Recommended Posts

Publicado

Boas a todos.

Aquário de 96L (80x30x40) com 16neons, 4 gupys e 3 platys e 2 ancystrus.

Plantas: cobomba, alternanthera pink, egeria e eleocharis mini.

filtro fluval 406, iluminação 3x24W com reflectores 12h dia.

injecção de CO2 caseiro com concentração de 20mg/L.

Em cerca de 3 dias apareceram-me nas plantas uma espécie de raízes. Aparecem em toda a altura da planta mas com maior incidência na porção inferior. Parecem-se raízes, de aspecto amarelo.

A planta cresce relativamente bem, mas aqueles fios são muito inestéticos. O que me faz duvidas disto, é que os fios desenvolvem-se exclusivamente a partir do caule da planta, como se fossem raízes. Aliás... eu diria que são exactamente iguais ás raízes subterrãneas das plantas, porque retirei um pé de cobomba e não encontrei diferença entre as raízes verdadeiras e estas que se formam a partir do caule.

deixo aqui os parâmetros da água:

pH: 7.5

kh e gH: 10

NH4: 0.2

NO2: 0

NO3: 10 ppm

PO4: 0

CO2: 10-15 ppm

Fertilizo com trópica liquidos premium e specialized e a semana passada, visto que trópica não contém potássio, fertilizei com KCL. foi precisamente a partir dessa altura que notei um aumento maior deste problema, mas nos últimos 3 dias, foi tipo relâmpago.

dsc00136cf.jpg

dsc00137kol.jpg

dsc00138gn.jpg

A minha grande dúvida é se isto são as terríveis GREEN HAIR ALGAE??????? honestamente, não me parecem. Vi alguns sites de algas e o mais parecido que encontrei foi isto Staghorn (Compsopogon sp.)??? E a confirmar-se: é simplesmente uma das piores algas que se pode ter.

deixo aqui fotos. Requisito a vossa ajuda urgente. Como resolver este problema????

Preciso de ajuda rápido.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado:
Boas,

Isso são mesmo raízes, não são nenhum tipo de algas.

Pois, eu já tinha ouvido falar de problemas de radificação, mas muito por alto.

Não sei a que se deve, nem como tratar.

Sei que começou sobretudo após a fertilização com 3gr de KCl sobre 96L brutos.

Que posso fazer?

São super fáceis de remover, é verdade, mas implicam que eu tire as plantas todas do aquário que está fora de questão. Elas nascem precisamente a partir dos nós do caule principal.

Publicado:

Boas,

As minhas cambobas tinham os mesmos "sintomas" e penso que sejam mesmo raízes até porque as minhas na zona perto do substrato têm ainda mais raízes que se vão enterrando e acabam por dar rebentos que saem do caule junto ao solo, que se quiseres podes tirar e voltar a plantar.

Publicado:

Boas

isso são raízes aéreas não fazem mal nenhum, é só a planta a procura de mais nutrientes e luz solar, pode acontecer que quando atingir o substrato comecem a nascer uma nova planta ao lado..

Publicado:

Obrigado pela ajuda.

alguém sabe se isto é causado por algum factor em particular, tipo, falta de luz, ou falta de um nutriente em específico?

mesmo que cresçam e originem rebentos, são relativamente inesteticas e dão um ar selvagem ao plantado.

isto resolve-se aumentando a fertilização?