Visitante Publicado Novembro 11, 2003 Publicado Novembro 11, 2003 Resolvi experimentar o sistema artesanal de introdução de co2, só que parece que os meus peixes andam mais eriçados, será que tenho que usar uma torneira para limitar a entrada de co2?? Neste momento saem estilo 1 bolha a cada 3 segundos. Isto é muito???
anibal-mota Publicado: Novembro 11, 2003 Publicado: Novembro 11, 2003 Olá JFerreira O sistema de co2 que tenho é identico ao teu, de facto utilizo as torneiras, apesar de que é dificil encontrar torneiras para este tipo de serviço, pois a maior parte das torneiras não reteem o ar, devido à forte pressão exercida na garrafa pelo gás, e este acaba por se perder para o exterior pela rosca. Quanto ao nº de bolhas que é libertado no aquario depende de caso para caso, pois deves medir o co2 para verificar se necessitas mais ou menos gás, até porque o maior problema deste tipo de sistema é a dissolução do gás na água. ATENÇÃO AO PH ( aconselho-te a colocares uma pedra difusora no tubo por forma a libertar bolhas pequenas). Não te esqueças que se tiveres demasiada corrente à superficie o gás pode não fazer efeito. Vai dando noticias. Fica bem. Anibal Mota
Visitante Publicado: Novembro 11, 2003 Publicado: Novembro 11, 2003 Boas, Para saberes a quantidade de CO2 dissolvido na agua mede o Ph e o Kh, a seguir consulta esta tabela: http://www.sfbaaps.com/reference/table_01.shtml
Visitante Publicado: Novembro 12, 2003 Publicado: Novembro 12, 2003 Estou a desligar o co2 de noite visto ( a meu ver ) não ser necessário, e de dia deixo o co2 ligado, só que ao fim de 5 6 horas o ph cai para 6,2 o que se torna perigoso visto ele variar de 7,4 para 6,2 é uma variação muito brusca. Gostaria de saber se alguém consegue controlar as bolhas de saída. Pois as torneiras como o anibal disse não funca bem. Fico à espera das vossas contribuinções.
anibal-mota Publicado: Novembro 12, 2003 Publicado: Novembro 12, 2003 Olá João Tentei aceder ao site que colocas-te, mas não consegui !! Existe algum problema ?? Anibal Mota
anibal-mota Publicado: Novembro 12, 2003 Publicado: Novembro 12, 2003 Olá JFerreira Cuidado com essa mudança do ph Sempre que tive alterações bruscas de ph, isto é: superiores a 0,4 decimas, os plecos e as corys que tinha no aquario morreram. Quanto às torneiras, até agora de todas as que experimentei as unicas que funcionão +- são as que se vendem nos super-mercados (anivit). Até sempre Anibal Mota
Visitante Publicado: Novembro 12, 2003 Publicado: Novembro 12, 2003 Anibal eu consegui aceder ao site. Tem lá uma tabela jeiosa. Em relação às torneiras, hummm vou pensar no assunto e ver se improviso uma forma de condicionar a saída dasbolhas... Vou dando notícias Um abraço.
Jony Publicado: Novembro 12, 2003 Publicado: Novembro 12, 2003 eu tenho directo mas ligado a uma pedar difusora e nao tenho tido problemas Cumprimentos ------------------------------------------------------- Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516
Visitante Publicado: Novembro 12, 2003 Publicado: Novembro 12, 2003 Boas, Olá João Tentei aceder ao site que colocas-te, mas não consegui !! Existe algum problema ?? Não existe qualquer problema, funciona na perfeição. ver se improviso uma forma de condicionar a saída das bolhas Atenção ao condicionamento da saida de CO2. Se a saida for totalmente bloqueada a garrafa pode rebentar.
Visitante Publicado: Novembro 13, 2003 Publicado: Novembro 13, 2003 Bem como resultado da brincadeira, fiquei com os peixes doentes, com os pontinhos brancos. O mais estranho é que tenho um termostasto de 75 w bem forte para um aquario de 33 litros. Ou sej a aquela variação de ph foi muito brusca provocando stress nos meus peixes. Vou ter mesmo que condicionar a saida se eu conseguir 10 bolhas por minutos penso ser suficiente. Ou por outro lado se aumentar o meu filtro e criar mais movimentação de oxigenação vai anular parte da absorção do co2. Brigado ppl. Vou postando os resultados.
El Pacheco Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Olá! Desde há 4 dias que também estou a utilizar o sistema DIY de injeção de Co2. Na pedra difusora que está ligada ao tubo, começou a formar-se uma espécie de bolor (nuvem ) branco, o que será? É prejudicial aos peixes? Noto que a água tambem não está tão cristalina como antes, estarei com um nível muito alto de CO2 uma vez que o aquário apenas tem 37 litros? Devo subir um pouco a saida do CO2? O valor do PH continua estável. Obrigado pela ajuda.....
Visitante Publicado: Novembro 19, 2003 Publicado: Novembro 19, 2003 Por acaso não tens o tubo dentro do liquido da garrafa????
El Pacheco Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 Oi ! Não o tubo está a alguns centimetros do liquido. Abraços
sergioveterano Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 Viva, penso que o teu aqua é demasiado pequeno para a quantidade de CO2 que estarás a injectar, isto faz com que a pressão da garrafa leve tb algum do líquido para dentro do aquário, turvando a água. tenta fazer uma garrafa mais pequena, é certo que durará menos mas as necessidades do teu aqua tb são menores, uma garrafa de 75 dl chega.
