Recommended Posts

Publicado

boa noite,

tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer, estive a consultar às análises da agua disponibilizadas pela câmara municipal e penso que aos resultados são bons gostaria opiniões:

ph entre 6.6 a 8.1

cloro 0.05 a 1.4

nh4 menor que 0.050

no2 menor que 0.02 a menor que 0.05

no3 menor que 1.0

dureza 87.9 a 92.0

penso que o cloro é baixo por isso não é necessário tratamento aquando das tpas, a dureza não sei se é boa e o ph não sei como o mantenho certo?

ainda não comprei os testes mas encontrei um da sera que é 5 em 1 a um preço acessível só não tem a amônia, poderia comprar esse à parte, acham que faço bem?

Quanto à iluminação encontrei uma calha t8 dupla de 39w a um preço acessível será que chega para o meu aquario de 185 l úteis? só vou plantar vallisnerias, anubias e musgo de Java.

Agradeço respostas

cumprimentos

Publicado:

Boa noite,

O cloro é algo que normalmente varia um bocado na água da rede pública... pode numa altura ser pouco, noutra aumentar conforme a companhia da água o adicione, e os bons condicionadores também tratam outras substâncias nocivas que podem vir na água da rede.

A calha é de 39w watts no total, ou 39 watts duas vezes? seja como for para essas plantas em princípio chega. O pH tens que esperar para o aquário estabilizar minimamente e medires.

O teste de amónia é sempre bom ter, especialmente para um aquário que vai começar o ciclo.

Já tens ideia de que fauna pensas colocar?

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

obrigado David,

Se percebi bem não tenho de me preocupar com o ph até o ciclo estar completo certo? Ainda assim gostaria de saber como altero o ph se estiver fora dos parâmetros ideais. A calha é 39w x2, às lâmpadas têm de ser daylight não é? Estava a pensa no início colocar espécies de cardume para o aquário ficar com mais mexido pensei em neons, guppys e platys.

Publicado:

Gupis e platis não são espécies de cardume, são sociais e de grupo mas não propriamente de cardume. Neons são peixes de pH a puxar para o ácido, 6-7, gupis e platis para o alcalino, 7-8, por isso não é a melhor ideia juntar os dois.

Quando montares o aquário começa o ciclo sem peixes, vai colocando um pouco de comida todos os dias para que se decomponha e o aquário tenha alguma carga biológica para começar o ciclo, o pH podes medir passado um dia ou dois e já tens uma ideia e podes decidir melhor que peixes lá deves colocar em função do pH. Claro que podes sempre alterar o pH, se quiseres mais ácido usas turfa no filtro por exemplo, se quiseres mais alcalino podes colocar algumas rochas calcárias no aquário. Mas andar a alterar pH pode ser um processo algo delicado, para um iniciante às vezes o melhor é ver o pH base que tens e escolher peixes que se adequam.

Aconselho-te a leres sobre o ciclo do azoto e investigares bem as necessidades das espécies que te interessem antes de colocares peixes no aquário. Qualquer dúvida pergunta aqui no fórum.

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

Ok vou esperar então pelo fim do ciclo para decidir os peixes. E quanto às lâmpadas são suficientes? E devo colocar as duas daylight ou combinar esta com outra?

Publicado:

Boas!

Quanto a iluminação podes usar uma combinação de 2 lâmpadas, por exemplo uma aqua-glo com uma life-flo. ou uma sylvania gro-lux com uma sylvania aquastar.

Ou então podes meter uma boa lâmpada para plantas com uma lâmpada fluorescente normal como as que se usam em casa.

Cumps

Publicado:

Não precisas esperar pelo fim do ciclo, podes ir gradualmente colocando peixes (poucos e que não sejam espécies excessivamente sensíveis). É relativamente díficil completar o ciclo sem nenhuns peixes. O pH podes medir passados dois ou três dias, e assim já tens umas linhas para te orientares.

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

Não precisas esperar pelo fim do ciclo, podes ir gradualmente colocando peixes (poucos e que não sejam espécies excessivamente sensíveis). É relativamente díficil completar o ciclo sem nenhuns peixes. O pH podes medir passados dois ou três dias, e assim já tens umas linhas para te orientares.

O ciclo completa-se bem sem nenhum peixe. Desde que metas plantas e comida no primeiro dia, o ciclo faz-se sempre em cerca de 1 mês. Adicionar peixes é sempre complicado durante o ciclo, se ainda não tiver feito o pico o aquário adeus peixes, ou então tens a doença das barbatanas se forem guppys, depois vão meter medicamento e adeus ao ciclo. Algum cuidado com o que se diz é importante.

Já fiz vários ciclos sem peixes e até ciclos com peixes no primeiro dia. tudo se pode fazer, mas uma pessoa inexperiente deve fazer o ciclo sem peixes no primeiro mês.

Ainda por cima para pessoas novas meter alguns peixes é vago. 4 ou 5 peixes na terceira semana e é morte certa deles todos. Aconselhar as pessoas a meterem peixes gradualmente também é vago. Deves acrescentar peixes após cada tpa, para compensar as colónias e limpar possíveis desequilíbrios.

Publicado: (editado)

É díficil porque de certa forma o ciclo nunca está completo, sempre que aumentas a carga biológica a colónia de bactérias tem que se ajustar. Por isso acho difícil um iniciante fazer o ciclo todo sem peixes, teria que ajustar a carga biológica à dos peixes que lá vai colocar e aconselhei começar com comida e depois ir colocando peixes gradualmente. E as tpa's são fundamentais, claro. Mas tens razão também no que dizes.

Editado por David de Jesus

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

Agradeço as respostas vou seguir um pouco das 2 opiniões, quando começar o ciclo crio um tópico e vou dizendo como corre, mas para já ainda tenho de esperar pelo areão e pelas plantas.

O que mais me tem dado a volta á cabeça é a iluminação alguem me pode dar uma solução mais barata? è que as calhas para aquarios são um pouco caras, até agora a mais barata que encontrei foi 60 euros. Essas lampadas especiais para as plantas funcionam em uma calha normal de tecto? Já agora gostaria de saber qual o minimo de watts que devo usar para aquario de 1,20m, com valisnerias, anubias e musgo de java (mais ou menos 2 unidades de cada)?

Publicado:

Mínimo seriam uns 60W, mas não consegues mais do que plantas faceis e depende da altura do aquário estou a considerar 40cm. Eu iria para uns 100w, 2 X54 t5 seria talvez a melhor opção, tendo em conta que nunca terás um tapete com esta luz.

Publicado:

Um tapete como? Não percebi bem. A ideia é mesmo plantas de pouca manutenção até porque não vou colocar substrato. Essas lâmpadas específicas para as plantas funcionam numa calha normal?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!