Recommended Posts

Publicado

comprei ontem 2 blue diamond numa loja que tinha os discos todos em muito boas condições, todos estavam bem. eu tenho um aquario de 200l com filtragem exterma ehein 2215 ou 2217, temperatura 28/29 graus, nitratos n ha, amonia ha um pouco devido ao grande numero de peixes que tinha (nota: tinha cerca de 250 peixes no aqua). é um aqua comunitario que tem camaroes, 1 coridora 1 pleco L (qualquer coisa), outro pleco (mas esse vai sair), 2 casais de platys, 1 casal de espadas, 1 casal de mollys e 8 guppys. ah e tenho tb 20 neons. eu tinha comprado a cerca de 1 semana 4 discos azul turquesa a um colega nosso aqui do forum, mas so me sobraram 2 pois 2 deles eram muito pequenitos e apanharam parasitas das guelras. hoje 1 dos que comprei ontem apareceu-me ponteado de branco no dorso e na barbatana de tras, parece que tem a pele a cair depois de um escaldão, ou seja são uns pontos brancos, mas são tao densos que parece uma risca branca. o que sera isto, ou melhor, como se trata isto ?

ah falta dizer que eles comem bem, e a respiração do disco em causa não me parece acelarada

Publicado:

tenho fotos das barbatanas e do corpo do disco em questão, por favor ajudem!!! Fui a loja onde comprei e eles dizem que e ictio, e que como fiz o tratamento para os parasitas das guelras a pouco tempo não e aconcelhavel começar ja com outro tratamento, dizem para esperar ate ao final da semana para começar a fazer o tratamento com o produto a base de azul de metileno. peço-vos, opiniões sobre que doença será, e se este tratamento será o indicado.

Pic_4159_2.jpg

Pic_4159_3.jpg

Pic_4159_4.jpg

Pic_4159_5.jpg

Pic_4159_6.jpg

Publicado:

Ola!

Na minha opinião isso não é só ictio. Aconselho-te a fazer um tratamento com baktopur direct porque parece-me que tão "baços" e devem ser parasitas da pele.

Espera por mais opiniões :D

Boa sorte

João Fonseca

Publicado:

De facto não é ictio. Poderá ser bacteriano ( columnaris )e/ou Ichtiobodo ( costia ) ou Chillodonella ou Trichodina .

Os peixes apresentam excesso de produção de muco, manchas , apodrecimento das barbatanas.

Deves também reparar que os peixes estão magros( olhos salientes ) e não cresceram ( olhos muito grandes relativamente ao corpo ). São sempre peixes problemáticos.

Por outro lado a amonia não ajuda nada e è mais perigosa se tiveres um pH alto.

Tens uma combinação de peixes de biotopos muito diferentes. Por exemplo os viviparos gostam de águas duras e até ligeiramente salobras ao contrário dos Discus.

Quanto ao tratamento eu recomendaria Omnipur da Sera + Bactopur Direct e sobretudo um aquário de biotopo mais adequado. Depois se estiverem a comer deves fazer uma desparasitação com metronidazol ( flagyl ) na comida.

Cump.

Rui

Publicado:

OLá

nitratos n ha, amonia ha um pouco devido ao grande numero de peixes que tinha

Como assim? O aquário não foi ciclado?Teve uma muda de agua de 100%?

Acho que deves 1º resolver o problema de fundo que é a amónia, depois sim se não houver melhoras eu faria o uso de um antibiótico.

Abraço

frame.jpg

Publicado:

boas

n concordo com a opiniao do amigo hugo santos esses peixes estao extremamente fragilizados e se n lhes fazes ja os devidos tratamentos e as devidas desparasitizaçoes, ele provavelmente n vao resistir.

agora aconselho a mudanças de agua para a amonia e os nitritos baixarem juntamente com a aplicaçao dos medicamentos.

abraços

abraços