Recommended Posts

Publicado

Desde já OLÁ sou novo nestas bandas!

Uma das várias dúvidas que tenho sobre os aquários em geral, é o mito(?) de que falam bastante na internet, que é «Para os iniciantes de aquariofilia quanto maior for o aquário melhor!» é verdade?

A outra é que tamanho deve ter o aquário de peixes de água fria no mínimo?

Que espécies devemos ter? (para além das de água fria, ouvi dizer que algumas das de água quente se podem meter num aquário de água fria?)

Que temperatura deve estar o aquário para os peixes de água fria (Kinguios)?

Qual o filtro indicado para aquário acima dos 100L (pelo que dizem recomendado para Kinguios), interno, externo, cascata?

Desde já obrigado! :sorry:

Publicado: (editado)

Olá, benvido!

Uma das várias dúvidas que tenho sobre os aquários em geral, é o mito(?) de que falam bastante na internet, que é «Para os iniciantes de aquariofilia quanto maior for o aquário melhor!» é verdade?

Sim, é absolutamente verdade. Um aquário maior requer, em regra geral, menos trocas de água. E todos os problemas biológicos que num aquário mais pequeno ficariam mais concentrados na água, e dessa forma mais letais (por exemplo picos de amónia), num aquário maior eles dispersam-se tornam-se mais facilmente geriveis pelas matérias filtrantes, plantas, etc. Acaba por ser sempre também melhor para os peixes. Portanto, tanto para iniciantes como para experts, quanto maior, melhor.

A outra é que tamanho deve ter o aquário de peixes de água fria no mínimo?

Nunca tive peixes de água fria portanto não sei dizer ao certo mas tenho em conta o tamanho grande que Kinguios chegam a atingir, não pensaria em nada menor que 1 metro de comprimento.

Que espécies devemos ter? (para além das de água fria, ouvi dizer que algumas das de água quente se podem meter num aquário de água fria?)

Os únicos que me vêm á cabeça assim de repente são os pequenos whitecloud e as biofortias, sendo que estes ultimos requerem geralmente condições muito específicas.

Que temperatura deve estar o aquário para os peixes de água fria (Kinguios)?

Não sei. Talvez +/- 15º?

Qual o filtro indicado para aquário acima dos 100L (pelo que dizem recomendado para Kinguios), interno, externo, cascata?

Sem dúvida filtro externo

Editado por Axebitten

Ok, obrigado, será que era possível pelo menos nos primeiros tempos ter um filtro interno?

Já agora será que é preciso comprar bomba de ar? (quando comprar o filtro externo?)

Editado por TiagoOlivais

Bem um amigo meu deu-me um filtro externo, é um JEBO 815, é um bom equipamento?

Ele é de 900L/H.

Dá para o aquário que estou a pensar comprar?

Editado por TiagoOlivais
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!