karamura Publicado Fevereiro 17, 2013 Publicado Fevereiro 17, 2013 Boas pessoal, tenho um nano a cíclar á cerca de 2 semanas, preparei o CO2 da seguinte maneira: 350g de açúcar 8g de bicarbonato de sódio 4g de fermento biológico 1l de agua Coloquei na saída dentro do aquário uma pedra difusora, o meu problema é que na pedra esta a aparecer uma massa branca tipo algas, mas branco, será que aquilo prejudica o aquario ou é normal, é que noutro aquario uso a mesma receita e nao cria isso! Só mais uma duvida, se eu comprar um kit de CO2 as garrafas dão para recarregar ou tenho de comprar sempre a nova? Citar
karamura Publicado: Fevereiro 17, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2013 Aqui fica uma foto da situação!!! Citar
Lucky strike Publicado: Fevereiro 17, 2013 Publicado: Fevereiro 17, 2013 Boas. Olha... quando comecei a montagem do meu aquário, inicialmente também comecei pelo CO2 caseiro e coincidência, tinha exactamente uma pedra difusora igual à tua e .... TAMBÉM TIVE ESSA MASSA BRANCA NA PEDRA. No início, limpava a pedra, mas depois como aparecia sempre deixei de limpar. Pesquisei um bocado, observei de perto. Ainda hoje não tenho a certeza, mas penso que seja uma alga diatomácia, isto porque, por vezes dava com os meus peixes a comer essa alga. Não creio que seja um fungo. Mas, como te digo, não tenho a certeza. Porém, quase de certeza que uma vez ciclado completamente, essa alga (e outras) irão desaparecer. Pelo menos comigo, desapareceram essa, e voltaram outras. A aquariofilia será sempre uma luta contra as algas. SEMPRE!!!! Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
karamura Publicado: Fevereiro 17, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2013 Ja limpei aquilo, vamos ver se aparece novamente! Obrigado!!! Citar
Lucky strike Publicado: Fevereiro 17, 2013 Publicado: Fevereiro 17, 2013 Ja limpei aquilo, vamos ver se aparece novamente! Obrigado!!! Provavelmente vai aparecer até o aquário estar completamente ciclado. Depois Há uma outra questão, que muitas vezes é referida aqui no fórum em tópicos de algas e que tem a ver com o seguinte: Podes já ter o aquário ciclado e isso ajuda bastante a controlares o teu ecosistema, mas o que te vai verdadeiramente controlar as algas é a existência de uma massa vegetal adequada. Isto é, tens de ter plantas, algumas de crescimento rápido que te consumam os nutrientes da coluna de água... e sobretudo, luz qb e co2 adequado , dentro das possibilidades. Essa alguinha da pedra... é o menor dos teus problemas. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
karamura Publicado: Fevereiro 17, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2013 Pois, aí é que eu tenho um grande problema, nao tenho lojas na minha zona especializadas e as que vendem plantas ainda percebem menos do que eu, as plantas nao tem identificação, há pouca variedade de plantas e nem me conseguem ajudar nas perguntas mais básicas. Eu neste momento só tenho uma anubia anã, feto de Java pequeno e uma planta que nao sei o nome mas que cresce a olhos vistos, tenho de experimentar comprar online! Ja agora que plantas poderia ter num nano? Tenho 1w/litro (talvez mais um pouco), o CO2 para ja é caseiro mas vai funcionando mais ou menos! Citar
Lucky strike Publicado: Fevereiro 17, 2013 Publicado: Fevereiro 17, 2013 Bem, um nano pode ter 15-20L, pelo menos na minha opinião. Num nano podes ter qualquer tipo de plantas. Tens simplesmente de as adaptar ao teu layout. Utiliza o site da Tropica para te ajudar a identificares as espécies que tens e as que poderás gostar de adquirir. É um site extremamente completo e diz-te as características e grau de exigência das plantas. No teu caso, eu começaria por escolher uma planta de tapete. É uma pena não ser formar tapete num nano. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
karamura Publicado: Fevereiro 18, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2013 Eu ja encomendei glosso em 3 lojas cá da zona e nenhuma delas me conseguiu arranjar, vou ter de encomendar online, tou a ver que é a única solução! Citar
Recommended Posts