Recommended Posts

Publicado

BOAS.......

o meu casal de discus desovou +/- a um mes (mais coisa menos coisa) e os disquinhos ja tao mais ou menos grandinhos, ja se percebe bem q sao discus e alguns ate ja tao com um pouco da cor da mae, tenho-os alimentado apenas com microvermes, enquitreias, grindal, flocos, e coraçao de boi, nunca dei artemia pq nao tenho tido guita para comprar, mas o q me começa a preocupar é o estado da mae , que ja esta com as barbatanas todas ratadas, e ta a ficar com uns buracos de lado, eu alimento-os varias vezes ao dia, e nao sei quantot tempo é que os tenho de deixar com os pais, o q fazer para ajudar a mae etc..................

outra coisa , ouvi dizer que os discus por volta desta idade +/- um mes, costumam apanhar uma doença qualquer , que normalmente é o que causa a perca de muitos exemplares aos criadores.

gotava q me explicasem q doença é essa , como me precaver etc....

ps: nao é porque quero ganhar dinheiro com eles porque eu nao vou vender nenhum, é pq quero ficar com muitos para por no meu aquario de 600l (vai ficar lindo cheio de disquinhos)

e pronto é tudo, ajudem-me sff :wink:

abraço

Marco

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

isso tudo e verdade. podes separar os papas +- a um mes, entretanto podes colocar backtopur para os papas ficarem melhor das barbatanas "ratadas". eu dou +- 6 vezes artémia que faço em casa. os meus discus tb estão a ficar pretos, isto alguns pois não comem artémia, mas e normal morrerem alguns. quanto as perdas a partir de um mes, são devido aos parasitas das guelras, eu utilizo prazinquantel, comprimidos tenilvet, aquilo de desparasitar os cães, 1 comprim para 60l de agua, tres dias seguidos um por dia. no final fazes uma tpa. vais ver que ficam logo espevitados. abraço

Publicado:

isso tudo e verdade. podes separar os papas +- a um mes, entretanto podes colocar backtopur para os papas ficarem melhor das barbatanas "ratadas". eu dou +- 6 vezes artémia que faço em casa. os meus discus tb estão a ficar pretos, isto alguns pois não comem artémia, mas e normal morrerem alguns. quanto as perdas a partir de um mes, são devido aos parasitas das guelras, eu utilizo prazinquantel, comprimidos tenilvet, aquilo de desparasitar os cães, 1 comprim para 60l de agua, tres dias seguidos um por dia. no final fazes uma tpa. vais ver que ficam logo espevitados. abraço

Publicado:

Publicado:

Olá white niger

Penso que está mais que na altura de separares esses alevins da mãe :wink:

Já tive um caso de uma ninhada muito grande, em que tardei a separá-los da mãe, e os tipos quase lhe arrancaram uma barbatana peitoral.

É que essas pequenas jóias, tornam-se numas feras com um apetite insaciável e quanto maiores mais castigam os pais na procura do tão apetecido muco, chegando a provocar-lhe feridas e lesões que poderão ser irreversiveis :roll:

Portanto é melhor separá-los quanto antes :wink:

Soube de um caso em levaram á morte a pobre mãe, porque não foram separados em tempo útil :oops:

Eu costumo separar os meus com +- 15 dias de vida, quando já comem bem a artémia recém nascida :wink:

Em relação ao problema que surge com alguma frequencia com os alevins são os Dactylogirus, virús que se alojam nas guelras e levam á morte de muitos exemplares.

Podes fazer uma prevenção com Tenilvet, ou com Formalina que também funciona :wink:

Boa sorte com os pequenos :(

Um Abraço

Jorge Costa

Publicado:
Olá white niger

Penso que está mais que na altura de separares esses alevins da mãe :wink:  

Já tive um caso de uma ninhada muito grande, em que tardei a separá-los da mãe, e os tipos quase lhe arrancaram uma barbatana peitoral.

pois eu e o ze fizemos-te uma visita nessa altura , q tu ate tinhas dito q tiveste de tirar a peixa e por betadine na barbatana (se nao estou em erro)

outra coisa o no meu aqua tenho alguns discus sera que os posso por la e eles irem-se aproveitando do muco dos outros ?

abraços e obrigado

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

Olá white niger,

Se os discus bebés já estão a comer (artemia, flocos, etc) separa-os para outro aquário. Não os juntes no comunitário pois não se safam.

O ideal é: um aquário novo só com vidro, filtro e aquecedor. Alimenta os peixes em pouca quantidade mas muitas vezes ao dia/noite. Verifica se não se coçam no vidro/decoração ou se não "tossem" (isso pode indicar sinais da presença de parasitas).

Depois é muitas TPA's (50%) diárias, muitas vitaminas e é só vê-los crescer. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Publicado:

boas.........

mais uma coisita, eu comecei hoje a fazer a desparatizaçao faço durante 3 dias e depois passado qt tempo é q volto a fazer ? é q eu prefiro ir fazendo volta nao volta do q eles morram por causa disso, so nao sei mais ou menos o intervalo de tempo.....

abraço

Marco