Lucky strike Publicado Fevereiro 15, 2013 Publicado Fevereiro 15, 2013 Boas. O meu actual layout encontra-se... digamos.selvático. Isto aconteceu pois inicialmente não possuia todo o equipamento técnico necessário (nomeadamente CO2 pressurizado e iluminação adequada), além de que cometi erros de plantação de iniciante. O que aconteceu foi que depois de plantar uns pés de cuba e de não ter sucesso no seu crescimento, e de ter tido problemas com algas em quantidades industriais... desmotivei-me e resolvi não mexer no aquário durante 1 Mês. Entretanto, as cobomas, a egeria e a althernanthera já cresceram mais de 40cm e fazem um arco selvagem que enche o aquario. Até a eleocharis mini cresceu consideravelmente e ocupa talvez uns 100cm quadrados. Entretanto, hoje recebi o meu co2 pressurizado e juntamente com os "pós" fertilizantes KNO3, fosfatomonopotássico, vou-me lançar em aventuras maiores. Eis o meu espanto quando hoje olho atentamente para o aquário e vejo alevins. Vi uns 7. Já possuem um tamanho que os salvaguarda de serem sugados pelos matulões do bairro. Mas, tenho platys e femeas guppys ovadas. Ou seja, pretendia reflantar todo o aquário, o que implicaria remexer um pouco o substracto. Tenho receio de modificar muito os parâmetros da água e com isso exterminar os alevins. É uma pena, porque actualmente o aquário parece estabilizado e foi precisamente a instabilidade nos parâmetros da água que montes de problemas me deu no início. Pretendo fazer potas intensas nas plantas de grande porte, de modo a que o aquário fique praticamente deserto e assim consiga formar um tapete facilmente, sem sobras das plantas maiores. Pondero apostar na eleocharis minima para tapete, porque parece aguentar-se bem e é um regalo para a camaronada que espero vir a ter. Aceito conselhos e sugestões sobre o que devo fazer. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
wally Publicado: Fevereiro 15, 2013 Publicado: Fevereiro 15, 2013 Boas, Nao sei a quanto tempo tens o aquario montado. se mexeres muito no substrato é natural que a agua nao fique nas melhores condicoes. no entanto a poda nao implica mexeres no substrato. Eu nao sendo um expert aconselhava-te a mudares os peixes antes de te aventurares em mexidas bruscas no aquario. Citar
David de Jesus Publicado: Fevereiro 15, 2013 Publicado: Fevereiro 15, 2013 Eu no teu lugar usava o que tinha, que pela descrição parece já bem interessante, é preferível teres plantas com vitalidade, já bem estabelecidas e saudáveis, e depois trabalhar com isso, tipo bonsai, do que andar a mexer, alterar tudo, stressar os peixes, arriscar surtos de algas com fertilizantes... Podes sempre começar um novo plantado para outras espécies, de raíz. Mas seja como for diz quais as características do aquário, litragem, iluminação. Se possível coloca uma foto. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
mergulhops2 Publicado: Fevereiro 15, 2013 Publicado: Fevereiro 15, 2013 Boas, Descreve melhor o aquário (filtragem, iluminação, litragem) do género deste : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192 Coloca fotos do aquário Eu quando faço as minhas mudanças de layout não remexo o substrato para não alterar. Eu quando faço uma mudança de layout muinto grande retiro a água toda e volto a montar o aquário, mas com a água que estava antes Cumprimentos Citar <p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br /> <p> </p><br /> <p> </p>
