A_Almeida Publicado Fevereiro 1, 2013 Publicado Fevereiro 1, 2013 Boas, o meu nome é André Almeida, sou iniciante na aquariofilia mas já dei o primeiro passo que foi a compra do aquario, encontrei um bom negócio no olx e comprei um aquario usado de 120x45x50 quero levar isto a sério, tenho lido bastante mas conto com a vossa ajuda para fazer tudo bem. Penso que um filtro externo de 1000l/h será suficiente e um aquecedor de 250w certo??? Uma das minhas dúvidas é na iluminação e nas quantidade de plantas a utilizar, quero plantas de fácil manutenção (valisneras e anubias) mas não sei quantas comprar sem precisar de colocar Co2 externo. Já estive a investigar a água da minha cidade e penso ke é boa para os peixes em termos de ph pois varia de 6,5 e 7,5, gostaria de saber como eliminar o cloro li algo sobre tiossulfato de sódio é correta está forma?? E é necessário eliminar o cloro quando se fazem as TPA?? Para já ficam estas dúvidas agradeço desde já as respostas. Citar
RuiMFJ Publicado: Fevereiro 1, 2013 Publicado: Fevereiro 1, 2013 (editado) Tens um aquario com 270 litros se as contas não me falham...para esse cumprimento...eu optava por um termostato de 300w...ou muito provavelmente por dois termostatos um de cada lado do aquario...para não surgirem zonas com diferenças de temperatura uma vez que ele é comprido...e se o local onde se encontrar o aquario for frio mais reforçara esta opção.quanto ao filtro...a regra padrão é ter um filtro que faça uma filtragem de 5x a agua do aquario...a partir desta regra iremos adequar as necessidades da filtragem ao que pretendemos colocar no aquario...mais concretamente à fauna. Muita gente opta por usar dois filtros...Quanto à iluminação...a regra padrão é 1w por litro (mas é apenas uma referencia...pois depende e muito do que pretendes fazer no aquario)...se a tua preferencia recair essencialmente por plantas de facil manutenção...0,5w por litro chega bem. Valisnerias e anubias podes colocar quase as que te apetecer...elas não vão depender de CO2...claro que todas as plantas agradecem o CO2...mas neste caso é dispensável se for esta a opção em termos de plantas (cuidado que no inicio muitos pensam apenas nas valisnerias e anubias e depois ao fim de algum tempo começam a desejar colocar outro tipo de plantas).Quanto ao PH o mais importante de tudo é que ele não ande a sofrer variações dentro do aquario...desde que esteja estavel as coisas correm bem.Uma forma simples de eliminar o cloro é deixar a agua em repouso durante 48h e se for ao ar livre melhor...o cloro evapora como tal é uma forma simples e barata de termos agua sem cloro. Garrafoes, jerrican...baldes...etc...48h e adeus cloro. Quanto ao ser necessario ou não eliminar o cloro...o aconselhavel é sim; embora muita gente faz os TPA com a agua directamente da torneira e durante anos dizem que não tiveram problemas...pessoalmente deixo-a sempre em repouso de 48h... Editado Fevereiro 1, 2013 por RuiMFJ Citar
A_Almeida Publicado: Fevereiro 1, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2013 Obrigado pelos esclarecimentos Rui. Gostava de saber mais informações acerca do tratamento do cloro com tiossulfato de sódio pois é mais prático tratar a água antes de colocar no aquário do que ter os garrafões 2 dias abertos pois uma Tpa de 20% ainda é bastante água e não axo pratico. Fico satisfeito em saber que posso colocar às plantas ke quiser pois estava a pensar só em três ou quatro, assim já posso embelezar mais o aquario, já agora li algo sobre adicionar substrato líquido à agua será necessário?? e é preciso colocar substrato por baixo do areao ( estava a pensar em areao branco)?? Gostaria ee saber também se posso colocar pedras de xisto?? pois tenho facilidade em encontrar na minha zona e acho que ficam bem. Já agora podia me dizer ke espécies de peixes posso misturar estava a pensar em ornamentais para começar pois sou inexperiente?? peço desculpa por fazer tantas perguntas mas quero mesmo que corra bem. Obrigado Citar
