90 Litros Liquidos, e vou colocar 3 Lap., de 30w, 25w e 20w Brancas de Temp. 10.000 K e 1 Lamp. de 30w Cor Rosa Temp. mais baixa.. A Rosa irá funcionar mais p/ quando quizer desligar as brancas e deixar só ela ligada, realça mais as cores dos peixes...

Se estiver equivocado, q me alertem!

Espero ter ajudado... []'s

Publicado:

AS lâmpadas de 10.000K em principio devido a uma componente mais forte de espectro azul farão ressair mais as cores dos peixes do que as lampadas próprias para horticultura/plantas. O tom de "branco forte/luminoso" das de 10000K irá concerteza propiciar uma melhor visualização dos peixes para além de complementar muito bem a de "plantas"

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Atenção que para as plantas não interessa os Kelvin mas sim os comprimentos de onda(ou cor) utilizados para a fotossintese.

As plantas necessitam dos azuis e dos vermelhos para a fotossintese, pelo que o ideal seria ter lampadas que emitiam sobretudo nesses dois espectros. O menos comun nas lampadas "normais" são normalmente os vermelhos, daí as lampadas "para plantas" emitirem sobretudo tons entre o amarelado e o rosa, já que emitem sobre tudo nos comprimentos de onda que correspondem aos vermelhos. Contudo não se devem usar sozinhas porque tem poucos azuis.

Se a lampada tiver 10000K e incidir consideravelmente nos vermelhos é optimo, porque tens os azuis e os vermelhos que elas tanto gostam(por exemplo a Aqua-glo incide mais nesses dois).

Tenta procurar os espectros das lampadas para comparares.

E quanto mais lux ou lumens imitidos melhor, normalmente as lampadas para plantas imitem muito mais lux e lumens do que as lampadas "todo-o-serviço", ou sejam dão mais luz, e da melhor que há para as plantas.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Me expressei mal...

Quanto mais cores no espectro de luz, mais realce nas cores dos peixes,sim! Mas a rosa ligada sozinha à noite causa um efeito melhor, tanto porque o aqua é perto da TV e a luz rosa não irá incandiar quem está assitindo TV como a branca iria, como tb a rosa reflete a atenção p/ cores mais belas nos tipos de peixe que vou ter, como por exemplo o Mato-Grosso q é bem mais avermelhado na Luz rosa..ou seja isso tb vai depender dos peixes q vc tem no aqua.. eu prefiro a rosa em termos de estetica..

As luzes brancas q estou colocando tem uma boa quantidade de espectros Azuis, verdes e vermelhos.. mas a rosa tem uma quantidade bem maior de vermelho q as brancas, o q eu acho q vai dar uma boa balanceada...

Enchi o Aqua hj, e tudo funcionou perfeitamente, o Dry-wet submerso que fiz ficou muito bom!! Só falta eu fazer a formula de C02 e por na garrafa e ir pegar as luzes q incomendei...Depois vou por umas foto do meu aqua nas fotos!

Valeu, []'s.