Recommended Posts

Publicado

Boas!
Eu tenho em casa um aquário de 30l parado,e entretanto comecei a ver peixes de agua doce mais na parte de agua quente e comecei a gostar muito.
O que queria saber era dentro de espécies parecidas com guppys, neons e bebados que peixes poderia inserir la e será sequer possível inserir la algum, visto que é um pouco pequeno mas como ele ta aqui parado e comecei a gostar de peixes, gostava de o montar,talvez depois aumente para um aquário maior como por exemplo 100l mas para agora gostava de montar este.
Outra pergunta era que eu tenho um filtro, bomba de ar,areão, 1 planta ou 2 não tenho bem a certeza e um aquecedor de 25w,mas não tenho nenhuma lâmpada,é mesmo necessário?
O filtro que tenho é interno,um Elite JetFlo 50,pelo que diz na caixa faz 300l/h. Seria necessário comprar um filtro externo?

Agradeço qualquer resposta
Cumps

Publicado:

Boas,

Por tópicos:

1 - Com um aqua de 30lt ainda dá para umas brincadeiras, apesar de não poder ser muitas, dado a pequena litragem, e a possibilidade de existirem picos de amónia e alterações repentinas dos parâmetros da água. Podes por uns guppys, bebados, rasboras, e como equipa de limpeza uns ottos ou corydoras.

2 - Essas plantas são de plástico? Se sim, não as uses, porque podem magoar os peixes e não trazem nada de útil quanto à sua utilização... Natural é sempre melhor ;)

3 - A iluminação artificial pode não ser precisa, depende é de onde colocas o aquário e se ele recebe iluminação natural. Mas com esta ocorrência, aumenta bastante a probabilidade de algas aparecerem no aquário...

4 - Esse filtro basta, até que tem 10xlt/h que a capacidade do aqua. Um filtro externo apenas se costuma recomendar para 50/60lt ou superior.

5 - Esse tipo de aquário normalmente usa-se para invertebrados resistentes (red cherrys, 'wilds', etc...). Não estarás interessado neles? ;D

Mais alguma dúvida, diz amigo!

cumps ,David

Publicado:

Sim as plantas são de plástico, estava a pensar em comprar uma anubia ana.

O aquário esta num local em que durante o dia apanha sol mas não são raios directos,á noite +/- a partir das 11h ate +/- 7h da manha é a escuridão total.Quanto aos red cherrys estive a ver e acho-os bonitos.Mas estava mais na ideia dos peixes :D será que há alguma possibilidade de meter 1 ou 2 red cherrys com uns guppys e 2 corydoras das que crescem menos por exemplo ou já esta muito superlotado?

Cumps

Publicado:

Boas paulo7,

Para uma anúbia nana não precisas de substrato, pois é uma planta em que não se enterra a raiz/rizoma... Normalmente ata-se com fio de pesca ou amarra-se de outra forma a troncos/pedras dentro do aquário.

Então em principio não haverá mal. Mas se quiseres, podes sempre ir aos chineses e comprar uma daquelas calhas t5 de 8W, que ilumina bem e custam 5€... E fazes um projecto DIY como eu fiz em tempos para um aquário de criação de bettas, que era essa calha e um tubo PVC serrado ao meio :)

Já que estás mais virado para o lado dos peixes, podes meter tipo 2 trios de guppies (2 machos, 4 femeas) e umas 4 corydoras (pois são de cardume)... Mais tarde quando arranjares um aqua maior, podes eventualmente aproveitar esse para invertebrados :)

cumps ,David

Publicado:

Obrigado pelas respostas!

Quanto a iluminação ainda terei de ver melhor.

Os peixes se calhar vou optar por esses, visto que gosto muito dos guppies. Depois se conseguir arranjar um aqua maior aproveito este para invertebrados,visto que também há alguns bem bonitos.

Cumps

Publicado:

É isso mesmo, vai actualizando essas ideias!

1º, estuda um pouco sobre o ciclo do azoto antes de começares a fazer qualquer coisa, e se vais querer mesmo mais plantas sem ser as anúbias e quais queres :)

cumps, David

Publicado: (editado)

Quanto ao ciclo do azoto já andei a estudar,era sobre isso que tinha outra duvida.Um primo meu tem um lago com kinguios e teve agora bebes,eles têm cerca de 3cm ou 4.Ele diz que não se importa de me emprestar um para ajudar na ciclagem. Será que irá ajudar ou fará ainda pior?Ou posso estar a matar o peixe devido ao aquário ser tão pequeno para um tipo de peixe como ele?

Já agora,que plantas me aconselham a por dentro do aquário?

Cumps

Editado por paulo7
Publicado:

Boas,

O lago é exterior não é? Não se aconselha porque é água fria e depois deve estar parada, podendo conter alguma coisa que não seja adequada para um aquário...

E o kinguio tem a tendência de ficar muito grande para esse aquário :)

Quanto a plantas, sem substrato apenas anubias, musgos, fetos de java...

Se meteres substrato, já tens bastante mais escolha :)

cumps ;David

Publicado:

Pois de facto nao estava muito interessado em meter substrato fertil devido a pouca litragem,nao queria tirar mais ainda.

Entao de facto e melhor nao utilizar o kinguio para ajudar na ciclagem.

Amanha ja vou procurar as plantas para por no aquario para ver se esta semana ja o meto a ciclar.

Cumps

Publicado:

Não é preciso ser fértil... Areão ou areia fina dá bem para plantas de fácil manutenção :)

Podes arranjar uns caracois (planorbis, physas, por exemplo), para ajudar na ciclagem... Mas depois corres o risco de virar praga se não controlares bem a situação.

cumps ,David

Publicado:

O substrato que vou por e areao,que tipo de plantas posso por com areao?eu estava a pensar por umas 2 anubias nana,feto de java e talvez mais 1 ou 2 mas nao sei bem quais.

Cumps

Publicado:

Valisnerias, cryptos, e outras de fácil manutenção... Talvez umas egerias, hygrophilas, rotalas, limnophilas... :)

cumps

Publicado:

Boas!

Estava a pensar pôr 1/2 anúbia nana,feto de java,1 rotala rotundifolia e 1 echinodorus barthii.O que acha?será demais?

Cumps

Publicado:

Sim, parece aceitável, mas apenas 1 pé de rotala por exemplo não dá para nada, tem que ser pelo menos uns 4-5, para ter algo :D

cumps, David

Publicado:

se quiseres tenho umas Cryptocoryne que é so' apanhar :) e talvez mais uns fetos de Java. ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!