PH insistindo em ficar baixo


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Eu já vi que existem muitos posts sobre este tópico, mas gostaria de descrever em pormenor a minha situação, pois nenhum dos demais se encaixa na situação do meu aqua.

Tenho um aquário de 100 litros, água doce, com filtro de fundo biológico e outro elétrico com duas esponjas da TETRA para tanques de 100 litros. Fundo com areão e sem plantas, pedras ou decorações quaisquer. Tenho apenas 1 kinguio cometa de 12 anos a viver no aquário e o alimento 1x ao dia. Faço ciclagens a cada 3 semanas, revolvendo o areão e retirando 40 litros. 1x por ano, desmonto o aqua e limpo por debaixo do filtro biológico, pois me apercebi que junta muita sujeira por debaixo e sistematicamente, isso causava o PH descontrolar.

Há cerca de 2 meses, isso aconteceu novamente e fiz esse procedimento, sendo que monitorei o PH por 3 semanas e ele se manteve estável. Voltei a reavalia-lo na semana passada e para o meu espanto ele estava ácido novamente (6.6). Fiz imediatamente outra ciclagem, normalizando, mas esta semana, verifiquei novamente a queda do PH.

O que posso fazer? O que pode estar acontecendo? Como eu disse, não tenho nada lá dentro além do peixe e o areão de fundo normal. Esse é o meu último peixe ainda vivo (perdi o outro quando fez 10 anos) e gostaria que durasse ainda mais algum tempo!

 

Ajudem por favor.

 

Grata pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Precisas de dar informação sobre o teu aquário, nomeadamente sobre dos seus parâmetros. De todos eles, o mais importante agora seria o valor de ph e de kh (dureza da agua ou o valor de carbonatos). Este ultimo parâmetro dá-te um ideia da capacidade de mudança de ph. Ou seja, os carbonatos funcionam como um tampão. Quanto mais alto for, menor será a variação de ph (perante situações que com o valor de kh baixo fariam variar de imediato do ph). Pelo que percebi o teu aquário tem como substrato um areao e não tem plantas vivas. Se assim fosse terias mais parâmetros para controlar e o ph seria mais um, mas importante. Mas mesmo assim podes controlar o valor de ph com a solução tampão que se contra nas lojas. Podes comprar quer para subir, quer para descer. Tudo depende da tua situação.

 

Outra coisa, confesso que nao entendo a ideia de desmanchar o aquário um vez por ano. O aquário nao e como uma casa em que se faz uma grande limpeza na primavera. Desiste do filtro de fundo e fica apenas com o outro. Se puderes investe em substracto e plantas compatíveis com os teus peixes.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.