paulo duarte Publicado Março 30, 2005 Share Publicado Março 30, 2005 Viva, Decididamente, esta tem sido a semana de todos os problemas nos meus aquários de tanganicas... Além do problema com os tanganicodus, relatado noutro tópico, deparei-me com um divórcio noutro aquário: O meu casal de julies, que tem vindo a procriar há mais de 1 ano decidiu separar-se. O macho expulsou a fêmea e esta anda agora a levar porrada dos outros habitantes pelo aquário fora. Porque é que se terá dado esta súbita alteração? Acham que deva retirar já a fêmea ou aguardo por uma eventual reconciliação? P.S: a única alteração que houve no aquário foi há duas semanas quando tive de retirar as pedras quase todas para apanhar os julies juvenis. Após ter voltado a colocar as pedras, o casal voltou a juntar-se, e 1 semana depois deu nisto... Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Março 30, 2005 Share Publicado: Março 30, 2005 Boas, Nitidamente o macho culpa a femea pela "perda" dos alevins e como tal achou que era uma galdéria no entanto a culpa é tua e a pobre está a pagar as favas que tu semeaste cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Março 30, 2005 Autor Share Publicado: Março 30, 2005 No entanto, ainda lá ficaram uns 3 ou 4 juvenis que eu já não tive pachorra de apanhar. Esses partilham a toca com o pai, que não lhes faz qualquer mal... Haverá ainda hipótese de o casal voltar a juntar-se ou é melhor esquecer? É que a Sra. já tem umas belas ratadelas nas barbatanas... Até os Neolamprologus buescheri, com metade do tamanho dela, lhe afinfam Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Março 30, 2005 Share Publicado: Março 30, 2005 Isso agora é uma incógnita. Já tive casos em que voltaram a formar o casal e já tive casos que não. Só o tempo o dirá se entretanto ele não morrer, o que acontece algumas vezes sem a proteção do macho. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RCorreia Publicado: Março 30, 2005 Share Publicado: Março 30, 2005 Viva Paulo, não sabia do problema dos tanganicodus, alias continuo sem saber, espero que nada de muito grave. Quanto ás ás julies, sinceramente vai ser uma incognita, não tenho muita experiencia com elas, mas segundo sei, nunca se deve redecorar o aquário com 1 casal ja formado, o macho pode mesmo vir a matar a femea. cumps, Rui Correia Rui Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Março 31, 2005 Autor Share Publicado: Março 31, 2005 Olá Rui, Este casal, desde que está em minha casa, já "viajou" de 1 aqua de 60 L para um de 120 L, voltou ao de 60 L, passou para o actual de 240 L. Em todos eles procriou. Por isso é estranhei esta súbita zanga... Entretanto a fêmea continua escondida atrás do tubo de sucção do filtro. Parece que vou mesmo ter de a mudar... Quanto aos tanganicodus, o tópico é este: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21128 Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Abril 4, 2005 Autor Share Publicado: Abril 4, 2005 Viva, Este fim-de-semana retirei o macho e coloquei-o de castigo. Entretanto, a fêmea recuperou uma gruta e voltou a comer normalmente, pois já tem um território. A minha ideia é voltar a por lá o macho daquia algum tempo, na esperança de que voltem a formar casal. Acham que é viável? Em caso afirmativo, quanto tempo devo deixá-lo separado antes de o reintroduzir? Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts