Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal, sou o Daniel, Valença do Minho, 21anos.
Já ando neste Hobby desde os 12 anos e vim sempre evoluindo, devagar mas sempre com bons resultados, ultimamente ando a fazer pesquisas sobre aquários salgados, e gostava de ter a vossa ajuda para não cometer grandes erros na iniciação do salgado, as minhas duvidas são algumas:

-Tenho aqui em casa um aquário de 90litros, será que posso utilizar como um nano reef?
-Tenho aqui um refletor de 4x24watt, T5, o que me dizem ?
- Que tipo de filtração acham que devo utilizar ?

O que eu pretendo é uma coisa simples para começar, pretendo ir muito devagar para aprender as coisas,
Muito Obrigado. 1.gif1.gif

CMP

• Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

boas sim podes fazer isso com 90 litros , vais precisar de escumador , bomba de circulaçao , termoestato , rocha e areao.

• 2 meses depois...
Publicado:

Após alguns meses de pesquisa dei inicio a minha pequena montagem do nano reef, já tenho algum material, como skimmer, overflow(chega-me esta semana) e calha 4.gif

Setup:

Aquário:80*29*39cm ( Comp*Larg*Alt),
Iluminação: 4x14watt 1000k,
Circulação: Aquael ReefCirculator 2600 L/H
Rocha Morta: Ainda não sei
Substracto: Areia de coral

Sump: Por definir
Escumador: Deltec APF600
Escoamento/Retorno: Magic pump 2200 l/h
Aquecimento: 1 x 200 Prodac
Kh, Ca e Mg: Método de Balling

Que acham?

Ainda tenho umas dúvidas quanto À Sump, como tenho uma mesa de pedra as medidas que eu tenho são 79,50cm altura, 46cm comprimento, 37cm largura.

Cmp

Publicado:

Após alguns meses de pesquisa dei inicio a minha pequena montagem do nano reef, já tenho algum material, como skimmer, overflow(chega-me esta semana) e calha 4.gif

Setup:

Aquário:80*29*39cm ( Comp*Larg*Alt),

Iluminação: 4x14watt 1000k,

Circulação: Aquael ReefCirculator 2600 L/H

Rocha Morta: Ainda não sei

Substracto: Areia de coral

Sump: Por definir

Escumador: Deltec APF600

Escoamento/Retorno: Magic pump 2200 l/h

Aquecimento: 1 x 200 Prodac

Kh, Ca e Mg: Método de Balling

Que acham?

Ainda tenho umas dúvidas quanto À Sump, como tenho uma mesa de pedra as medidas que eu tenho são 79,50cm altura, 46cm comprimento, 37cm largura.

Cmp

sdc14902p.jpg

Publicado:

A prateleira do meio é para sair.

Estou a pensar na medida 40cm de altura, 46 comprimento e 35 de largura.

O que acham?

Cmp

Publicado: (editado)

Devagarinho vou indo, hoje acabei de limpar o aquario, fica aqui uma foto

dscf2554i.jpg

Editado por daniel91

Oá Daniel

boa noite

em relação á iluminação, no seu ultimo post diz que tem 4x14W 10000K.

talvez tenha sido engano seu ao digitar, pois é muito pouca luz para um reef.

a 1ª hipótese 4x24W parece-me bem melhor.

aguardemos por mais opiniões

cumprimentos

Editado por afonso321
Publicado:

É mesmo uma 4x14, mas futuramente aplico umas 4x24w.

O que me acha das medidas da sump?

40cm de altura, 46 comprimento e 35 de largura?

Gostava de aproveitar essa mesa, é que foi oferecida pelo meu pai e custa-me um pouco arranjar outra.

A prateleira do meio é para retirar!

Cmp

Obrigado pela ajuda

Fica aqui uma foto

sdc14902p.jpg

Olá Daniel

está esclarecida a situação da calha.

em relação á mesa, é bem bonita acho que deve mantê-la.

as dimensões da sump não tem nenhuma regra, pois a sump foi inventada para esconder o equipamento para que não se veja dentro do aquário, (embora a sump possa tem mais aplicações) mas depende de cada um de nós, portanto, se gosta da mesa, essa sump serve perfeitamente.

cumprimentos

Editado por afonso321
Publicado:

Estou a pensar numa Sump sem qualquer "divisória" de vidro no interior devido as dimensões.

