Recommended Posts

Publicado

Boas,

Como o assunto do tópico diz estou a precisar de ajuda para escolha de iluminação.

Gostaria primeiro que tudo de saber qual a diferença entre os vários tipos de iluminação, entendendo-se como tipos as fluorescentes, incandescentes (já vi que não se deve usar), as pc's, as t5, as t8, as hqi,e todas as outras que existem e que eu desconheço!!!

Estou a pensar comprar um aquário de 80cm por isso vai andar à volta de 100 litros de água!

Todos os esclarecimentos possiveis sao muito agradecidos.

Espero não estar a repetir nenhum tópico mas fiz uma pesquisa em que me apareceram imensos tópicos e os que li em pouco me esclareceram!!!!

Muito obrigado,

Abraços

Abraços

João D'Eça

Publicado:

Viva.

Todos os esclarecimentos possiveis sao muito agradecidos.  

Espero não estar a repetir nenhum tópico mas fiz uma pesquisa em que me apareceram imensos tópicos e os que li em pouco me esclareceram!!!!

Realmente são coisas que acontecem...

A primeira coisa que qualquer pessoa que responda a este tópico vai fazer é:

"O que é que tu queres por no aquário?"

Dependendo do tipo de plantas/corais (sim há pessoal que tem salgados até com menos de 100 litros) que queres manter/reproduzir tens diversos tipos de iluminação que podes escolher.

Estás a pensar por CA's (Ciclídeos Africanos)? É que estes peixes, salvo erro, são dos que precisam de menos luz no aquário, visto até nem terem muitas plantas. Discus, que eu saiba, também não necessitam de muita luz, dependendo das plantas que queiras colocar no aquário. Se quiseres um aquário bem plantado, aí sim convém colocar uns quantos Watts de luz. Loricarídeos (peixes-gato) também não são muito exigentes em termos de iluminação (uma vez que passam quase todo o tempo escondidos).

Não me querendo alargar mais, pedia-te então que deixasses uma ideia do tipo de aquário que queres manter.

Tendo 100 litros de água, desde 50 Watts (para as plantas menos exigentes) até 100 Watts (para um plantado mais carregado), são de certa forma, os valores por onde te vais guiar.

Depois consoante as plantas/habitantes vês quais das lâmpadas (T5, T8, PC's) se adequam melhor ao teu aquário/bolso. Creio que uma HQI, é muito forte para um aquário dessa litragem.

Mas deixa os experts pronunciarem-se. Eles concerteza que te ajudarão muito melhor que eu.

Espero ter ajudado (qualquer coisinha).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!