Lucky strike Publicado: Fevereiro 16, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2013 Antes de mais obrigado pelas respostas. O aquário é um 96L brutos, filtragem Fluval externo 406, iluminação 4x24W, CO2 pressurizado com extintor de 2kg. Fauna: 4 guppies (1M e 3F) 3 platies (1M e 2F), 7 neons (depois de uma razia inicial, estes estão como o aço à mais de 1 mês), 2 ancystrus. Flora: 6-7 pés de cobomba caroliniana, 5-7 pés de egeria densa, 4 pés de alternanthera rosiafolia, e alguns pés de eleocharis minima (que todos juntos perfazem um quadrado com cerca de 10cm de lado) Fotos vou colocar o mais rapidamente possivel. Devido ás plantas referidas serem de crescimento extremamente rápido, criou-se no aquário uma enorme e densa massa vegetal. Isto foi aparentemente positivo para os peixes, que iniciaram acasalemento e mais nenhum morreu... mas visualmente o aquário está feio. As podas não resolvem a meu ver o problema. O objrctivo passa por ter um tapete de uma só planta (eleocharis minima é a escolhida). Por outro lado, não tenho local onde por os peixes durante a mudança de layout. É uma questão complicada. Temo que se perturbar o substracto, irei ter surtos de algas, apesar do CO2 pressurizado me dar alguma segurança. A questão é que tenho o substracto nivelado e na verdade queria inclina-lo, ficando mais alto na retaguarda do aquário e mais baixo da parte frontal, pelo que torna-se quase inevitável MEXER verdadeiramente. Gostaria de fazer isto perturbando os peixes o menos possível. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Fguimaraes Publicado: Fevereiro 16, 2013 Publicado: Fevereiro 16, 2013 Quanto aos parametros da água, o que fazes, é uma TPA para um barril ou algo do genero limpo para depois da mudança de layout aproveitares novamente a agua. Quanto a mudança o que te aconselho é comprares tudo e planeares tudo de forma a conseguires fazer o "extreme makeover" xD num espaço de 4/5 horas máximo (uma tarde) e pões os peixes dentro desse barril que vais guardar a agua com o termostato e uma bomba de ar ou algo do género só para fazer circulação de agua. Caso não reaproveites a água vais passar por os surtos de algas e instabilidade dos parametros novamente. Citar
wally Publicado: Fevereiro 16, 2013 Publicado: Fevereiro 16, 2013 exactamente. no teu caso começava do inicio pois se o que tu queres e mudar a disposiçao do substato mais vale fazeres ja. ate porque para fazeres um tapete com a minima tens de a plantar de maneira a que cresca como um tapete. o que disseeram de transferires durante umas horas os peixes acho o ideal. se o teu desejo e alterares todo o layout mais vvale agora. Uma poda apenas te vai dar mais visibilidade no aquario mas nao vai resolver os teus problemas ( sendo que os problemas sao um layout diferente) Citar
mergulhops2 Publicado: Fevereiro 16, 2013 Publicado: Fevereiro 16, 2013 Boas, Sim o melhor será mesmo transferires os peixes e toda a água para recipientes. No recipiente que tens os peixes colocas o filtro, para não perderes as bactérias do filtro, e o termostato a trabalharem. E assim alteras o que quiseres ... Cumprimentos Pedro Sousa Citar <p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br /> <p> </p><br /> <p> </p>
Claire Publicado: Fevereiro 16, 2013 Publicado: Fevereiro 16, 2013 Boas, Antes de mais obrigado pelas respostas. O aquário é um 96L brutos, filtragem Fluval externo 406, iluminação 4x24W, CO2 pressurizado com extintor de 2kg. Fauna: 4 guppies (1M e 3F) 3 platies (1M e 2F), 7 neons (depois de uma razia inicial, estes estão como o aço à mais de 1 mês), 2 ancystrus. Flora: 6-7 pés de cobomba caroliniana, 5-7 pés de egeria densa, 4 pés de alternanthera rosiafolia, e alguns pés de eleocharis minima (que todos juntos perfazem um quadrado com cerca de 10cm de lado) deves estar a referir-te a eleocharis sp. mini Fotos vou colocar o mais rapidamente possivel. Ajudaria muito Devido ás plantas referidas serem de crescimento extremamente rápido, criou-se no aquário uma enorme e densa massa vegetal. Isto foi aparentemente positivo para os peixes, que iniciaram acasalemento e mais nenhum morreu... mas visualmente o aquário está feio. As podas não resolvem a meu ver o problema. O objrctivo passa por ter um tapete de uma só planta (eleocharis minima é a escolhida). Por outro lado, não tenho local onde por os peixes durante a mudança de layout. uma caixa de plastico resolve ou um balde É uma questão complicada. Temo que se perturbar o substracto, irei ter surtos de algas, apesar do