Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, tenho um nano a cíclar á cerca de 2 semanas, preparei o CO2 da seguinte maneira:

350g de açúcar

8g de bicarbonato de sódio

4g de fermento biológico

1l de agua

Coloquei na saída dentro do aquário uma pedra difusora, o meu problema é que na pedra esta a aparecer uma massa branca tipo algas, mas branco, será que aquilo prejudica o aquario ou é normal, é que noutro aquario uso a mesma receita e nao cria isso!

Só mais uma duvida, se eu comprar um kit de CO2 as garrafas dão para recarregar ou tenho de comprar sempre a nova?

Publicado:

Boas.

Olha... quando comecei a montagem do meu aquário, inicialmente também comecei pelo CO2 caseiro e coincidência, tinha exactamente uma pedra difusora igual à tua e .... TAMBÉM TIVE ESSA MASSA BRANCA NA PEDRA.

No início, limpava a pedra, mas depois como aparecia sempre deixei de limpar.

Pesquisei um bocado, observei de perto. Ainda hoje não tenho a certeza, mas penso que seja uma alga diatomácia, isto porque, por vezes dava com os meus peixes a comer essa alga.

Não creio que seja um fungo. Mas, como te digo, não tenho a certeza.

Porém, quase de certeza que uma vez ciclado completamente, essa alga (e outras) irão desaparecer.

Pelo menos comigo, desapareceram essa, e voltaram outras.

A aquariofilia será sempre uma luta contra as algas. SEMPRE!!!!

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado:

Ja limpei aquilo, vamos ver se aparece novamente!

Obrigado!!!

Provavelmente vai aparecer até o aquário estar completamente ciclado.

Depois Há uma outra questão, que muitas vezes é referida aqui no fórum em tópicos de algas e que tem a ver com o seguinte:

Podes já ter o aquário ciclado e isso ajuda bastante a controlares o teu ecosistema, mas o que te vai verdadeiramente controlar as algas é a existência de uma massa vegetal adequada. Isto é, tens de ter plantas, algumas de crescimento rápido que te consumam os nutrientes da coluna de água... e sobretudo, luz qb e co2 adequado , dentro das possibilidades.

Essa alguinha da pedra... é o menor dos teus problemas.

Publicado:

Pois, aí é que eu tenho um grande problema, nao tenho lojas na minha zona especializadas e as que vendem plantas ainda percebem menos do que eu, as plantas nao tem identificação, há pouca variedade de plantas e nem me conseguem ajudar nas perguntas mais básicas. Eu neste momento só tenho uma anubia anã, feto de Java pequeno e uma planta que nao sei o nome mas que cresce a olhos vistos, tenho de experimentar comprar online!

Ja agora que plantas poderia ter num nano?

Tenho 1w/litro (talvez mais um pouco), o CO2 para ja é caseiro mas vai funcionando mais ou menos!

Publicado:

Bem, um nano pode ter 15-20L, pelo menos na minha opinião. Num nano podes ter qualquer tipo de plantas. Tens simplesmente de as adaptar ao teu layout.

Utiliza o site da Tropica para te ajudar a identificares as espécies que tens e as que poderás gostar de adquirir. É um site extremamente completo e diz-te as características e grau de exigência das plantas.

No teu caso, eu começaria por escolher uma planta de tapete. É uma pena não ser formar tapete num nano.

Publicado:

Eu ja encomendei glosso em 3 lojas cá da zona e nenhuma delas me conseguiu arranjar, vou ter de encomendar online, tou a ver que é a única solução!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!