RuiMFJ Publicado: Fevereiro 2, 2013 Publicado: Fevereiro 2, 2013 como nunca usei tiossulfato de sódio não poderei adiantar nada sobre essa matéria...sempre fiza as TPA na ordem dos 25l recorrendo ao uso de 5 garrafões de agua da torneira colocando-a 48h em repouso...é simples e no meu caso considero bem pratico... em relação às plantas...aconselho-te vivamente o uso de plantas de crescimento rapido (ex: valisnerias, elodeas, Hygrophila difformis, ceratophyllum demersum) principalmente nesta fase inicial...pois são uma excelente arma no combate às algas . Tens de ter consciência que tens um aquário de dimensões razoaveis...por isso o que não te faltará é espaço para plantar plantas...estuda bem a disposição delas antes de começares ao acaso. Quanto ao substrato...sim...se pretendes ter plantas em variedade e saudaveis...deves colocar um substrato fértil por baixo do substrato inerte (areao)...toma atenção apenas ao tipo de areao que vais usar...pois alguns podem alterar o PH... Quanto às pedras de xisto...sim podes usa-las...depois de bem lavadas e fervidas...o xisto é neutro...como tal não interfere com o PH... Se a ideia é criar um comunitario...basta fazeres uma pesquisa sobre peixes comunitarios e verás um leque deles...como tens um aquario com um bom espaço...terás mais facilidades em colocares aí peixes...mesmo no caso de alguns um pouco mais birrentos. O importante é ires estudando bem os peixes...escolher os que gostarias de ter...colocar aqui as duvidas que tenhas sobre isso...enquanto vais fazendo o ciclo do azoto. Quando chegar a altura de introduzir os peixes...já estarás com uma ideia do que pretendes e do que podes colocar. Citar
A_Almeida Publicado: Fevereiro 3, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2013 ok agradeço mais uma vez os esclarecimentos, vou fazer mais umas pesquisas e começar a comprar o material com certeza terei mais duvidas depois dou noticias. Citar
A_Almeida Publicado: Fevereiro 12, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2013 Boa noite, posso finalmente começar a comprar o material para montar o aquário pois já tenho o móvel que me estava a atrasar às compras. A loja onde vou comprar só vende fluval, e estou indeciso entre comprar o fluval 205 de 680l/h ou o 206 de 780l/h será que chega algum destes?? Eu no início tinha pensado num de 1000l mas é bastante mais caro. Outra questão, será ke 2 termostatos de 100 w chegam?? Ou é melhor 2 de 150w. Estive a calcular a área do aquario e dá cerca de 216 litros úteis e depois descontei 15 % (como aconselharam no site, para o substrato e areao) e fico com cerca de 185 litros. Mais uma questão quantos quilos de substrato fértil e de areao preciso de comprar??? Agradeço desde já as respostas Citar
David de Jesus Publicado: Fevereiro 12, 2013 Publicado: Fevereiro 12, 2013 Boas, Se só colocares valisnerias e anubias (anubias, por exemplo, nem precisam de ter as raízes enterradas) não precisas sequer de substracto fértil, um areão de granulagem média é bom. Mas lá está, depende se depois quiseres colocar mais plantas de outros tipos no futuro, mas mesmo assim se escolheres plantas pouco exigentes continuas a não precisar de substracto fértil nem CO2. Um aquário ciclado, com fauna na quantidade certa produz por si mesmo carga biológica que fertiliza as plantas. Quanto aos termostatos eu no teu lugar comprava dois de 150W, mais vale ter capacidade um pouco acima da litragem do que ter os termostatos em esforço e sempre ligados. Quanto ao filtro, desses dois comprava o de 780l/h, filtragem quase nunca é a mais, e a menos pode ser um problema. A fauna que lá colocares também tem implicações no tipo de filtragem que precisas: mais carga biológica precisa de mais filtragem, aqui tem que ver com o tamanho dos peixes, um kinguio adulto faz talvez o mesmo lixo que cinco espadas adultos, por exemplo. Já tens ideia dos peixes que queres? Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
A_Almeida Publicado: Fevereiro 12, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2013 Obrigado David, vou seguir os seus conselhos e comprar o filtro de mais capacidade e os termostatos de 150 w, vou optar também por colocar substrato fértil apesar de escolher plantas de pouca manutenção mas como no início tinha pensado só em vallisnerias e anubias agora estou a pensar colocar também algum musgo de Java , algumas hidrophilas difformis e ceratophylum demersum e mais vale prevenir. Só não sei quantos quilos devo comprar? Os peixes vou optar por cardumes de neons, guppys e platys na fase inicial Citar
David de Jesus Publicado: Fevereiro 12, 2013 Publicado: Fevereiro 12, 2013 Dessas plantas só a higrophila pode fazer algum uso de substracto fértil... Quanto aos peixes, neons tendem para o ph ácido, guppies e platies para o alcalino, não quer dizer que não aguentem fora ph ideal, mas nunca duram o mesmo... Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
A_Almeida Publicado: Fevereiro 12, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2013 Então talvez seja melhor esquecer as higrophilas se as outras não fazem uso do substrato. A ideia é ter alguma vegetação mas como sou inexperiente sem muita manutenção. Estava a pensar em 120 w de luz será suficiente? Quanto aos peixes que espécies de cardume devo combinar com os neons?? Citar
Recommended Posts