CO2 pressurizado me dar alguma segurança. Nao te preocupes com as algas, isto vai é libertar toda a amônia retida no substrato e isso sim é o mais preocupante A questão é que tenho o substracto nivelado e na verdade queria inclina-lo, ficando mais alto na retaguarda do aquário e mais baixo da parte frontal, pelo que torna-se quase inevitável MEXER verdadeiramente. Gostaria de fazer isto perturbando os peixes o menos possível. Boas, estas a fazer disso um bicho de 7 cabeças... quantos aos alevins se forem dos guppies, não me preocupava muito, daqui a 15 dias tens outros tantos, e breve terás mais do que o teu aqua suporta. mas se queres mesmo mante-los espera mais um mês para fazeres isso. pelo o que percebi queres fazer um rescape total ao aqua, portanto, a melhor hipótese que vejo é colocares os peixes numa box, daquelas que se vende nas zonas comerciais, poderás aproveita-la como deposito de agua para tpa's futuramente ou para arrumação. Manténs o filtro e a agua do aqua depois do rescape, passado uns dias ou uma semana podes voltar a colocar os peixe. Eu a cerca de um mês também fiz uma porcaria de todo o tamanho no meu aqua de 90 litros, fiz testes estava tudo ótimo, nem precisei de tirar os peixes, claro que fui monitorizando os parâmetros da agua e nessa semana insisti nas tpa's. Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
Lucky strike Publicado: Fevereiro 16, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2013 eheh. Tarde mais. Reformulação total do layout hoje durante a tarde. Já não dava para ver o aquário no anterior caos selvático, ainda que por vezes o caos consiga ser de certa forma belo. pois bem... retirei os peixes do aquário e coloquei-os numa bacia, com água do aquário. Termostato na bacia e toca a esvaziar o áqua. redistribuição do substracto, seguida de replantação de certas espécies. Retirei egeria densa. Meti eleocharis parvula e ludwigia sp e replantei todo um tapete com eleocharis mínima e uma pequena porção com cuba (se não vingar não será castarófico). Guardei a alternanthera rosaefolia e a cobomba, mas em quantidades mais pequenas do que no layout anterior. A cobomba cresce tão rápido que chega a ser necessário podá-la 2x por semana. CO2 pressurizado a 3bps, 4x24W (isto pode ser um problema porque as lampadas são de 45cm, e o aquário de 80, pelo que estão intercaladas, mas é aconcelhável 3x39W... para um futuro)... filtragem e logicamente, com tamanho ataque ao substracto, UV ligado. Para já, os peixes parecem-me bem, os alevins também. Ainda não efectuei testes, mas farei isso brevemente. Tenho o nitrato de potássio, o fosfato monopotássico, o KCL, o cloreto de magnésio, e cloreto de calcio em sais... mas ainda não fertilizei com estes. receio enormemente um boom de algas e como tal, vou esperar uns dias. Mas... fertilizei com tropica macros e micros (um fertilizante light digamos assim). Tenho green dust algae nas folhas da alternanthera, mas foi completa ditrsção minha e apesar de ter limpo a planta fora de água não reparei que tinha algas... ou então elas desenvolveram-se no espaço de 2-3h o que duvído. É preciso adquiri um comedor de algas simaês, o que não será tarefa fácil. A camaronada, só a posso meter daqui a umas semanas, quando o áqua estiver estabilizado. A ver vamos como vai correr. Apesar de estar contente com o layout, ainda considero estar longe do aquascape. ao analisar as plantas, só a cuba pode ser considerada uma planta exigente. Tudo o resto são plantas de média e fácil manutenção. Tenho alguma dificuldade em arranjar plantas exigentes, do tipo rotala macandra, ludwiga arcuata e outras que considero simplesmente divinais. Mas enfim... contingências logísticas. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
David de Jesus Publicado: Fevereiro 16, 2013 Publicado: Fevereiro 16, 2013 Parece-me que fizeste tudo o melhor possível, agora boa sorte e vai colocando fotos. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Recommended Posts