Visitante Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 Boas pessoal! No aquário de 100 litros estou com um problem... Já lá coloquei duas garrafas de co2 ( sistema caseiro) a bombar e o ph não há meio de baixar. Teima em estar com 7,6 e eu queria a 7,0. De referir que não tenho material calcário lá dentro, aliás tenho dois troncos que deveriam ajudar a baixar o ph. Um abraço, João Ferreira
sergioveterano Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 já pensas-te em fazer a medição com outro teste, esse pode estar estragado, se morasses mais perto eu emprestava-te o que tenho.
miguel antunes Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 Olá João, Uma das formas de controlar a quantidade de CO2 a injectar é controlando a localização da pedra difusora. Pedra difusora mais á superficie significa menos contacto das bolhas de CO2 com a água, logo menos injecção de CO2. Pedra difusora no fundo do aquario, mais tempo a bolha demora a chegar á superficie o que siginifica maior libertação de CO2. Eu quando comecei a fazer injecção de CO2 comecei por colocar a pedra difusora á superficie, posteriormente fui acompanhando os valores de PH e KH verificando assim os niveis de CO2 e fui baixando a pedra até aos valores pretendidos (este processo pode demorar dias mas neste hobbie a paciencia é o nosso maior aliado). Essencial é saber os valores exactos de PH e KH para ir controlando o nivel de CO2. Pessoalmente fico satisfeito com niveis de CO2 entre 20 e 40, pois as plantas que tenho nem sequer são muito exigentes a esse nivel. Outro factor de controle dos niveis de CO2 é a receita utilizada. Mais fermento significa maior intensidade. Mais açucar (até certos niveis ) siginifica maior duração. Água morna significa maior intensidade. Nunca esquecer bicarbonato de sodio para, se for caso disso, manter os niveis do KH. Por experiencia propria posso-te dizer que controlar a quantidade de fermento utilizado ajuda a controlar a intensidade de bolhas de CO2. Avalia bem a necessidade de injecção de CO2 pois os niveis existentes no aquario sem adição do mesmo podem ser mais que suficiente para os requesitos das plantas que tens. Um abraço e espero ter ajudado, Miguel Antunes
Visitante Publicado: Novembro 21, 2003 Publicado: Novembro 21, 2003 Mais uma vez fico sem palavras para este pessoal sempre pronto a ajudar quem precisa...... Bem o meu teste está bom isso garanto eu, quanto à saída de co2 está lá bem no fundo junto ao areão e a nível de perturbação por parte dos filtros não a há, pois reduzi os filtros ao minimo para não movimentarem muito a superficie de forma a favorecer a absorcção do co2. Mas gostei bastante do que foi referido pelo Miguel Antunes, havia pequenas grandes coisas que eu não sabia, o pessoal deste forum está de parabéns.
Visitante Publicado: Novembro 21, 2003 Publicado: Novembro 21, 2003 Na pedra difusora que está ligada ao tubo, começou a formar-se uma espécie de bolor (nuvem ) branco, o que será? não faças o tubo da garrafa, onde tens a mistura ir directamente para o aquario. Arranjas + uma garrafa meia de água e nesta fazes entrar o tudo que vem com co2 dentro de água e depois um outro tudo fora de água a velar o co2 para o aquaio.
Visitante Publicado: Janeiro 21, 2004 Publicado: Janeiro 21, 2004 Quero saber qt tempo de co2 eu coloco no aqua....
Visitante Publicado: Janeiro 21, 2004 Publicado: Janeiro 21, 2004 Viva, 24h por dia, 7 dias por semana... Controla a quantidade através do Ph e Kh.
Visitante Publicado: Janeiro 21, 2004 Publicado: Janeiro 21, 2004 Mas é impossível,porque o ph desce muito,n consigo fazer com q saia uma bolha a cada 5 mints,,saem muitas bolhas seguidamente..peço ajuda!!!!!! Obrigado!!!!!!estou desesperado!
António Palma Publicado: Janeiro 21, 2004 Publicado: Janeiro 21, 2004 Olá a todos desculpem a minha ignurancia mas á noite á fotossintesse é necessario o co2 joão gil diz lá de tua justiça mas ainda nao montei só daki a uma ou duas semaninhas abraços a todos ps: na tabela k ta ni link em cima komo funciona as cores verde escuro verde claro e branco o do meio e´o ideal?????
Visitante Publicado: Janeiro 21, 2004 Publicado: Janeiro 21, 2004 Viva, Mas é impossível,porque o ph desce muito,n consigo fazer com q saia uma bolha a cada 5 mints,,saem muitas bolhas seguidamente..peço ajuda!!!!!! Obrigado!!!!!!estou desesperado!Calma Muita calma É mesmo assim, saem bolhas continuamente. Qual o tamanho do aqua?Se calhar o aquario é pequeno demais. Tens plantas? Que tipo de iluminação? Posta aí o setup. desculpem a minha ignurancia mas á noite á fotossintesse é necessario o co2 Durante a noite as plantas libertam CO2, logo não é necessário injectá-lo. Há quem retire o CO2 durante a noite, eu não retiro e nunca tive problemas.
MotarSolitario Publicado: Janeiro 21, 2004 Publicado: Janeiro 21, 2004 Ola! Eu tenho sistema de Co2 caseiro instalado com a receita do Site do joao branquinho garrafao de 5 litros, esta ligado 24 horas dia, nao tenho problemas. o problema tambem foi no inicio encontrar a formula certa. Tem de haver um equilibrio. Luz nº de plantas, CO2, quantidade de açucar, quantidade de fermento.(colocaçao de bicarbonato de sodio ajuda). Uzo tambem a segunda garrafa que no meu caso e uma garrafa de soro fisiulogico com agua ate meio a servir de filtro, e tambem a torneira de controle de fluxo tipo T.
Recommended Posts