Recommended Posts

Publicado (editado)

reparei que a lotus estava a começar a derreter julguei que se estivesse a ressentir da perda de luz (uma lâmpada fundiu) mas nem me lembrei de medir os parâmetros

Só hoje é que me lembrei de o fazer quando fiz vi isto: NO3 75MG/L NO2 0.5MG/L!!!de certeza que o metabolismo das plantas quebrou muito com a falta de luz

fiz tpa de cerca de cerca de 50L (1/4 da capacidade bruta do aquário) e penso suspender a fertilização (EI)

mais sugestões?

------------------------------------

Setup_

aquário 80*50*50 (200L brutos)

3 x HO 39W 10.000K (passou a 2x 39w com lâmpada fundida)
1 x 21W 4000K
Filtragem: Fluval 406 Segundo o fabricante tem um caudal 1450 l/h
CO2: Caseiro; 2 x 2L

28cº

fauna:

3 x Discus Pigeon Blood Red juvenis

8x Corydora Julli

2x Corydora albina

1x Plecostomus jovem (provisório)

2x Ancistrus cf cirrhosus

4 x Paracheirodon axelrodi (tetra cardinal) tamanho do cardume irá ser aumentado

3 x Hyphessobrycon herbertaxelrodi (neon negro)

Editado por Lima84
Publicado:

obrigado pela resposta, estou a repetir os testes, dentro de 15 minutos posto os novos resultados.

Publicado:

Boas,

A fauna suporta essa quantidade de nitratos em principio sem problemas, se fertilizas por Ei aconcelho-te a fazeres TPA's de 50% e não pares a fertilização será um passo para o aparecimento de algas ...

Controla os excesso com TPA's regulares se achares que a quantidade de nitratos na coluna de agua não se mantém a baixo de 50ppm pondera reduzir a dose de fertilização mas pelo que dizes não passa muito, por isso não reduzas por exemplo para metade, mas sim para 2 terços.

Quanto aos nitritos serão tóxicos e nesses valores devias testar a presença de amónia no aquário Após TPA devias de introduzir Seachem Prime para os eliminar rapidamente e Seachem Stability para aumentar a colonia de bacterias na coluna de agua e filtro.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Publicado:

Viva,

obrigado pela ajuda pronta.

os valores de no3 mantêm-se mais ou menos na mesma mas os nitritos parecerem ter caido mas pouco (parecem entre os 0.2 e 0.5)

Como tenho medo de prejudicar os discus estou mesmo a pensar cortar a fertilização para 2/3 como sugeriste e amanhã nova tpa, seachem prime em força.

Já agora, carvão activado ajudará?

Publicado: (editado)

O Prime ira eliminar os nitritos e amonia assim como metais pesados cloro e cloramina provenientes de agua da rede, não vejo necessidade de colocar carvão activo pois também te ira tirar da coluna de agua outros nutrientes que a flora necessita usaria para retirar medicação do aquario e para mais nada.

Para melhorar a filtragem nos meus aquários uso Purigen também da Seachem, com muitos bons resultados da um polimento a agua e ajuda a baixar os nitratos. Como já disse a utilização de Stability ira ajudar a aumentar a colónia de bacterias que irão ajudar a estabilizar esses valores...

Nuno Matos

Editado por Gordinni

Cumprimentos, Nuno Matos

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Publicado: (editado)

Quanto às bactérias eu transferi agora outro filtro para usar como complemento (um tetra tec 700 que uso de outro aquário).

Mas amanhã arranjo tanto o stability e o prime e actualizo a informação.

Mais uma vez um grande obrigado!

Editado por Lima84
Publicado:

Situação tratada:

Nitritos a 0

O segundo filtro fez toda a diferença! não chegou a ser preciso usar o prime e o stability mas ficam guardados e prontos se for preciso.

Daqui a pouco faço só uma limpeza ao filtro para garantir que as ceramicas não ficaram congestionadas.

Obrigado pela ajuda

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!