Fernando Encarnação Publicado Fevereiro 7, 2013 Publicado Fevereiro 7, 2013 (editado) Deixo aqui a apresentação do meu projecto.Montagem: 31 Janeiro 2013Medidas: 80 X 30 X 40 (C X L X A)Capacidade: +/- 90 litrosFiltro: Fluvial 3 plusAquecedor: Fluvial Tronic 150 W luminação: SunSun 2 x 24 w Hardscape: Madeira (sobreiro) + pedras de xisto Substrato fértil: JBL AquaBasis plus Substrato inerte: JBL Manado Flora: - Musgo de java; - Blixa japonica; - Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia); - ludwigia glandulosa; - Ludwigia arcuata; - Pélia moss (Lomariopsis lineata); - Proserpinaca palustris ''Cuba''; - Hemianthus micranthemoides; - Hydrocotyle verticillata; - Hydrocotyle tripartita. Fauna: - Alguns gastrópodes (intruders vieram camuflados no musgo) - Corydoras aeneus (2) - Tetra Neon (azuis) Hyphessobrycon innesi (4) Fertilização: Muito poucaFoto-período: 7 a 8 H TPA: 35% efectuada 1 semana depois da montagem pH: 7,5 Nota: Agradecimento especial ao A. Ferreira e ao M. Coucello Editado Fevereiro 8, 2013 por Fernando Encarnação Citar
sargopt Publicado: Fevereiro 8, 2013 Publicado: Fevereiro 8, 2013 Muito bom Fernando !!! Para primeiro projeto está excelente. Só falta mesmo um filtrozito externo porreiro como tinhamos falado. Agora é deixar o ciclo correr e ver se os habitantes se aguentam todos. Qual vai ser a fauna ? Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 8, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2013 O filtro externo tinha sido uma prioridade, que entretanto passou a secundaria, caiu um Fluvial do céu como sabes. O ciclo vai andando, acho eu, o pH é acido, vou tentar analisar com agua subterrânea de furo, pois a que ando a meter é da rede, provenientemente superficial (barragem). Quanto à fauna, talvez: Kiribensis Neons Corys albinas Corys aeneus Peixe arco iris Endler SAE Crustáceos Não sei, estou aberto a sugestões... Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 8, 2013 Publicado: Fevereiro 8, 2013 Fizeste o ciclo de azoto? Guppys endler penso eu que gostam de ph mais alto. Cumprimentos Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 8, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2013 Fizeste o ciclo de azoto? Guppys endler penso eu que gostam de ph mais alto. Cumprimentos Estou em pleno ciclo, fiz ontem 1ª tpa 35% tem 8 dias de montagem, como esta no BI, a fauna só daqui a duas semanas, pelo menos, só não tive paciencia de esperar para colocar os 4 neons microscopicos e as duas corys. ph mais alto que 7,5? Já estava a ir para os Endler por esse motivo... Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 8, 2013 Publicado: Fevereiro 8, 2013 Se es amigo dos animais arranja outro sitio para os neons que nao sao peixes resistentes. Podem morrer porque nao fizeste o ciclo de azoto. Cumps Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 8, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2013 O eterno problema, amigo amigo não sou propriamente, pratico pesca e caça submarina, de resto respeito-os, fica descansado que vou tratar de um nova moradia para eles durante mais duas semanas... Citar
sargopt Publicado: Fevereiro 8, 2013 Publicado: Fevereiro 8, 2013 Se es amigo dos animais arranja outro sitio para os neons que nao sao peixes resistentes. Podem morrer porque nao fizeste o ciclo de azoto. Cumps è muito relativo... assim como podem morrer por muitas mais razões. Se fossemos realmente amigos dos animais, não faziamos aquarios, não havendo mercado não haveria lojas da especialidade e consequentemente peixes a morrer a torto e a direito por milhares de aquarios só neste pequeno país... Portanto acho que o caminho não é por ai, é tentar minimizar os efeitos e fazer o maximo para eles se aguentarem. Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 8, 2013 Publicado: Fevereiro 8, 2013 Compra um acelerador de bacterias que dá resultado eu tenho o sera nitrivec e 5 estrelas fiz o ciclo por 10 dias na boa e nunca morreu peixes. Cumps Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 8, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2013 è muito relativo... assim como podem morrer por muitas mais razões. Se fossemos realmente amigos dos animais, não faziamos aquarios, não havendo mercado não haveria lojas da especialidade e consequentemente peixes a morrer a torto e a direito por milhares de aquarios só neste pequeno país... Portanto acho que o caminho não é por ai, é tentar minimizar os efeitos e fazer o maximo para eles se aguentarem. Eu pensava dessa maneira, mas também creio que não será por falta de outra habitação que essa situação não vai acontecer, se os mudo e se morrem? Se não os mudo e sobrevivem? Se faço tpa com 30 a 40 %? Estamos a falar de 4 peixes, quantas dezenas não vi no ultimo mês a repousar no fundo de aquários em zonas comerciais... Mas o room novo para duas semanas amanha estará preparado. Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 8, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2013 Compra um acelerador de bacterias que dá resultado eu tenho o sera nitrivec e 5 estrelas fiz o ciclo por 10 dias na boa e nunca morreu peixes. Cumps Estive tentado a fazê-lo, mas depois pensei, vou ter tempo e calma... O meu amigo Coucello até me disse para ter ainda mais calma, e não colocar nada... A minha ideia era colocar uma cory, mas sozinha podia perder-se no aqua, adquiri duas... Os neons foi mesmo por vicio e por causa do meu pequeno, lá tive de acrescentar ao pack 4 pequenos neons... Não creio que será por ai, mas até poderá ser, vou fazer para que nada lhes aconteça, comem como gente crescida... Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 8, 2013 Publicado: Fevereiro 8, 2013 Boas. Depois por ai 1 semana poem mais 3 neons e 2 corydoras porque as corydoras e os neons sao peixes de cardume. Cumps Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 8, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2013 (editado) Tinha isso em mente, so nao sei se vou para as corys albinas ou aeneus... Editado Fevereiro 8, 2013 por Fernando Encarnação Citar
sargopt Publicado: Fevereiro 8, 2013 Publicado: Fevereiro 8, 2013 De preferencia identicas ás que já existem. Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 11, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2013 Já foram efectuados TPA`s de: - 35% (1 semana) - 20% (à 2 dias) - Amanhã penso fazer a 40/45% (3 dias após o ultimo tpa) Penso seguir este rumo nos próximos dias, tipo de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias, efectuar tpa entre os 30% a 40%. Estarei a proceder bem? Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 11, 2013 Publicado: Fevereiro 11, 2013 Faz uma vez por semana já nao tens necessidade de fazer de 3 em 3 dias. Cumps Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 11, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2013 Faz uma vez por semana já nao tens necessidade de fazer de 3 em 3 dias. Cumps Teoricamente é daqui para a frente que vai aumentar o teor de amónia no aqua, correto? Se fizer de 3 em 3 dias não vou reduzir esse valor conforme a percentagem de tpa que faço? Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 11, 2013 Publicado: Fevereiro 11, 2013 Se fizeres trocas de agua semanais nao tens problemas com o amonio. Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 11, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2013 Grato pelas dicas. Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 11, 2013 Publicado: Fevereiro 11, 2013 De nada estou aqui para ajudar. Cumps Citar
A. Ferreira Publicado: Fevereiro 11, 2013 Publicado: Fevereiro 11, 2013 Olá Fernando, Isso está porreiro, estás a fazer as coisas bem. Em relação às TPA's, no inicio quantas mais fizeres melhor, depois de passar a 2.ª semana passas a 2 por semana e depois de 1 mês a 1 semanal. Isto porque não tens testes e assim estás a jogar pelo seguro. Fertiliza sempre depois da TPA, 8 horas de luz é adequado. Em relação às corydoras faz como diz o Miguel, idênticas às que já tens. Brigada de limpeza recomendo otocinclus affinis e/ou camarões Amano (Caridina japonica). Quando limpares o filtro (limpas quando fizeres a TPA) usa água do aquário para limpar a esponja para as bactérias nitrificantes não morrerem. CO2, já estás a injectar? Pela foto não parece... Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 11, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2013 Então assim é seguir o rumo, amanha uma tpa de 40%, quinta faz 2 semanas que o tenho montado, entretanto devem de chegar os testes. Otos e camarões em que proporções, estava a pensar em 2 ou 3 kuhli (detritivoros). Não ainda não estou a meter co2, mas tem de ser. Grato pela ajuda Amigo Ferreira Citar
sargopt Publicado: Fevereiro 11, 2013 Publicado: Fevereiro 11, 2013 Fernando está muito bom o aqua . Excelente trabalho. Eu Co2 não pus ainda, mas tinto do bom é sempre a aviar cartucho :D Abraço. Citar
João S Gonçalves Publicado: Fevereiro 12, 2013 Publicado: Fevereiro 12, 2013 Não é obrigatorio o co2. Cumps Citar
Fernando Encarnação Publicado: Fevereiro 12, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2013 Sempre achei, e pelo que li aqui no forum, que um plantado deverá sempre ter co2, agora a sua proveniência poderá ser diferente, isto é, Extintor, Pastilhas ou Diy, agora sem uma fonte de co2 creio que os resultados do processo da fotossíntese fica aquém do esperado. Miguel e a tua comunidade como vai? Citar
Recommended Posts