MDURAO Publicado Março 28, 2005 Publicado Março 28, 2005 Boa tarde Adquiri o meu primeiro aquário à cerca de 1 semana e meia, com as seguintes dimensões - 80cmx35cmx40cm; sou portanto um inexperiente na aquariofilia, mas não quero fazer asneiras. Na altura aquiri areão (cujo lojista me informou que não era calcário), 5 plantas, uma anfora partida e pedra vulcânica para o decorar. O aquário já trazia os respectivos filtros, aquecedor e lâmpadas, que me limitei a montar, enchi-o de água da torneira com as plantas e liguei-o. Até aqui tudo bem. Fiz o teste do PH, conforme me indicaram e dava o máximo (cor azul). Coloquei o produto que me deram para baixar o PH, pois deveria estar na cor esverdeada (mais ou menos 6.5) para então comprar os peixes. Segundo as instruções deveria colocar 30 gotas para cerca de 100 litros. Já coloquei durante várias vezes o produto para baixar o PH e o que é facto é que não baixa. Já coloquei cerca de 6 vezes a quantidade de produto já referido e tenho receio de estar a "contaminar a água". Já coloquei a questão ao lojista e diz-me que é provável que tenha a ver com a dureza da água. Como moro em Carnaxide a água é da rede de Oeiras, mas não me parece que a água desta zona seja muito dura. Pediu-me para levar uma amostra da água para fazer o teste da dureza. Será que alguém me pode ajudar sobre esta questão? Muito obrigado Mário Durão Citar
Xlibris Publicado: Março 28, 2005 Publicado: Março 28, 2005 ele tem a sua razão... de facto se a dureza da agua for alta não consegues baixar o ph, mas eu tambem te digo que tenho o ph como o teu 7.8 +/- e tambem já usei esses produtos e mesmo tendo a agua pouco dura ele não baixa!! Já usei um buffer 7.0, já usei o produto para baixar o ph, já usei turfa, nada.... A unica coisa que te garanto que desce o ph é a injeção de co2!! Ai não á ph que lhe resista!!! Se tiveres algumas plantas é o que te aconselho a fazeres, o ph desce e as plantas agradecem!! Boa sorte Citar O meu menino!! Aqui
Luís Fortunato Publicado: Março 29, 2005 Publicado: Março 29, 2005 Viva. ele tem a sua razão... de facto se a dureza da agua for alta não consegues baixar o ph, mas eu tambem te digo que tenho o ph como o teu 7.8 +/- e tambem já usei esses produtos e mesmo tendo a agua pouco dura ele não baixa!! Já usei um buffer 7.0, já usei o produto para baixar o ph, já usei turfa, nada.... A unica coisa que te garanto que desce o ph é a injeção de co2!! Ai não á ph que lhe resista!!! Se tiveres algumas plantas é o que te aconselho a fazeres, o ph desce e as plantas agradecem!!Não que discorde de ti, mas há algo nas tuas palavras que me está a fazer confusão...Dizes que usaste turfa e não conseguiste baixar o pH? É que a turfa, supostamente, consegue baixar mais o pH do que o CO2. Com CO2, no máximo dos máximos conseguiríamos baixar o pH até 6.35. Eu com turfa granulada da Fluval no filtro externo e alguns troncos no aquário tenho um pH=5.5-6.0. Ainda para mais que a turfa baixa o pH, e a dureza da água também. O CO2 aumenta o KH, como é óbvio. O CO2 é de facto bom para baixar o pH, mas tem o inconveniente de ter que ser manuseado com alguma precaução, de modo a não intoxicar os peixes. E também tens de tomar atenção, porque se o CO2 acaba o teu pH vai começar a oscilar, subindo novamente. De resto concordo plenamente contigo. É muito bom para baixar o pH e óptimo para as plantas. Já coloquei a questão ao lojista e diz-me que é provável que tenha a ver com a dureza da água. Como moro em Carnaxide a água é da rede de Oeiras, mas não me parece que a água desta zona seja muito dura. Pediu-me para levar uma amostra da água para fazer o teste da dureza. Como o Xlibris já disse, é bem capaz de ser da dureza da água. Eu moro na Amadora, relativamente perto de ti, e realmente a nossa água pode não ser muito dura, mas tem um poder tampão bastante eficaz, logo é complicado alterar o pH. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ruitaborda Publicado: Março 29, 2005 Publicado: Março 29, 2005 Ola A água desse aquarrio já fez o ciclo? Quer dizer esteve varias dis a ciclar ou antes amdorecer?Eu no meu teria o aquario a trabalher cerca de 15 dias e após destes dias procedia da seguinte forma: 1 - Media o PH, nitrates e nitrites. 2 - Se por acaso o PH estivesse alto procurava adicionar uma pouca de água em que tivesse a ser preparada cum turfa. 3 - Media os nitratos e os nitritos e se tudo se mantivesse na mesma pro curava deitar no aquario bactérias para ajudar a combater o nitrato. 4 - Se ao fim deste tempo nada se tivesse alterado procurava cirtificar- me se de facto a areia seria ou naão alcalina. 5 - Faça a medição da água da torneira para saber com o que conta à p rtida, para ir indo fazen os ajustes. Até sempre Rui Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 29, 2005 Publicado: Março 29, 2005 Olá novamente. Certíssimo Rui Taborda. Nem mais, só há uma coisa que me está a fazer confusão: 3 - Media os nitratos e os nitritos e se tudo se mantivesse na mesma pro curava deitar no aquario bactérias para ajudar a combater o nitrato. Bactérias para combater o nitrato?? Mas as bactérias conseguem dar cabo de nitratos? Pensava que as que a gente adicionava apenas passavam de Amónia a Nitrito, e consequentemente, de Nitrito a Nitrato (dois tipo distintos de bactérias, umas nitrossomas e outras nitrobacter, qual é qual, não sei). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
MDURAO Publicado: Março 29, 2005 Autor Publicado: Março 29, 2005 Obrigado a todos. Vou tentar seguir as vossas recomendações. Se não conseguir resultados voltarei à carga junto de vós. Mário Citar
Recommended Posts