Recommended Posts

Publicado

Boas, à já algum tempo que mantenho aquários de ciclideos anões mas recentemente decidi lançar-me num projecto para poder oferecer as condições ideais para manter Discus.
Como não tenho nem jeito nem experiência em construções de moveis ou aquários o que fiz foi comprar os produtos e pedir a amigos e família com jeito para a coisa que fizessem por mim wink.gif.

A ideia era construir um aquário com as seguintes dimensões: 120x50x60...o que dá cerca de 360L.
Comecei pelo telhado ou seja...o aquário!

30102012134.jpg

De seguida pedi para fazerem a estrutura em ferro para suportar o aquário, foi em tubo de ferro quadrado 3cmx3cm

15112012140.jpg

Passados 2 meses foi a vez de forrar a estrutura de ferro com madeira, sinceramente não sei que tipo de madeira foi porque foi um serralheiro amigo que fez, e como ele percebe mais que eu eu não discuti...apenas dei a dica do MDF hidrófugo.
Como o meu pai tem uma loja de tintas, pedi-lhe para me lacar o móvel a branco, nunca pensei que ele conseguisse mas aquilo até encandeia de tanto brilho que tem grin.gif .

img4739m.jpg

img4740e.jpg

img4741i.jpg

Mostrar só o pormenor de 5cm de móvel a mais na parte de trás para esconder as tubagens de quem vê de lado.

Agora depois de meter o aquário em cima do móvel e de colar as cantoneiras

img4743o.jpg

Vista lateral

img4746h.jpg

Pelo caminho também pedi ao meu amigo Rui da Aquaeden para me fazer uma calha para o aquário, 2x54W mais moonlight.

27122012146.jpg

Com iluminação:

img4747g.jpg

com moonlight:

img4748u.jpg

Como observações digo que ainda não me decidi sobre os suportes da calha, se pendurada no tecto ou com suportes em ferro.
E tenho de trocar o esferovite pois comprei uma placa com 2cm de espessura e aquilo ficou igual com o peso do aquário em cima, estava a pensar em colocar apenas uma de 1 cm o que acham?É que fica muito inestético aquela altura do aquário em relação ao movel, parece que está a flutuar.
Tenho também já um filtro JBL e1501 e o substrato vai ser Ada Amazonia.
Agora é só esperar para começar a estudar o layout para os Discus terem espaço para nadar e troncos e plantar para a "Maria" cá de casa não chatear muito.
Fica só um teaser de um dos habitantes do futuro aquário, este eu sei que vai pois vou deixar o meu aquário para apist. pandurini e kribensis wink.gif.

29102012132.jpg

Aguardo sugestões, ideias e comentários.

Publicado:

Belo diy "capitalista" :tongue: , só não gostei das calhas.

Experimentaste a esferovite com o aquário vazio ou cheio de água? São mais 360 quilos de diferença! Isto sem contar com substratos, pedras ou troncos.

Publicado:

Ainda falta uma barra de alumínio lacado de 3cm para colar na parte superior e tapar os travamentos.

As cantoneiras foram uma exigência da "Maria" para tapar o silicone, pois decidimos meter silicone a mais do que a menos pelo sim pelo não :tongue: , mas confesso que ate que fica muito fixe, fica diferente pela cor branca.

Eu testei o esferovite com o aquário vazio e acredito que ele vá "achatar" mas duvido que fique fino o suficiente para desaparecer por debaixo do aquario, é que a placa não é nada porosa e é rija que nem cornos :confused4: .

Agora é esperar pela reabertura da Aquaeden para ir buscar mais Amazónia e o hardscape,

A minha duvida agora é mesmo a suspensão para a calha.

Publicado:

Boas, esta muito bem produzido, em relação ao esferovite acho que não há necessidade de um esferovite tão grosso, aqueles tapetes que se vende pra fazer ginastica com cerca de 1 cm +\- chega perfeitamente, na minha opinião.

Publicado:

A ideia é ir comprar uma placa de esferovite com 1 cm de grossura que custa cerca de 5€, mas para ser uma única placa tenho de comprar uma com 2mx2m se não me engano.

O problema agora é a calha, porque não me apetecia ter de furar o tecto, vou ver quanto fica os suportes ao homem que me fez a estrutura de ferro.

Publicado:

OK, já tenho o filtro, o termostato, o termómetro, os troncos e o substrato ADA Amazónia!

Queria só saber o que acham de substratos ferteis...o que pensam do JBL aquabasis ou o da tropica ou ADA é melhor?

É que aqui na minha zona só há o JBL aquabasis.

E já agora o que pensam de plantas para colocar no aquário?Estava a pensar meter espécies só da América do Sul...mas tenho de ver melhor!

Aguardo opiniões por favor :whocares:

Publicado:

Bem, aqui fica um pequeno update do projecto.

Aqui fica o ensaio geral do hardscape.

img4771f.jpg

A colocação do substrato ADA Amazónia em cima do substrato fértil...

img4778z.jpg

Tempo de começar a encher

img4789c.jpg

E ficou assim depois de cheio...Aquela Amazónia deita pó que farta...mesmo enchendo com caudal baixo para um prato.

img4792l.jpg

A colocação da calha...

img4795k.jpg

Já com a calha colocada no lugar e com a água menos turva...mesmo assim ainda vai demorar a limpar a água.

img4798x.jpg

Agora só faltam as plantas e os peixes, decidi encher o aquário para ciclar o aquário.

E por agora é tudo.

Espero que gostem :thumbup3:

• Votar + 1
  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas amigos, já nem me lembrava deste tópico que por aqui criei.

A evolução deste aquário já deu muitas voltas, mas podem acompanhar tudo no tópico que criei com o desenvolvimento.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210810

Espero que gostem e muito obrigado pelos comentários.

cumps,

Tiago

• 4 semanas depois...
Publicado:

Como você conseguiu prender oc abo de aço?

Estou a procura de algum fixador ou grampo com uma boa estética. Pode me falar o que você usou?

Ficou muito bom este projeto!

Publicado:

Como você conseguiu prender oc abo de aço?

Estou a procura de algum fixador ou grampo com uma boa estética. Pode me falar o que você usou?

Ficou muito bom este projeto!

Se não me engano foi com uns parafusos bem granditos de cabeça dupla já com buchas.

Vou ver se o meu pai se lembra, mas em qualquer loja de bricolagem eles dizem quais são.

cumps.