Quando à altura da sump fica pelos 40cm, o nível da agua vai andar pelos 25 cm e fico com uma margem de 15 cm caso aconteça algum imprevisto!!

Sexta feira chega-me o overflow :)

Muito Obrigado pela ajuda,

Cmp desde Valença do Minho

Boas de novo Daniel

quando eu for a Melgaço dou-lhe um toque e vou visitá-lo

a altura é boa e o nível de água também, quando montar o overflow, teste o nivel de água quando desligar a bomba de retorno para ficar com a leitura exata até onde vai a água no caso de lhe faltar a energia eléctrica.

eu tenho alguns aquários na garagem e por acaso tenho um overflow, e como sempre tive medo que ele desferrasse montei uma boia de nivel no aquário em série com a bomba de retorno de modo que se o overflow desferrar o aquário enche até á boia e depois desliga a bomba de retorno.

o seu escumador é muito bom eu tenho um igual e trabalha muito bem e está montado num sistema de 700 litros, pois no seu vai fazer um excelente trabalho.

cumprimentos

Editado por afonso321
Publicado:

Muito Obrigado pela Ajuda Sr Afonso, quando tiver novidades digo algo!!

Cmp

Publicado:

Olá pessoal já tenho mais novidades, finalmente consegui cortar a mesa de pedra e já colei os vidros da Sump.

Ficam aqui algumas fotos, aguardo opiniões.

sdc14916.jpg

sdc14920f.jpg

sdc14917.jpg

sdc14919v.jpg

Publicado:

Boa Tarde...

Tenho umas pequenas duvidas, alguém sabe onde posso encontrar aquele fundo preto para colocar no vidro? será que aqueles dos chineses serve?

Ando louco à procura de uns tubos para a descida e não consigo encontrar em pvc, ainda não fui ao ikea, nem bricoking, é que aqui em Valença é difícil de encontrar, alguém sabe onde posso encontrar esses tubos de pvc ao outra alternativa?

Cmp e bom Domingo.

Olá bom dia

conheço uma casa especializada em PVC todo o tipo de tubos , valvulas , curvas e cola etc.

chama-se "asc" eu compro no Tojal perto de Lisboa mas tem uma delegação no norte "maia" é possivel que enviem por transportadora ou ctt ??

a morada é: zona industrial da maia I, sector VII rua b , lote 118

4470-556 moreira maia

telf. 229444344 / 45

telm.962505533

fax 229419724

www.asc.pt

um abraço

Editado por afonso321
Publicado:

Boa noite...

Mais uma vez Obrigado Sr Afonso pela sua grande ajuda!!! Tem sido incrível Muito Obrigado,

Finalmente encontrei os tubos de descida para ligar do overflow à Sump, confesso que não foi fácil, mas hoje peguei na minha carrinha e foi a Espanha e finalmente encontrei os tubos de 2.5mm.

Tenho um problema no Overflow, infelizmente não ficou muito encostado ao vidro de dentro, fiquei com pouco espaço e nao ia puxar a mesa mais para a frente porque fica mal :( Acham que tem algum problema?

Cmp

Fica aqui umas fotografias da minha evolução;

sdc14931k.jpg

sdc14932f.jpg

sdc14934.jpg

Publicado:

Olá Daniel boa noite

em relação ao funcionamento não tem problema, apenas o aspecto estético.

em vez do overflow há quem fure o vidro por trás monta um cotovelo 90º e use uma pinha para o escoamento (em vez do pente), sempre ocupa menos espaço dentro do aquário, mas , opções há muitas, acho que deve seguir da forma que pretende, faço votos que corra tudo bem, cá estaremos para apreciar esse projecto

cumprimentos

Publicado:

Olá novamente,

Relativamente ao Overflow nao fica lá muito bem esteticamente, mas pronto :) estava bom de preço e eu aproveitei e optei por anular o furo.

Quanto aos tubos de subida.... acham que deveria optar por 2.5 mm ? Igual ao da descida ?

Cmp

Publicado:

Bom dia Daniel , os membros certos ainda não apareceram mas, hão-de aparecer para uma ajuda.

eu colocava no mínimo igual diâmetro, também com uma valvula igual á que se vê na foto, pois servirá para regular a pressão de acordo com o escoamento do overflow .

cumprimentos