Recommended Posts

Publicado

boas pessoal.

Eu no meu aquario tenho umas cabombas plantas e crescem muito bem contudo nao as consigo controlar em relaçao ao tamanho.

O meu aquario tem +/- 40 cm de altura (penso eu que seja isso) e elas crescem de tal forma que quando chegam a superficie começam a arrastar se para os lados.

a minha duvida é se poderei podar por onde quero e elas voltam a crescer nesse ponto? ou tenho que podar numa zona onde esta a crecer um novo rebento?

cump

Publicado:

Não sou nenhum expert em flora, mas também tenho Cabombas e faço exactamente isso. Corto literalmente à altura que pretendo, pego na poda e coloco de novo no substrato até enterrar bem e chegar à parte fértil. Passado 1 semana já se nota crescimento quer na nova poda, quer nas que foram cortadas.

Ao certo e de cor não te consigo dizer se cresce no sítio onde podaste ou se abre novo rebento ao lado, mas posso-te dizer que a Cabomba cortada não te vai morrer nem nada que pareça!

Cump,

ELorga

Publicado:

Não sou nenhum expert em flora, mas também tenho Cabombas e faço exactamente isso. Corto literalmente à altura que pretendo, pego na poda e coloco de novo no substrato até enterrar bem e chegar à parte fértil. Passado 1 semana já se nota crescimento quer na nova poda, quer nas que foram cortadas.

Ao certo e de cor não te consigo dizer se cresce no sítio onde podaste ou se abre novo rebento ao lado, mas posso-te dizer que a Cabomba cortada não te vai morrer nem nada que pareça!

desde ja obrigada pela resposta.

o problema de cortar em qualquer parte é nao ficar esteticamente bonito, pois as outras ficam com a parte superior bem formada parece uma bola de "erva". e na que cortamos parece um galho para cada lado e toda depenada :confused4:

Publicado:

desde ja obrigada pela resposta.

o problema de cortar em qualquer parte é nao ficar esteticamente bonito, pois as outras ficam com a parte superior bem formada parece uma bola de "erva". e na que cortamos parece um galho para cada lado e toda depenada :confused4:

Olha que isso dependerá certamente dos casos... hoje se tiver tempo tiro-te uma ou duas fotos com exemplos onde se vê o corte, e voltou a despontar milímetros ao lado sem ser aquele aspecto de galho depedado nas laterais.

Cump,

ELorga

Publicado:

Olha que isso dependerá certamente dos casos... hoje se tiver tempo tiro-te uma ou duas fotos com exemplos onde se vê o corte, e voltou a despontar milímetros ao lado sem ser aquele aspecto de galho depedado nas laterais.

ok. e que as minhas estao mesmo grandes mas tenho medo de as cortar e ficarem com esse aspeto de galho depenado.

Publicado:

Esqueci-me de tirar a foto ontem... sorry.

A ver se agora com o fds trato disso! Se chegar a domg e não tiver colocado aqui nada envia-me pm só a relembrar que eu trato disso.

Cump,

ELorga

Publicado:

Olha, ficam aqui duas fotos... os exemplares não estão nas melhores condições, mas servem essencialmente para exemplificar. Reparei que tenho algumas em que realmente despontou lateralmente outro ramo e aquele ficou ali mais depenado, por isso não te consigo dar um padrão do que acontece sempre.

Seguem duas fotos de dois pés diferentes.

cabomba01.jpg

cabomba02.jpg

Cump,

ELorga