Recommended Posts

Publicado

Boas. Decidi comprar um aquario usado, com todo o equipamento, pronto a funcionar. O aquario tem tambem cerca de 20 peixes, corys, escalares, etc, pois tem estado sempre em funcionamento. No entanto nao sei bem quais os procedimentos a seguir, quer a desmontar, quer depois a voltar a montar em minha casa.

Precisava que me ajudassem, dizendo-me quais os passos a dar, na limpeza do areao, troncos e coisas desse genero, e do proprio aquario, e filtro externo.

Nao tenho experiencia nisto, mas ouvi dizer que nestes casos se pode transportar tambem alguma quantidade de agua, pois ja esta ciclada (nao sei se é este o termo), é verdade? O aquario tem 150lt, que quantidade julgam necessario?

E qual a melhor forma de transportar os peixes? E cuidados a ter na sua introduçao?

Desculpem o interrogatorio, mas mais vale perguntar, do que cometer erros graves, que me podem sair caro.

Comentem por favor.

Cumprimentos.

Publicado: (editado)

Tenho procurado informações exactamente sobre situações idênticas... do feedback que tenho tido resume-se basicamente a conseguires aproveitar o máximo possível da água do aquário. Em garrafões, bindons como conseguires... se assim o fizeres basicamente precisas de desmontar, transportar, voltar a montar, colocar a água e os peixes.

A melhor forma de transportar os peixes depende muito de que tipo forem. Quando compramos nas lojas ou a alguém normalmente vêm nos sacos... também o podes fazer assim neste teu caso, podes é precisar de muitos sacos. Se tiveres um recipiente grande em plástico com tampa e se couberem lá todos melhor, uma caixa de plástico do IKEA por ex ou algo semelhante.

Quanto ao areão acho que convem lavares bem com água normal da torneira, penso que não faz mal... não sei se tens substrato fértil, mas esse quase de certeza que não o conseguirás aproveitar, ou sequer se é recomendado - já que vais voltar a montar tudo de novo mais vale colocares um novo que te dure e garante uma montagem durante algum tempo.

Quanto ao filtro, se tiver tudo ok com ele acho que nem vale a pena lavar nada! Aproveitas assim muito da cultura de bactérias que por lá já vive e que muito jeito te vai dar. Podes substituir algumas das matérias filtrantes caso já estejam muito gastas ou sujas, mas nem te aconselho a mudá-las todas, senão acontece-te o mesmo.

Quanto ao aquário é limpar com água, tenho lido também quem limpe com limão para as manchas de calcário, mas nada, mesmo nada de detergentes!

Vale o que vale a minha opinião uma vez que também não sou lá muito "batido" nestas andanças, mas acho que não disse nenhuma asneira... espera por mais comentários e opiniões :)

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Publicado:

Boas

O filtro deve ficar a trabalhar depois de mudáres o aquário,dentro da caixa onde se encontram

os peixes,enquanto tu limpas o áqua,e tbm o termoestato,quando chegar a altura de pores

os peixes no áqua,colocas o filtro,e o termoestato,por fim os peixitos.

Boa sorte,que tudo corra bem.

Cump: Álvaro Silva

Publicado:

Atenção ao tempo em que os peixes ficam dentro dos sacos.

Desmontra, tempo transporte tempo para a lavagem e montagem etc.

Eu deixaria o aquario com o layout montado com um pouco de agua

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!