Flavio12786 Publicado Fevereiro 6, 2013 Publicado Fevereiro 6, 2013 (editado) Bom dia venho aqui colocar uma duvida que é a seguinte: o pessoal que utiliza co2 da tmc em botija de aluminio por acaso ja reparou que estas botijas tem 5 anos de validade a partir da data cravada perto do gargalo até terem de ir fazer prova hidraulica?!É que me aconteceu o seguinte um membro aqui do forum enviou-me um conjunto de botija mais redutor e quando eu recebi reparei que a botija tinha cravada a seguinte data 2007/9 e ao fundo da mesma garrafa refere que apos 5 anos passados desta data a mesma tem que fazer a prova hidraulica informação que me confirmaram na propria tmc pois liguei para lá agora pergunto o seguinte alguem na mesma situação consegue recarregar as botijas?!Não será arriscado? É que o membro que me vendeu (ainda não efectuei o pagamento pois não sei se fico com o equipamento) me garantiu que já recarregou após passar a validade e reparei que está uma botija com data igual em leilão! Peço desculpa pelo texto longo mas preciso de resolver esta situação. Obrigado. Editado Fevereiro 6, 2013 por Flavio12786
Jorge.A. Publicado: Fevereiro 6, 2013 Publicado: Fevereiro 6, 2013 Boas, nunca tinha reparado nessa data. Efetivamente a minha também tem a data de 2007/9 cravado na botija. Já carreguei dezenas de vezes esta botija e nunca tive qualquer problema. Será que a data não se refere antes à data de fabrico e não de validade? É que a minha botija foi comprada em segunda mão, está praticamente nova pelo que não me parece que já tenha mais de 5 anos... Mas...não sei. No entanto vou continuar a usa-la mas vou tentar obter mais informações sobre este assunto. NatuRio 240 plantado The Waters of Elos Jorge Almeida
Jorge Filipe Publicado: Fevereiro 6, 2013 Publicado: Fevereiro 6, 2013 Eu sei que no caso dos extintores a validade é de 10 anos, e após essa data dificilmente encontrarás alguém que te carregue o equipamento. O que me disseram na loja, é que os equipamentos de CO2 têm uma legislação muito restrita, e que no caso de recarregarem uma botija fora de validade podem perder a licença de trabalho. Ainda recentemente tive que comprar um novo, porque o que tinha estava fora de validade e a prova hidráulica fica mais cara do que um equipamento novo. The return! [90l plantado]
Flavio12786 Publicado: Fevereiro 6, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2013 Pois os extintores são 10 anos mas a botija da TMC diz: WARNING Every five years, this cylinder must be either hydrotested by a qualified retester or disposed of responsibly - check with your local authority for disposal and recycling information. Rehydrotest within 5 years of date of manufacture (see neck of cylinder) Tradução: Aviso De cinco em cinco anos, este cilindro deve ser hydrotestado por um tecnico qualificado ou eliminado de forma correcta - verificar junto das autoridades sobre locais para obter informações sobre descarte e reciclagem. Deve ser hydrotestado dentro de 5 anos a contar da data de fabricação (ver pescoço do cilindro) Penso que isto é claro agora segundo a TMC Portuguesa o cilindro só pode ser testado em Inglaterra pelo que fica mais caro que um novo!
Recommended Posts