Perneta Publicado Janeiro 13, 2013 Publicado Janeiro 13, 2013 Boas. O título diz tudo. Aqua: 120 x 55 x 60 Substrato: vários kilos de substrato fértil; vários kilos de basalto recolhido na praia e areia de sílica comprada numa loja de bricolage. Iluminação: (já vinha com o aquario rena) 2x 30W 10000K 2x 30W 8500K Filtração: rena Filstar XP3 1300lt/h e 7.5 lt de media As anubias estão cheias destas manchas como se vê na foto abaixo. (Tinha acabado de alimentar os peixes dai a agua um pouco suja (comida congelada)) normalmente esta cristalina. Não fertilizo. Pdem ajudar-me? Se precisarem de mais informação é só dizer que forneço com todo o gosto. Quero é Ver-me livre deste problema Desde já obrigado
dg12 Publicado: Janeiro 13, 2013 Publicado: Janeiro 13, 2013 Boas Perneta, Quantas horas de iluminação diária? Se é o que eu penso, podes até com os dedos passar nas anúbias e retirar a maior parte, que sai com facilidade. Depois basta fazeres TPA's de 20-25% de 2 em 2 dias, durante uma semanita ou assim... Reduz a iluminação diária para essas 6h +/-... É a maneira mais natural de reduzir isto :D cumps ,David
ruibruna Publicado: Janeiro 13, 2013 Publicado: Janeiro 13, 2013 Boas, parece-me que o problema é mesmo falta de fertilização até por o que se consegue ver pelas restantes folhas que aparecem na foto!!!
dg12 Publicado: Janeiro 13, 2013 Publicado: Janeiro 13, 2013 Realmente... Perneta, não consegues arranjar umas fotos melhores? cumps
Perneta Publicado: Janeiro 13, 2013 Autor Publicado: Janeiro 13, 2013 Boas. Aqui estão as fotos adicionais. Enganei-me nas lâmpadas. São 38wx4. Das 16 as 01h
Perneta Publicado: Janeiro 13, 2013 Autor Publicado: Janeiro 13, 2013 Ao fertilizar sem CO2 não me arrisco a ficar cheio de algas?
dg12 Publicado: Janeiro 13, 2013 Publicado: Janeiro 13, 2013 Não dá para ver as fotos 9h de iluminação, reduz para 6h... Sim, fertilização sem CO2 pode resultar em algas com um mau controlo desta... cumps ,David
Wooddy Weaver Publicado: Abril 22, 2015 Publicado: Abril 22, 2015 Olá Perneta, Deixa-me dar a minha opinião pois eu tive o mesmo problema num aquário low-tech. As anubias têm um crescimento lento e, por isso, as folhas mais velhas têm tendência para ficar com algas, especialemte as green-spot. Pelo que vejo pelas fotos, as folhas mais novas não têm as mesmas algas e as mais velhas é que estão cheias delas. Eu o que fiz foi algo que as pessoas normalmente não gostam muito de fazer, mas eliminei as folhas com algas (pelo menos as mais afectadas). A planta até agradece uma poda e rapidamente vai formar novas folhas. Depois fui ver os meus parâmetros, e corrigi o que podia corrigir. O CO2 não é obrigatório para plantas de crescimento lento e com pouco luz. Será no entanto obrigatório para aquários com muita luz, pois a taxa de fotossíntese aumenta com luz e, por isso, tem que ser acompanhada com mais nutrientes e com uma fonte extra de carbono, ou seja o CO2 pressurizado pro exemplo. Com a quantidade de luz que tens nem vale a pena colocares CO2. A ideia com que deves ficar é que folhas mais velhas têm tendêndia para ficar com algumas algas, por isso, basta podar. Dever ver se tens os teus parâmetros correctos. No meu caso bastou isso e nunca mais tive esse problema. Abraço
danieljcosta Publicado: Abril 28, 2015 Publicado: Abril 28, 2015 Viva, na minha opinião a solução é: - 1ª Semana TPA 50%; - Semanas seguintes TPA's 30%; - Reduz as horas de luz diárias; - Não adiciones fertilização, e adiciona plantas de alto consumo; - Adiciona Otocinclus. No final disto tudo, os greenspots devem começar a desaparecer, nessa altura o melhor será começares a fertilizar, mas sem CO2 o melhor é teres algum cuidado com a fetilização e quantidade escolhida. Boa sorte, DC
Recommended Posts