Yukimai Publicado Fevereiro 13, 2013 Publicado Fevereiro 13, 2013 Olá, Já possuo aquários de água doce, um de 280L e outro de 180L. Quero iniciar-me agora na água salgada e como tal ando a ler e a estudar. Mas preciso de ajuda de quem já anda neste hobbie há mais tempo. Ora bem, quero um aquário simples, por simples estou a referir que não quero logo começar a montagem com corais complicados, etc. O que possuo de momento é um Aquário Red Sea Max 130D e também possuo o Kit de Iniciação respectivo da Red Sea, que vem com areão, sal e alguns outros produtos, assim como testes. Tenho montes de perguntas.. vou tentar pelo menos fazer algumas para ver se começo por partes.. Tenho um filtro UV (JBL AquaCristal UV-C 9W) o qual devido à potência actual dos meus filtros nos aquários de água doce ainda não foi montado, pois tenho de fazer um sistema bypass com torneira para reduzir o caudal da água.. Aconselhavam a usar este aparelho UV neste aquário de Água Salgada? E se sim, como poderia ser feita a ligação? Através de uma bomba de água? Osmose - sistema de osmose - não entendo se para começar a ciclar o aquário, toda a água tem de ser de osmose? Ou a água que convém ser de osmose é apenas a água que irei utilizar em TPA's? Sistema de osmose é mesmo, mesmo aconselhado? TPA's para este aquário com quanta frequência acham necessária e de quantos litros aproximadamente? as TPA's entendi que não deverão ser feitas com água salgada preparada correcto? Mas então o uso do Sal como é feito? Estas são as perguntas mais básicas que tenho de momento e muitas mais vão surgir... mas de momento gostava de saber vossa opinião relativamente à montagem do aquário. Obrigada
rjpf Publicado: Fevereiro 13, 2013 Publicado: Fevereiro 13, 2013 Boas Em relação ao filtro uv, sei de pessoas que usam 24 horas outros menos, uma coisa é certa, ele elimina tudo que passe por ele, seja bom ou mau. Osmose aconselho logo de inicio, se vai deitar água da torneira já está a introduzir fosfatos e só vai trazer problemas. Quanto as tpas não percebi muito bem o que quis dizer mas parece-me que não leu o correcto, ou então interpretou de forma errada. Para fazer uma tpa tem que previamente fazer a mistura água(de osmose) + sal e deixar repousar para que tudo fique estabilizado e só depois a pode introduzir no aquário. Eu pessoalmente prefiro fazer trocas mais pequenas e mais frequentes, dessa maneira a variação dos parâmetros nunca é muito brusca. Há quem faça mudas de 10, 15, 20 tudo valores percentuais em relação ao volume total do aquário Espero ter ajudado.
Yukimai Publicado: Fevereiro 13, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2013 Olá, Obrigada. Então interpretei de forma errada a questão das TPA's, porque li que devia-se fazer TPA's apenas com água de osmose (sem sal) de forma a não alterar a salinidade... Segundo percebi então tenho de preparar a água antes correcto? E só depois adicionar a água no aquário. Muito obrigada, em termos de ciclagem toda a água deverá ser de osmose e adiciono o sal logo no primeiro dia correcto? Eu estou confusa com o processo para isto.. tanto a ciclagem inicial como TPA's. Muitissimo obrigada
rjpf Publicado: Fevereiro 13, 2013 Publicado: Fevereiro 13, 2013 Da maneira que ia fazer é que ia alterar a salinidade. Se tira água do aquário e só adiciona água de osmose sem sal o que ia acontecer era baixar a salinidade. Deve estar a confundir é com água de reposição com tpa. Depois vai reparar que vai evaporar água, e essa água que evapora é agua sem sal e aí sim tem que deitar apenas água de osmose sem sal, de maneira a manter sempre a mesma salinidade. Isto é a água de reposição, é a água que se deita por causa da que evapora. No seu caso aconselho a preparar a água no aquário( quando digo preparar é misturar a água e o sal), mantenha a salinidade em volta dos 1025 e temperatura no 25 ºc e depois coloque a areia e a rocha viva, isto depois de ter os valores de salinidade e temperatura certos. Não precisa comprar 100% rocha viva, se tiver possibilidade de o fazer melhor caso contrario pode optar por 20/30 % viva e o resto morta. Compre rocha de boa qualidade é mais cara mas vale o investimento. Mais uma vez lhe digo compre só a rocha quando for para meter no aquário de maneira a que passe pouco tempo fora de água para não matar a bicharada. Quanto a ciclagem isso é um processo normal, vai haver libertação substancias tóxicas para a água e daí ser preciso fazer tpas mais frequentes e de maior quantidade no inicio, assim que vir que a amónia já não está presente o ciclo acabou e certamente vão aparecer algas e isso é sinal que deve introduzir equipa de limpeza mas depois cá estamos para ajudar caso seja preciso. Atenção que o ciclo demora bastante tempo. Não é apenas misturar água e sal e esperar dois dias e já se pode meter peixes e corais. Tem que ir vendo os parâmetros da água e só quando tiver tudo correcto pode introduzir vida.
Yukimai Publicado: Fevereiro 13, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2013 Pronto agora sim, entendi!! Estava completamente confusa com água de reposição e a água de TPA. Uma última questão agora quanto ao início - quando fizer a TPA a salinidade da água de TPA terá de ser a mesma da água do aquário, correcto? Muito obrigada pelas dicas, fiquei agora bem mais esclarecida.
rjpf Publicado: Fevereiro 13, 2013 Publicado: Fevereiro 13, 2013 Sim, alias todos os parâmetros devem ser iguais aos do aquário. Ainda bem então. Boa sorte
Yukimai Publicado: Fevereiro 16, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2013 (editado) Ora boas. Ando a pensar no sistema de Osmose para este aquario. O que acham do sistema Aquili 4 estagios? ? Outra questao. Em fase de ciclagem que produtos devo por na agua? Obrigada Editado Fevereiro 16, 2013 por Yukimai
pedrolena Publicado: Fevereiro 17, 2013 Publicado: Fevereiro 17, 2013 Muito boas as osmoses da Aquilli. Durante o ciclo é deixar andar o aquário... 1 mesito a rodar... Depois fazes uma muda e é introduzir vivos. Em relação à água evaporada, deves repor só água (sem sal)... deve ter vindo daí a tua confusão.
Recommended Posts